16233
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As ordens de Cluny e Cister

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As ordens de Cluny e Cister

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é entender o cotidiano dos monges a partir das ordens de Cluny e Cister.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula estimulando os alunos a partir das próprias vivências, pensando no espaço da escola:
- Como ele é?
- Quais regras organizam cada espaço dela?
- Que tipos de trabalhos são realizados lá?

Disponibilize as imagens dos mosteiros. Eles devem refletir:
- Assim como as escolas, estes espaços têm as próprias regras?
- Quais as semelhanças e diferenças entre os mosteiros representados nas imagens?
- Os monges de Cluny e de Cister seguiam as mesmas regras, mas eles tinham diferenças com relação ao trabalho no dia a dia. Qual deles faziam trabalhos mais manuais e qual se dedicava mais aos trabalhos intelectuais?

Problematização
Convide-os a conhecerem o cotidiano dos monges Cluny e Cister e traçarem comparações com o contexto escolar atual. Disponibilize aos alunos o documento que contém os trechos da Regra de São Bento e de um Regimento Escolar. Eles deverão fazer as leituras dos trechos e responder as questões propostas, seja no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Você pode adaptar o regimento escolar conforme seu Estado.

Sistematização
Oriente-os a chegarem a uma conclusão, considerando:
- Qual a semelhança e diferença entre o propósito de um mosteiro medieval e o de uma escola contemporânea?
- Quais são os aprendizados esperados dos monges medievais e dos alunos contemporâneos, a partir das imagens e regramentos estudados?

Os alunos poderão compor colaborativamente um mural virtual com gravuras, iluminuras medievais e fotografias atuais, acompanhadas de legendas que exponham as comparações entre os dois contextos. O Padlet pode ser utilizado para isso (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre os mosteiros medievais, recomenda-se:
- Os Mosteiros na Idade Média. YouTube, 19 dez. 2013. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
- FERNANDES, Cláudio. Mosteiros Medievais. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_18UND03

(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas