16232
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - O mosteiro e o monge: religião e cultura na Idade Média

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre O mosteiro e o monge: religião e cultura na Idade Média

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas do material da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Produção de conhecimento na Idade Média

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RRKWBf9HVXPNe5XrPUBshvrPy5Guf79ZnAWFqWXxAzf2tHUgwfaQJTG7sTcE/his6-18und02-producao-de-conhecimento-na-idade-media.pdf

Contexto - As diferentes funções dos monges

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8XyDPAVHJa3TjrPFTPAbRFVVH7EPcJWs6HcgPhFrTphee8t3etPGPv3x78b/his6-18und02-as-diferentes-funcoes-dos-monges.pdf

Problematização - Resolução Martinho de Braga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw9pZR92acUSXJkfsgSugB3gW9mKFvSPBNGsVBZaYUgAUjUceCH56qVHzs84/his6-18und02-resolucao-martinho-de-braga.pdf

Problematização - Resolução Elói

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMmjsMbfTWuwPJw4JgYaXmUpzAr7zDTxYbtJhfBwjYwgWVX8QhYCgKzRMC3S/his6-18und02-resolucao-santo-eloi.pdf

Problematização - Resolução conselhos de Martinho

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuZCgppDbMQpftrnNAqc6T8HDt9rmBEdnepPRx635nxbjMADBbPudJJFpdnR/his6-18und02-resolucao-conselhos-de-martinho.pdf

Problematização - Resolução Elói e seu objeto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uxXnDKg2DbZYPu3g5q4XMGgkSQEEYV3RJjEwW7cuZduU8y5aZE7ME9BQFPwQ/his6-18und02-resolucao-eloi-e-seu-objeto.pdf

Sistematização - Resolução iluminura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVeaATHeHxNFE4ksRmsBcd9Gccaq6dFEWMKzewuPTebx5TYpgjWsxFBcctNV/his18-und02-resolucao-iluminura.pdf

Para você saber mais:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm

Artigo sobre a vida monástica.

https://www.webartigos.com/artigos/educacao-na-idade-media/154447

Professor, neste link você encontrará um breve resumo sobre a evolução da educação na Idade Média.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Pequeno artigo acerca dos manuscritos medievais e iluminuras.

http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/m2.html

Artigo que aborda a vida de Martinho de Braga e algumas de suas obras.

http://www.arautos.org/secoes/servicos/santodia/Santo-Eloi-ou-Eligio-139955

Artigo que resume a vida de Santo Elói.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Fonte 1: https://www.wdl.org/pt/item/11629/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 2: https://www.wdl.org/pt/item/4390/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 3: https://www.wdl.org/pt/item/18193/#q=monge+medieval&qla=pt

Sugestões de iluminuras para que os alunos se inspirem em suas produções para o livro da atividade complementar

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o termo monge é importante esclarecer aos alunos que estes eram membros do clero que viviam em mosteiros (comunidade religiosa) e que geralmente obedecem algumas regras que controlam sua vida cotidiana. Uma das principais atividades de tais religiosos era o estudo e a cópia de livros
da Antiguidade.

Para você saber mais:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm

Artigo sobre a vida monástica

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a reportagem indicada no slide:

FRED DI GIACOMO, Robôs já escrevem notícias e podem mudar a cara do jornalismo, Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/newsgames/robos-ja-escrevem-noticias-e-podem-mudar-a-cara-do-jornalismo/>. Acesso em 19 de novembro de 2018.

Peça a um aluno que leia a notícia para a sala e, em seguida, inicie a discussão com os seguintes questionamentos:

- Vocês acreditam que as novas tecnologias (robôs, celulares, internet e computadores) são importantes para produzir e divulgar conhecimento (notícias e informações)?

- Quem tem acesso ao conhecimento hoje em dia (livros, notícias, internet etc)?

- É fácil ou difícil conseguir informações sobre algum assunto?

- Quais dispositivos eletrônicos vocês mais usam para fazer pesquisa ou se informar?

- Vocês conseguem citar outros meios de obter conhecimento que não estão ligados a tecnologia (livros, revistas, conversa com outras pessoas etc).

Esta imagem deve permanecer exposta para o próximo questionamento proposto na Contextualização.

Como adequar à sua realidade: A reportagem poderá ser projetada, impressa em preto e branco ou colorida. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na tecnologia que produz e divulga informações no mundo de hoje, tais como o celular, internet, televisão. Pergunte aos alunos se eles utilizam algum equipamento tecnológico para se informar e se eles acreditam que tais dispositivos auxiliam na divulgação de informações importantes. Peça para que deem exemplos de divulgação de alguma notícia relevante por meio da tecnologia.

Se o trabalho for desenvolvido em uma escola com acesso à internet e com alunos que possuam recursos tecnológicos, tais como tablets, notebooks ou celulares, o professor pode solicitar que os mesmos abram a reportagem completa em seus próprios dispositivos.

Imagem disponível em:

Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Baxter_(rob%C3%B4)#/media/File:Caught_Coding_(9690512888).jpg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RRKWBf9HVXPNe5XrPUBshvrPy5Guf79ZnAWFqWXxAzf2tHUgwfaQJTG7sTcE/his6-18und02-producao-de-conhecimento-na-idade-media.pdf).

Inicie a discussão do segundo slide com os seguintes questionamentos:

- O que o monge está fazendo? (Espera-se que os alunos digam “copiando” ou “escrevendo”, desta forma diga que tais religiosos eram chamados de monges copistas.)

- O local onde estes religiosos viviam (imagem do mosteiro) parecia permitir um grande contato com o mundo exterior? (Espera-se que os alunos se atentem para o fato de que o mosteiro parecia uma fortaleza, não mantendo muito contato com o mundo exterior. Caso os alunos não cheguem a esta resposta, incitá-los a analisar brevemente alguns elementos da foto, tais como a altura das paredes e a solidão do monge.)

-Vocês acreditam que na Idade Média demorava muito para as notícias ser divulgadas? Por quê? (Instigue os alunos a perceber que a produção de conhecimento bem como sua divulgação eram lentas devido ao trabalho manual dos monges e à complexidade de uma página de manuscrito com as iluminuras e caligrafia rebuscada.)

Após os questionamentos acerca da produção de conhecimento na Idade Média, estimule os alunos a comparar esta imagem com a anterior já analisada
no Contexto. Pergunte quais são as diferenças que eles observam entre o trabalho do monge e do robô. (É esperado que digam que o monge desenvolvia um trabalho manual que era lento, ao contrário do robô, que reduz o tempo de produção. Caso os alunos não cheguem a esta resposta questione quem eles acreditam que demoraria menos tempo para produzir uma iluminura.)

Oriente o debate para que os alunos possam entender também que a produção de conhecimento na Idade Média ficava restrita ao ambiente eclesiástico, diferentemente dos dias atuais, em que as informações circulam muito rapidamente graças à internet. Para alimentar a discussão e complementar o debate acerca das imagens do Contexto, lance os seguintes questionamentos:

- Sendo a maioria da população analfabeta no período medieval, vocês acreditam que as obras feitas pelos monges copistas atingiam as pessoas comuns?

E nos dias atuais, as informações podem atingir grande parte do mundo ou não?

- Com base na imagem do monge, respondam: como as informações e o conhecimento eram produzidos na Idade Média? (É esperado que os alunos respondam que o conhecimento na Idade Média era produzido pelos monges de forma manual. Caso os alunos não cheguem a esta resposta, reforçar a análise da imagem do monge, ressaltando a escrita manual e o fato de ser letrados.)

- De que forma as notícias são produzidas hoje em dia?

É esperado que ao término do debate os alunos identifiquem que o trabalho dos monges era manual e o fato da grande maioria da população ser analfabeta dificultava a divulgação do conhecimento.

Como adequar à sua realidade: O esquema poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na produção de conhecimento na Idade Média com base em algumas perguntas orientadas, tais como:

- Os monges moravam em mosteiros que eram comunidades religiosas. Vocês acreditam que eles saíam com frequência de lá?

- Vocês acham que pessoas comuns poderiam entrar nos mosteiros a qualquer hora e interagir com os monges?

- A maioria dos monges se dedicava a escrever livros novos de autoria própria ou copiar obras antigas. Vocês acham que toda a população medieval lia estas obras, sendo que a maioria trabalhava nos campos e tinha que sustentar suas famílias? Será que para as pessoas comuns a educação era tão importante como era para um monge?

Com base nestas questões, os alunos poderão ter um direcionamento sobre como era a produtividade dos monges nos monastérios e a relação dos mesmos com o povo e destes com a educação. O que deve ficar claro é que uma pequena parcela da população era letrada (monges) e o restante do povo não. Após estas questões, debata com a sala acerca das diferenças entre a produção de conhecimento na atualidade e na Idade Média utilizando das demais perguntas propostas nestas orientações.

Para você saber mais:

https://www.webartigos.com/artigos/educacao-na-idade-media/154447

Professor, neste link você encontrará um breve resumo sobre a evolução da educação na Idade Média.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Pequeno artigo acerca dos manuscritos medievais e iluminuras.

Imagens disponíveis em:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Walter_of_Newburgh.jpg. Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Pond5. Disponível em: https://www.pond5.com/pt/photo/45123314/naples-cloisters-san-martino.html.Acesso em: 11 de novembro de 2018.

Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Manuscript#/media/File:Codex_Bruchsal_1_68r.jpg. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o esquema acima (Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8XyDPAVHJa3TjrPFTPAbRFVVH7EPcJWs6HcgPhFrTphee8t3etPGPv3x78b/his6-18und02-as-diferentes-funcoes-dos-monges.pdf).

O objetivo neste momento é fazer com que os alunos percebam que os monges medievais produziram cultura não apenas por meio da atividade da cópia e feitura de obras literárias, mas por outros meios. Embora a produção dos copistas seja a mais importante quando se trata dos monges medievais, é importante enfocar nas outras funções desempenhadas por estes religiosos a fim de ampliar a visão dos alunos.

Pergunte aos alunos o que eles acham que significa a primeira, a segunda e a terceira imagens. Oriente a discussão para que os estudantes notem a atuação dos monges nas três situações expostas e que acontecem dentro e fora dos mosteiros. No primeiro caso, trata-se de um desenho para estudo das veias do corpo humano feito por um monge copista que provavelmente foi produzido dentro do mosteiro. Como os alunos viram no slide anterior a imagem de um monge copiando, é esperado que associem este desenho ao trabalho efetuado pelo monge, caso isto não aconteça pergunte aos alunos quem eles acham que teria feito o desenho (pessoa comum ou monge copista?).

Analise as outras duas imagens, nas quais o papel do monge fica explícito como conselheiro do rei e inventor. No primeiro caso (conselheiro real), pergunte aos alunos quem é o rei e quem é o monge na imagem, posteriormente instigue-os a refletir por meio da imagem como era a relação destas duas figuras. Faça com que os alunos atentem para a proximidade das mãos que quase se tocam, o que demonstra afeto e confiança. Com relação à imagem do monge inventor pergunte aos alunos o que eles acreditam que o monge estaria fazendo na imagem (medindo um objeto). Espera-se que com estas imagens os alunos percebam os trabalhos que os monges poderiam realizar fora dos mosteiros, o que mostra uma diversificação não só nas atividades desenvolvidas pelos monges, mas os diferentes espaços sociais onde estes religiosos poderiam atuar.

Como adequar à sua realidade: O esquema poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar em outros papéis que os monges possuíam na sociedade, contribuindo para a produção de cultura em diversos contextos. Utilize as perguntas abaixo para o encaminhamento da discussão:

-Vocês acreditam que a atividade de leitura e escrita era a única a qual o monge se dedicava?

-Vocês acham que é possível que eles estivessem envolvidos na medicina do mosteiro? Em qual situação isso aconteceria? (Neste momento é provável que os alunos respondam positivamente ressaltando que um monge poderia auxiliar outro que estivesse doente por meio da utilização de ervas ou estudos relacionados a medicina.)

-Será que os monges só mantinham contato com outros monges? Você acredita que eles poderiam se relacionar com pessoas importantes da época, como um rei, por exemplo? E por quais motivos os monges auxiliariam os reis? (Os alunos podem apresentar maior dificuldade para pensar nesta questão. Desta forma, faça-os pensar que os monges poderiam aconselhar os reis em algumas situações como nos assuntos religiosos do reino, por exemplo.)

Imagens disponíveis em:

Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Medieval_medicine_of_Western_Europe#/media/File:13th_century_anatomical_illustration_-_sharp.jpg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Martin+of+braga&title=Special%3ASearch&profile=default&fulltext=1#/media/File:Miro,_Suevic_king_of_Galicia,_and_Martin_of_Braga.png. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Richard_of_Wallingford.jpg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para a otimização do tempo e a organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem duplas.

- Vocês receberão um trecho de uma biografia e uma imagem para analisar.

- Com base na análise da biografia e da imagem, respondam as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 12 minutos.

Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala.
É recomendado que a atividade seja feita em duplas para que os alunos possam se concentrar melhor em cada etapa do trabalho. Procure diversificar a distribuição das biografias pela quantidade de grupos formados na sala.

Circule pelas duplas para esclarecer possíveis dúvidas e questionar os estudantes sobre alguma informação que julgar pertinente na análise dos documentos (nos links abaixo, elencamos algumas questões que poderão ser feitas as duplas ao longo este momento). Durante o estudo da biografia e de imagens é importante reforçar com cada um dos grupos que os monges medievais exerceram funções de destaque na sociedade, seja no âmbito artístico ou político. Espera-se que os alunos compreendam que estes religiosos contribuíram para a produção de conhecimento de diferentes formas, não restringindo-se apenas à atividade copista que os deixava enclausurados nos mosteiros, mas que eram figuras atuantes na sociedade.

Martinho de Braga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw9pZR92acUSXJkfsgSugB3gW9mKFvSPBNGsVBZaYUgAUjUceCH56qVHzs84/his6-18und02-resolucao-martinho-de-braga.pdf

Questões:

1) Além de monge, Martinho de Braga exerceu outro papel na Galiza. Que papel era este?

2) Na visão de Martinho, o que era preciso para que um rei governasse bem?

3) Um dos conselhos que Martinho dava era que o rei Miro tinha uma missão. Caso ele a cumprisse, qual seria o benefício alcançado?

Elói

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMmjsMbfTWuwPJw4JgYaXmUpzAr7zDTxYbtJhfBwjYwgWVX8QhYCgKzRMC3S/his6-18und02-resolucao-santo-eloi.pdf

Questões:

1) Elói era um monge, mas também dedicava-se a outra atividade. Que atividade era esta? Vocês acreditam que o trabalho de Elói era importante?

2) O monge Elói ficava apenas dentro do mosteiro para realizar seu trabalho?

3) Você acha que o trabalho do monge Elói era complicado?

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso, contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Para você saber mais:

http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/m2.html

Artigo que aborda a vida de Martinho de Braga e algumas de suas obras

http://www.arautos.org/secoes/servicos/santodia/Santo-Eloi-ou-Eligio-139955

Artigo que resume a vida de Santo Elói.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os 12 minutos iniciais da Problematização, projete, imprima ou escreva no quadro as novas instruções. Após o término da primeira etapa da problematização faça uma leitura compartilhada das novas instruções com a sala. Informe aos estudantes que esta etapa tem a duração de 8 minutos.

Depois, entregue para as duplas a folha com a imagem e questão para ser resolvida. Documento disponível em:

Resolução conselhos de Martinho:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuZCgppDbMQpftrnNAqc6T8HDt9rmBEdnepPRx635nxbjMADBbPudJJFpdnR/his6-18und02-resolucao-conselhos-de-martinho.pdf

Resolução Elói e seu objeto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uxXnDKg2DbZYPu3g5q4XMGgkSQEEYV3RJjEwW7cuZduU8y5aZE7ME9BQFPwQ/his6-18und02-resolucao-eloi-e-seu-objeto.pdf

Circule pelas duplas para verificar a construção das respostas. Quando as primeiras duplas forem terminando peça que eles compartilhem o que foi escrito com os demais. Para orientar esta troca de respostas, pergunte primeiramente qual religioso eles analisaram e, posteriormente, qual a semelhança existente entre aquilo que produziram e o que os monges em questão fizeram. Atenção: não pergunte aos alunos quais foram os conselhos dados por eles ou como pensaram o túmulo para o bispo, apenas se existem semelhanças entre o que produziram e a obra real. O compartilhamento dos conselhos ou do projeto de túmulo será feito na Sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta atividade o objetivo é fazer com que os alunos produzam sua própria página de manuscrito baseados na biografia do monge que foi analisada por cada grupo nas etapas da Problematização. Espera-se que com esta atividade prática os alunos compreendam e reflitam sobre o processo de produção do conhecimento nos moldes medievais, diferentemente do que estão acostumados na atualidade, em que recebem as notícias e o conhecimento por diferentes vias e de forma muito rápida graças à tecnologia. Desta forma, os alunos viverão uma experiência de produção e divulgação do conhecimento inversa daquela a que estão acostumados.

Projete, imprima ou escreva no quadro os comandos acima. Faça uma leitura compartilhada com a sala. É importante deixar claro todos os comandos, principalmente com relação ao tempo. Os alunos terão apenas 10 minutos para realizar as duas atividades propostas.

Distribua uma cópia do material da Sistematização para cada grupo (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVeaATHeHxNFE4ksRmsBcd9Gccaq6dFEWMKzewuPTebx5TYpgjWsxFBcctNV/his18-und02-resolucao-iluminura.pdf).

Circule pelos grupos durante a atividade e peça para que alguns leiam os conselhos que foram dados ao rei Miro ou como pensaram o túmulo para o bispo falecido. Desta forma, os grupos poderão compartilhar suas criações.

Sugestão complementar para finalização da atividade: Pensando em uma atividade complementar para ser desenvolvida em outra aula, os alunos poderão transformar suas páginas de manuscrito em dois livros: um livro com os conselhos de Martinho e o outro com as ideias de projeto do monge Elói. Para a confecção do mesmo, deve-se encadernar as páginas de manuscrito e criar uma capa com o nome dos monges, um desenho dos mesmos ou de alguma criação deles etc (a capa poderá ser confeccionada pelos próprios alunos). Nas primeiras páginas seria interessante que os alunos pesquisassem e escrevessem fatos acerca da biografia dos religiosos (no “Para você saber mais” do slide da problematização estão linkados dois sites que resumem os fatos biográficos da vida destes dois clérigos) e, posteriormente, inserir as páginas de manuscrito produzidas neste plano.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Fonte 1: https://www.wdl.org/pt/item/11629/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 2: https://www.wdl.org/pt/item/4390/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 3: https://www.wdl.org/pt/item/18193/#q=monge+medieval&qla=pt

Sugestões de iluminuras para que os alunos se inspirem em suas produções para o livro da atividade complementar

Para

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas do material da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Produção de conhecimento na Idade Média

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RRKWBf9HVXPNe5XrPUBshvrPy5Guf79ZnAWFqWXxAzf2tHUgwfaQJTG7sTcE/his6-18und02-producao-de-conhecimento-na-idade-media.pdf

Contexto - As diferentes funções dos monges

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8XyDPAVHJa3TjrPFTPAbRFVVH7EPcJWs6HcgPhFrTphee8t3etPGPv3x78b/his6-18und02-as-diferentes-funcoes-dos-monges.pdf

Problematização - Resolução Martinho de Braga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw9pZR92acUSXJkfsgSugB3gW9mKFvSPBNGsVBZaYUgAUjUceCH56qVHzs84/his6-18und02-resolucao-martinho-de-braga.pdf

Problematização - Resolução Elói

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMmjsMbfTWuwPJw4JgYaXmUpzAr7zDTxYbtJhfBwjYwgWVX8QhYCgKzRMC3S/his6-18und02-resolucao-santo-eloi.pdf

Problematização - Resolução conselhos de Martinho

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuZCgppDbMQpftrnNAqc6T8HDt9rmBEdnepPRx635nxbjMADBbPudJJFpdnR/his6-18und02-resolucao-conselhos-de-martinho.pdf

Problematização - Resolução Elói e seu objeto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uxXnDKg2DbZYPu3g5q4XMGgkSQEEYV3RJjEwW7cuZduU8y5aZE7ME9BQFPwQ/his6-18und02-resolucao-eloi-e-seu-objeto.pdf

Sistematização - Resolução iluminura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVeaATHeHxNFE4ksRmsBcd9Gccaq6dFEWMKzewuPTebx5TYpgjWsxFBcctNV/his18-und02-resolucao-iluminura.pdf

Para você saber mais:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm

Artigo sobre a vida monástica.

https://www.webartigos.com/artigos/educacao-na-idade-media/154447

Professor, neste link você encontrará um breve resumo sobre a evolução da educação na Idade Média.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Pequeno artigo acerca dos manuscritos medievais e iluminuras.

http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/m2.html

Artigo que aborda a vida de Martinho de Braga e algumas de suas obras.

http://www.arautos.org/secoes/servicos/santodia/Santo-Eloi-ou-Eligio-139955

Artigo que resume a vida de Santo Elói.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Fonte 1: https://www.wdl.org/pt/item/11629/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 2: https://www.wdl.org/pt/item/4390/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 3: https://www.wdl.org/pt/item/18193/#q=monge+medieval&qla=pt

Sugestões de iluminuras para que os alunos se inspirem em suas produções para o livro da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o termo monge é importante esclarecer aos alunos que estes eram membros do clero que viviam em mosteiros (comunidade religiosa) e que geralmente obedecem algumas regras que controlam sua vida cotidiana. Uma das principais atividades de tais religiosos era o estudo e a cópia de livros
da Antiguidade.

Para você saber mais:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/mosteiros-medievais.htm

Artigo sobre a vida monástica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a reportagem indicada no slide:

FRED DI GIACOMO, Robôs já escrevem notícias e podem mudar a cara do jornalismo, Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/newsgames/robos-ja-escrevem-noticias-e-podem-mudar-a-cara-do-jornalismo/>. Acesso em 19 de novembro de 2018.

Peça a um aluno que leia a notícia para a sala e, em seguida, inicie a discussão com os seguintes questionamentos:

- Vocês acreditam que as novas tecnologias (robôs, celulares, internet e computadores) são importantes para produzir e divulgar conhecimento (notícias e informações)?

- Quem tem acesso ao conhecimento hoje em dia (livros, notícias, internet etc)?

- É fácil ou difícil conseguir informações sobre algum assunto?

- Quais dispositivos eletrônicos vocês mais usam para fazer pesquisa ou se informar?

- Vocês conseguem citar outros meios de obter conhecimento que não estão ligados a tecnologia (livros, revistas, conversa com outras pessoas etc).

Esta imagem deve permanecer exposta para o próximo questionamento proposto na Contextualização.

Como adequar à sua realidade: A reportagem poderá ser projetada, impressa em preto e branco ou colorida. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na tecnologia que produz e divulga informações no mundo de hoje, tais como o celular, internet, televisão. Pergunte aos alunos se eles utilizam algum equipamento tecnológico para se informar e se eles acreditam que tais dispositivos auxiliam na divulgação de informações importantes. Peça para que deem exemplos de divulgação de alguma notícia relevante por meio da tecnologia.

Se o trabalho for desenvolvido em uma escola com acesso à internet e com alunos que possuam recursos tecnológicos, tais como tablets, notebooks ou celulares, o professor pode solicitar que os mesmos abram a reportagem completa em seus próprios dispositivos.

Imagem disponível em:

Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Baxter_(rob%C3%B4)#/media/File:Caught_Coding_(9690512888).jpg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RRKWBf9HVXPNe5XrPUBshvrPy5Guf79ZnAWFqWXxAzf2tHUgwfaQJTG7sTcE/his6-18und02-producao-de-conhecimento-na-idade-media.pdf).

Inicie a discussão do segundo slide com os seguintes questionamentos:

- O que o monge está fazendo? (Espera-se que os alunos digam “copiando” ou “escrevendo”, desta forma diga que tais religiosos eram chamados de monges copistas.)

- O local onde estes religiosos viviam (imagem do mosteiro) parecia permitir um grande contato com o mundo exterior? (Espera-se que os alunos se atentem para o fato de que o mosteiro parecia uma fortaleza, não mantendo muito contato com o mundo exterior. Caso os alunos não cheguem a esta resposta, incitá-los a analisar brevemente alguns elementos da foto, tais como a altura das paredes e a solidão do monge.)

-Vocês acreditam que na Idade Média demorava muito para as notícias ser divulgadas? Por quê? (Instigue os alunos a perceber que a produção de conhecimento bem como sua divulgação eram lentas devido ao trabalho manual dos monges e à complexidade de uma página de manuscrito com as iluminuras e caligrafia rebuscada.)

Após os questionamentos acerca da produção de conhecimento na Idade Média, estimule os alunos a comparar esta imagem com a anterior já analisada
no Contexto. Pergunte quais são as diferenças que eles observam entre o trabalho do monge e do robô. (É esperado que digam que o monge desenvolvia um trabalho manual que era lento, ao contrário do robô, que reduz o tempo de produção. Caso os alunos não cheguem a esta resposta questione quem eles acreditam que demoraria menos tempo para produzir uma iluminura.)

Oriente o debate para que os alunos possam entender também que a produção de conhecimento na Idade Média ficava restrita ao ambiente eclesiástico, diferentemente dos dias atuais, em que as informações circulam muito rapidamente graças à internet. Para alimentar a discussão e complementar o debate acerca das imagens do Contexto, lance os seguintes questionamentos:

- Sendo a maioria da população analfabeta no período medieval, vocês acreditam que as obras feitas pelos monges copistas atingiam as pessoas comuns?

E nos dias atuais, as informações podem atingir grande parte do mundo ou não?

- Com base na imagem do monge, respondam: como as informações e o conhecimento eram produzidos na Idade Média? (É esperado que os alunos respondam que o conhecimento na Idade Média era produzido pelos monges de forma manual. Caso os alunos não cheguem a esta resposta, reforçar a análise da imagem do monge, ressaltando a escrita manual e o fato de ser letrados.)

- De que forma as notícias são produzidas hoje em dia?

É esperado que ao término do debate os alunos identifiquem que o trabalho dos monges era manual e o fato da grande maioria da população ser analfabeta dificultava a divulgação do conhecimento.

Como adequar à sua realidade: O esquema poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na produção de conhecimento na Idade Média com base em algumas perguntas orientadas, tais como:

- Os monges moravam em mosteiros que eram comunidades religiosas. Vocês acreditam que eles saíam com frequência de lá?

- Vocês acham que pessoas comuns poderiam entrar nos mosteiros a qualquer hora e interagir com os monges?

- A maioria dos monges se dedicava a escrever livros novos de autoria própria ou copiar obras antigas. Vocês acham que toda a população medieval lia estas obras, sendo que a maioria trabalhava nos campos e tinha que sustentar suas famílias? Será que para as pessoas comuns a educação era tão importante como era para um monge?

Com base nestas questões, os alunos poderão ter um direcionamento sobre como era a produtividade dos monges nos monastérios e a relação dos mesmos com o povo e destes com a educação. O que deve ficar claro é que uma pequena parcela da população era letrada (monges) e o restante do povo não. Após estas questões, debata com a sala acerca das diferenças entre a produção de conhecimento na atualidade e na Idade Média utilizando das demais perguntas propostas nestas orientações.

Para você saber mais:

https://www.webartigos.com/artigos/educacao-na-idade-media/154447

Professor, neste link você encontrará um breve resumo sobre a evolução da educação na Idade Média.

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminuras-medievais/

Pequeno artigo acerca dos manuscritos medievais e iluminuras.

Imagens disponíveis em:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Walter_of_Newburgh.jpg. Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Pond5. Disponível em: https://www.pond5.com/pt/photo/45123314/naples-cloisters-san-martino.html.Acesso em: 11 de novembro de 2018.

Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Manuscript#/media/File:Codex_Bruchsal_1_68r.jpg. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o esquema acima (Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r8XyDPAVHJa3TjrPFTPAbRFVVH7EPcJWs6HcgPhFrTphee8t3etPGPv3x78b/his6-18und02-as-diferentes-funcoes-dos-monges.pdf).

O objetivo neste momento é fazer com que os alunos percebam que os monges medievais produziram cultura não apenas por meio da atividade da cópia e feitura de obras literárias, mas por outros meios. Embora a produção dos copistas seja a mais importante quando se trata dos monges medievais, é importante enfocar nas outras funções desempenhadas por estes religiosos a fim de ampliar a visão dos alunos.

Pergunte aos alunos o que eles acham que significa a primeira, a segunda e a terceira imagens. Oriente a discussão para que os estudantes notem a atuação dos monges nas três situações expostas e que acontecem dentro e fora dos mosteiros. No primeiro caso, trata-se de um desenho para estudo das veias do corpo humano feito por um monge copista que provavelmente foi produzido dentro do mosteiro. Como os alunos viram no slide anterior a imagem de um monge copiando, é esperado que associem este desenho ao trabalho efetuado pelo monge, caso isto não aconteça pergunte aos alunos quem eles acham que teria feito o desenho (pessoa comum ou monge copista?).

Analise as outras duas imagens, nas quais o papel do monge fica explícito como conselheiro do rei e inventor. No primeiro caso (conselheiro real), pergunte aos alunos quem é o rei e quem é o monge na imagem, posteriormente instigue-os a refletir por meio da imagem como era a relação destas duas figuras. Faça com que os alunos atentem para a proximidade das mãos que quase se tocam, o que demonstra afeto e confiança. Com relação à imagem do monge inventor pergunte aos alunos o que eles acreditam que o monge estaria fazendo na imagem (medindo um objeto). Espera-se que com estas imagens os alunos percebam os trabalhos que os monges poderiam realizar fora dos mosteiros, o que mostra uma diversificação não só nas atividades desenvolvidas pelos monges, mas os diferentes espaços sociais onde estes religiosos poderiam atuar.

Como adequar à sua realidade: O esquema poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar em outros papéis que os monges possuíam na sociedade, contribuindo para a produção de cultura em diversos contextos. Utilize as perguntas abaixo para o encaminhamento da discussão:

-Vocês acreditam que a atividade de leitura e escrita era a única a qual o monge se dedicava?

-Vocês acham que é possível que eles estivessem envolvidos na medicina do mosteiro? Em qual situação isso aconteceria? (Neste momento é provável que os alunos respondam positivamente ressaltando que um monge poderia auxiliar outro que estivesse doente por meio da utilização de ervas ou estudos relacionados a medicina.)

-Será que os monges só mantinham contato com outros monges? Você acredita que eles poderiam se relacionar com pessoas importantes da época, como um rei, por exemplo? E por quais motivos os monges auxiliariam os reis? (Os alunos podem apresentar maior dificuldade para pensar nesta questão. Desta forma, faça-os pensar que os monges poderiam aconselhar os reis em algumas situações como nos assuntos religiosos do reino, por exemplo.)

Imagens disponíveis em:

Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Medieval_medicine_of_Western_Europe#/media/File:13th_century_anatomical_illustration_-_sharp.jpg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Martin+of+braga&title=Special%3ASearch&profile=default&fulltext=1#/media/File:Miro,_Suevic_king_of_Galicia,_and_Martin_of_Braga.png. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Richard_of_Wallingford.jpg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para a otimização do tempo e a organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem duplas.

- Vocês receberão um trecho de uma biografia e uma imagem para analisar.

- Com base na análise da biografia e da imagem, respondam as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 12 minutos.

Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala.
É recomendado que a atividade seja feita em duplas para que os alunos possam se concentrar melhor em cada etapa do trabalho. Procure diversificar a distribuição das biografias pela quantidade de grupos formados na sala.

Circule pelas duplas para esclarecer possíveis dúvidas e questionar os estudantes sobre alguma informação que julgar pertinente na análise dos documentos (nos links abaixo, elencamos algumas questões que poderão ser feitas as duplas ao longo este momento). Durante o estudo da biografia e de imagens é importante reforçar com cada um dos grupos que os monges medievais exerceram funções de destaque na sociedade, seja no âmbito artístico ou político. Espera-se que os alunos compreendam que estes religiosos contribuíram para a produção de conhecimento de diferentes formas, não restringindo-se apenas à atividade copista que os deixava enclausurados nos mosteiros, mas que eram figuras atuantes na sociedade.

Martinho de Braga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw9pZR92acUSXJkfsgSugB3gW9mKFvSPBNGsVBZaYUgAUjUceCH56qVHzs84/his6-18und02-resolucao-martinho-de-braga.pdf

Questões:

1) Além de monge, Martinho de Braga exerceu outro papel na Galiza. Que papel era este?

2) Na visão de Martinho, o que era preciso para que um rei governasse bem?

3) Um dos conselhos que Martinho dava era que o rei Miro tinha uma missão. Caso ele a cumprisse, qual seria o benefício alcançado?

Elói

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wMmjsMbfTWuwPJw4JgYaXmUpzAr7zDTxYbtJhfBwjYwgWVX8QhYCgKzRMC3S/his6-18und02-resolucao-santo-eloi.pdf

Questões:

1) Elói era um monge, mas também dedicava-se a outra atividade. Que atividade era esta? Vocês acreditam que o trabalho de Elói era importante?

2) O monge Elói ficava apenas dentro do mosteiro para realizar seu trabalho?

3) Você acha que o trabalho do monge Elói era complicado?

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso, contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Para você saber mais:

http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/m2.html

Artigo que aborda a vida de Martinho de Braga e algumas de suas obras

http://www.arautos.org/secoes/servicos/santodia/Santo-Eloi-ou-Eligio-139955

Artigo que resume a vida de Santo Elói.

Slide Plano Aula

Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os 12 minutos iniciais da Problematização, projete, imprima ou escreva no quadro as novas instruções. Após o término da primeira etapa da problematização faça uma leitura compartilhada das novas instruções com a sala. Informe aos estudantes que esta etapa tem a duração de 8 minutos.

Depois, entregue para as duplas a folha com a imagem e questão para ser resolvida. Documento disponível em:

Resolução conselhos de Martinho:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XuZCgppDbMQpftrnNAqc6T8HDt9rmBEdnepPRx635nxbjMADBbPudJJFpdnR/his6-18und02-resolucao-conselhos-de-martinho.pdf

Resolução Elói e seu objeto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uxXnDKg2DbZYPu3g5q4XMGgkSQEEYV3RJjEwW7cuZduU8y5aZE7ME9BQFPwQ/his6-18und02-resolucao-eloi-e-seu-objeto.pdf

Circule pelas duplas para verificar a construção das respostas. Quando as primeiras duplas forem terminando peça que eles compartilhem o que foi escrito com os demais. Para orientar esta troca de respostas, pergunte primeiramente qual religioso eles analisaram e, posteriormente, qual a semelhança existente entre aquilo que produziram e o que os monges em questão fizeram. Atenção: não pergunte aos alunos quais foram os conselhos dados por eles ou como pensaram o túmulo para o bispo, apenas se existem semelhanças entre o que produziram e a obra real. O compartilhamento dos conselhos ou do projeto de túmulo será feito na Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta atividade o objetivo é fazer com que os alunos produzam sua própria página de manuscrito baseados na biografia do monge que foi analisada por cada grupo nas etapas da Problematização. Espera-se que com esta atividade prática os alunos compreendam e reflitam sobre o processo de produção do conhecimento nos moldes medievais, diferentemente do que estão acostumados na atualidade, em que recebem as notícias e o conhecimento por diferentes vias e de forma muito rápida graças à tecnologia. Desta forma, os alunos viverão uma experiência de produção e divulgação do conhecimento inversa daquela a que estão acostumados.

Projete, imprima ou escreva no quadro os comandos acima. Faça uma leitura compartilhada com a sala. É importante deixar claro todos os comandos, principalmente com relação ao tempo. Os alunos terão apenas 10 minutos para realizar as duas atividades propostas.

Distribua uma cópia do material da Sistematização para cada grupo (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVeaATHeHxNFE4ksRmsBcd9Gccaq6dFEWMKzewuPTebx5TYpgjWsxFBcctNV/his18-und02-resolucao-iluminura.pdf).

Circule pelos grupos durante a atividade e peça para que alguns leiam os conselhos que foram dados ao rei Miro ou como pensaram o túmulo para o bispo falecido. Desta forma, os grupos poderão compartilhar suas criações.

Sugestão complementar para finalização da atividade: Pensando em uma atividade complementar para ser desenvolvida em outra aula, os alunos poderão transformar suas páginas de manuscrito em dois livros: um livro com os conselhos de Martinho e o outro com as ideias de projeto do monge Elói. Para a confecção do mesmo, deve-se encadernar as páginas de manuscrito e criar uma capa com o nome dos monges, um desenho dos mesmos ou de alguma criação deles etc (a capa poderá ser confeccionada pelos próprios alunos). Nas primeiras páginas seria interessante que os alunos pesquisassem e escrevessem fatos acerca da biografia dos religiosos (no “Para você saber mais” do slide da problematização estão linkados dois sites que resumem os fatos biográficos da vida destes dois clérigos) e, posteriormente, inserir as páginas de manuscrito produzidas neste plano.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Fonte 1: https://www.wdl.org/pt/item/11629/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 2: https://www.wdl.org/pt/item/4390/#q=monge+medieval&qla=pt

Fonte 3: https://www.wdl.org/pt/item/18193/#q=monge+medieval&qla=pt

Sugestões de iluminuras para que os alunos se inspirem em suas produções para o livro da atividade complementar

Para

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano