16228
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Invasões ao Império Romano

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Invasões ao Império Romano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Movavi.

Contexto
O objetivo desta aula é entender como foram as relações entre os romanos e os povos imigrantes a quem chamavam de bárbaros.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem do slide 1 e 2. Os alunos devem refletir e registrar brevemente no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Como os nordestinos são retratados no pelo Meme 1?
- Qual mensagem o meme 2 propõe como resposta a ofensas dirigidas aos nordestinos?
- Como uma pessoa se sente ao ser vítima de preconceito? Quais as possíveis reações e consequências para a sua vida?

É interessante que organizem, se possível, uma enquete a respeito das atitudes preconceituosas frente a diversas populações, como a nordestina: “você já presenciou?” “preconceito é crime?”. Isso pode ser feito de forma colaborativa por meio do Mentimeter (como usá-lo aqui - ative a tradução).

Problematização
Esta etapa conta com três momentos de análise documental. Planeje a disponibilização dos documentos denominados “Estações” e da Tabela de registros (pode encontrá-los aqui) e o tempo necessário para que os alunos realizem as atividades e te deem as devolutivas. Para auxiliá-los a identificar as informações que são solicitadas na tabela (ou, caso deseje que explorem apenas algumas das questões), oriente-os quanto aos pontos centrais:
- Documento “Estação Fluxos migratórios”: Quais as motivações das pessoas para se deslocar dos seus locais de origem?
- Documento “Estação Um olhar sobre o outro”: Como as pessoas de outros grupos são retratadas? Quais os impactos disso?
- Documento Estação Civilização X Barbárie: Quais são as diferentes concepções acerca do que seja a civilização e a barbárie?

Incentive a interação a respeito dos estudos realizados, seja por meio de trocas de mensagens ou participação em videoconferência. Neste caso, você pode indicar que alguns alunos comentem oralmente as conclusões de cada Estação enquanto os demais comentam pelo chat.

Sistematização
Para promover a interação entre a turma, a atividade pode ser interpretada por meio de trocas de mensagens de textos, áudios ou vídeos pelo Whatsapp: pode ser um aluno narrando a carta ou a realização de uma conversa fictícia entre “bárbaros” e romanos (forme grupos de até 3 alunos), expressando como são vistos e tratados. Indique que, caso desejem, podem usar aplicativos fáceis de edição de vídeos, como o Movavi (como usá-lo aqui). No caso de mensagens textuais, devem tirar Prints da tela e compartilhar com você e demais colegas. Será uma atividade interessante e divertida!

Convite às famílias
- Para que conheçam mais a respeito das migrações germânicas, denominadas por romanos como “invasões bárbaras”, assistam ao vídeo educativo:
- Migrações Germânicas. Clio: História e Literatura, 06/07/2018. Disponível aqui. acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_14UND02

(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas