16229
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Características dos povos germânicos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Características dos povos germânicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é reconhecer as características dos povos chamados de bárbaros pelos romanos.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem do slide 1. Eles devem refletir:
- Você gosta de se olhar no espelho? Por que?
- O que significa se enxergar?
- Será que a forma como nos vemos no espelho é a mesma que outras pessoas nos enxergam?
- Você já ouviu uma opinião de alguém sobre você que te surpreendeu?

Oriente os alunos a organizarem, em casa ou via trocas de mensagens com os colegas, uma brincadeira. Eles devem anotar algumas das proprias características e, depois de guardá-las, pedir que outras pessoas lhe respondam a pergunta:
- Me conte quais são minhas características positivas e negativas.

Assim eles irão perceber a visão de si e a do outro sobre si, e avaliar o que acham disso.

Problematização
Programe-se para dois momentos de realização desta etapa. Para o primeiro, disponibilize o documento com as denominações das características dos povos germânicos e os outros 3 documentos com os trechos de texto. Oriente que devem fazer as correspondências das nomeações com o trechos.

Para promover a interação nesta etapa, você pode criar um mural no Padlet com posts contendo cada trecho (copie e cole-os apenas) e solicitar que os alunos acessem e postem nos comentários as respostas quanto às denominações deles (veja como usar o Padlet aqui).

Para a 2a etapa da Problematização, disponibilize as pinturas das Batalhas e do Saque a Roma. ELes devem observá-las e analisar:
- Quais características estudadas sobre os povos germânicos podem ser identificadas nessas imagens?
- Quais características parecem estar “diferentes” do que foi estudado?
- Por que vocês acham que isso acontece?

Sistematização
Disponibilize o meme sobre Educação e proponha que, considerando ele e o aprendizado da aula, elaborem uma conclusão:
- A forma como olhamos para outra pessoa ou grupo pode mudar a visão que construímos sobre ela? Por que?

Eles devem compartilhar as percepções com a turma, seja por meio de trocas de mensagens no Whatsapp, enquete via Mentimeter (veja como usá-la aqui - ative a tradução) ou participação em videoconferência.

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito das migrações germânicas, denominadas por romanos como “invasões bárbaras”, assistam ao vídeo educativo:
- Migrações Germânicas. Clio: História e Literatura, 06/07/2018. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_14UND03

(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas