16223
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A Coreia do Norte em tempos de globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9ºano do Fundamental sobreAnalisar fatores e situações em relação aos meios de transporte e comunicação na Coreia do Norte que denotam sua não participação no processo de globalização

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar fatores e situações em relação aos meios de transporte e comunicação na Coreia do Norte, que denotam sua não participação no processo de globalização. Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão, em duplas, as temáticas da globalização e da não participação da Coreia do Norte nesse processo. A partir da análise do material, que tem como enfoque dois aspectos que caracterizam a globalização na atualidade: expansão dos meios de transporte e da comunicação, os discentes deverão discutir com suas duplas e elaborar um texto (ação propositiva). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie as imagens desta etapa para iniciar a Contextualização. Grave um áudio pedindo para os alunos localizarem no mapa-múndi a Coreia do Norte e os países com que faz fronteira. Em seguida, peça que os alunos falem sobre os detalhes do brasão. É importante que eles notem o destaque dado para uma hidrelétrica, pois no material que irão analisar há uma imagem que denota a falta de luminosidade do país em contraste com sua vizinha, a Coreia do Sul. Pergunte aos alunos o que eles acham da foto das pessoas vendo TV na rua. Após ouvi-los (pelo WhatsApp) explique que grande parte da população do país não possui o próprio aparelho de televisão, o que leva os residente da capital Pyongyang a verem os noticiários em locais públicos (horários pré-programados). No interior do país, poucos habitantes possuem televisão e não há transmissões como a da capital. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui, para iniciar esta etapa. Leve-os a analisar, em duplas, dois dos aspectos da globalização: avanços dos meios de transporte e comunicação. Essas características foram escolhidas para a análise da aula por estarem próximas à compreensão que eles têm do assunto, principalmente em relação à comunicação, devido ao uso de celular e internet. É esperado que reflitam sobre o processo de globalização dos países do mundo e, consequentemente, daqueles que estão excluídos de alguma forma. Analise todas as imagens. Peça que os alunos comentem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Envie à turma as orientações desta etapa, disponíveis aqui. Com as duplas já divididas, apresente as orientações para o desenvolvimento da ação propositiva. O mais pertinente é que cada aluno desenvolva seu próprio texto; a relação com a dupla fica restrita à troca de ideias e reflexões. Se necessário, esclareça as dúvidas quanto às análises realizadas. As questões sugeridas para a composição do texto visam nortear a atividade, portanto, deixe bem claro aos alunos que não é para respondê-las. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Incentive-os a explicar e compartilhar suas publicações. A partir da análise e produção do texto, os alunos devem tecer considerações sobre os aspectos que analisaram e discutiram com a dupla. É esperado que eles compreendam que, na conjuntura atual, a Coreia do Norte encontra-se em um grau de envolvimento com outros países limitado, restringindo-se basicamente a relações com a China e a Rússia, e, em menor grau, com outras nações do mundo. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem disponível aqui, sobre a Coreia Norte. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_05UND02

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas