16231
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Igreja e cultura na Idade Média

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Igreja e cultura na Idade Média

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet, Editor de foto do celular, Canva.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a importância da Igreja Católica na produção de conhecimento ao longo do medievo.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula estimulando os alunos a pensarem sobre as influências religiosas católicas que vemos no dia a dia, independentemente de crenças particulares. Disponibilize o infográfico e proponha que reflitam:
- Em nosso dia a dia, é comum ver referências à Igreja Católica, como santos, rosário, bíblias, igrejas e expressões religiosas, como “Jesus!”?
- Você sabe a função destes religiosos? É comum ver referências a eles hoje?

Para promover a interação entre a turma, organizem, se possível, uma enquete no Mentimeter com quais expressões religiosas eles mais escutam no dia a dia (veja como usar aqui - ative a tradução da página).

Problematização
Convide-os a refletirem sobre a influência da Igreja Católica em outros aspectos cotidianos. Disponibilize aos alunos as imagens e trecho de texto do documento. Oriente-os a realizarem uma observação e leitura atentas, identificando quem são os personagens retratados e suas funções. A partir disso, deverão preencher o modelo de mapa conceitual, que pode ser feito no caderno ou em murais virtuais colaborativos, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).

Sistematização
Oriente-os a relembrarem sobre a estrutura da sociedade medieval. Para ajudá-los, disponibilize: imagem de uma pirâmide social feudal. Com base nos aprendizados da aula, devem elaborar um possível diálogo, contando porque cabia aos religiosos católicos, e não aos nobres ou camponeses, o trabalho de cópia manual dos livros. Dê opções de como realizá-lo: desenho e escrita manual, inserção de balões de fala ou produção de meme a partir da própria imagem (podem ser feitas com os Editores de foto dos celulares ou usando o Canva - veja como: aqui ou aqui) ou com gravações de áudios ou vídeos.

Convite às famílias
Conheçam sobre outros aspectos da cultura medieval, assistindo juntos ao interessante vídeo educativo: Cultura na Idade Média. Tempo de Estudar História - YouTube. 26 mar. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_18UND01

(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas