16220
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Urbanização da Ásia e as megacidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 9ºano do Fundamental sobreIdentificar os diversos problemas das megacidades do continente asiático decorrentes do inchaço das cidades (macrocefalia urbana)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; material para fazer um jogo e Google Meet

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Explique para os alunos que o objetivo da aula é identificar os diversos problemas das megacidades do continente asiático, decorrentes do inchaço das cidades (macrocefalia urbana). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Professor, envie a imagem disponível aqui aos alunos. Para que se compreenda o processo de urbanização, é necessário saber que ele se dá de maneiras diferentes ao redor do mundo. Assim, inicie recapitulando, de forma breve, os conceitos de urbanização e cidade. A urbanização envolve o crescimento da população urbana e da extensão territorial das cidades. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Grave um áudio e leia para os alunos o conteúdo do slide da Problematização, disponível aqui. Como possíveis hipóteses, os alunos podem dizer que a urbanização atualmente tem como característica marcante a grande transferência de população para as cidades, sobretudo para as grandes metrópoles, o que gera uma série de problemas, como a chamada macrocefalia urbana, isto é, o inchaço urbano. No Plano de Aula, disponível aqui, há muitos argumentos para ajudar nesta etapa, professor. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
A ação propositiva desta aula consiste em um jogo de cartas que lembra o “Super Trunfo”. A intenção desse jogo é apresentar algumas megacidades atuais do continente asiático e outras futuras, a partir da expectativa para 2030, segundo a ONU. Além disso, as cartas contam com informações breves sobre cada megacidade e seu PIB. As cartas estão disponíveis aqui. Deve-se dividir a turma em trios e distribuir o jogo a cada trio. Cada jogo contém 15 cartas com as megacidades asiáticas de 2030, segundo a previsão da ONU. Cada jogador receberá 5 cartas, e o objetivo é ficar com todas as cartas do baralho. O ideal é que os alunos marquem um momento síncrono, via Google Meet ou Zoom, e joguem on-line. O primeiro a jogar é tirado na sorte (dois ou um/par ou ímpar). Cada aluno deverá colocar o monte de 5 cartas na sua frente, viradas para baixo. O primeiro a jogar pega a primeira carta do monte e deve escolher, dentre as informações contidas na carta, aquela que ele julgar ser capaz de superar a que se encontra nas cartas que os demais integrantes do trio possuem em mãos. Por exemplo: o aluno escolhe a informação PIB, a menciona em voz alta e desce a carta à mesa. Imediatamente, todos os outros jogadores escolhem uma carta para tentar vencer o número. Após conferir o valor da informação, quem tiver o valor de PIB mais alto ganha as cartas da mesa e coloca-as embaixo de sua pilha. Em seguida, o aluno vencedor da rodada deve ler em voz alta informações presentes na carta vencedora. O próximo a jogar será o que venceu a jogada anterior. Assim prossegue o jogo até que um dos participantes fique com todas as cartas do baralho, vencendo a partida. O jogo com apenas 5 cartas é rápido, durando cerca de 12 a 15 minutos. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Professor, para sistematizar, envie aos alunos o arquivo disponível aqui e grave um áudio fazendo a pergunta e lendo o trecho da Agenda da ONU para 2030. Relembre brevemente o que é a ONU, destacando que consiste em uma organização que conta com a participação de 193 países, com o objetivo de resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário. Fale que a ONU é também responsável pelo IDH, uma medida comparativa que classifica os países por pobreza, alfabetização, educação, expectativa de vida, dentre outros. Sobre a Agenda de 2030: no ano 2000, foram estabelecidos 8 objetivos para o ano de 2015, denominados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os objetivos eram: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Por fim, retome o objetivo da aula. Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre megacidades, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_09UND02

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas