Objetivo
Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
Objetivos específicos
- Compreender o que é um algoritmo
- Representar um algoritmo na forma de fluxograma
- Relacionar algoritmos e fluxogramas a atividades cotidianas
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Sugere-se que utilize exemplos ao explicar aos alunos cada passo desta atividade.
Caso seja necessário, permita o uso de calculadora.
As últimas ações do fluxograma utilizam uma correspondência entre o alfabeto e um número natural, de forma que o número 1 está associado à letra A, 2 à letra B, e assim por diante. Deixe isso claro aos alunos.
Essa atividade usa o critério de divisibilidade por 9, e por isso, o resultado final sempre será 9, que corresponde à letra I na penúltima etapa do Fluxograma. Os critérios de divisibilidade são assuntos de outros planos. Sugere-se não abordar neste momento.
Propósito:
Interpretar um fluxograma simples, embora os alunos ainda não tenham sido apresentados aos Fluxogramas.
Discuta com a turma:
- Quantas etapas há no esquema apresentado?
- Quais foram os países que vocês falaram? Notaram alguma coincidência?
Materiais complementares:
Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YbAzkMXEYQaRC4SjVsSUeSNpzxzQ7CMcAJ6HK3tqC6xmuDaUHntpvQEnW4ZH/atividade-aquecimento-mat6-26num02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.
Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.
Propósito:
Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.
Discuta com a turma:
- Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
- É possível inserir mais alguma etapa?
- É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JVWewTcbbzvRXbsskHgrtH5AKTAQM9HfqNvMhezUgMCYNJa6qfdZugUXhEhK/atividade-principal-mat6-26num02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.
Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.
Propósito:
Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.
Discuta com a turma:
- Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
- É possível inserir mais alguma etapa?
- É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Não há uma única solução para esta atividade. Incentive os alunos a alterarem a ordem das etapas do slide, ou ainda, propor alterações no próprio desenho.
Propósito:
Compreender a relação entre representação gráfica e fluxo das atividades.
Discuta com a turma:
- Há alguma relação entre o fluxo que você determinou e a representação gráfica?
- Os pontos numerados da figura podem representar lugares específicos do restaurante do Josué. Você pode enumerá-los?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N4N8RnGQp42EhRSSPTWq5ApmCzvGut2w4tPK5s4Q5A5dwpzkGBVMHufnFZBk/guia-de-intervencao-mat6-26num02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Explique aos alunos que a atividade de retomada já continha um Fluxograma;
Apresente cada estrutura detalhadamente. Dê atenção especial à estrutura de decisão, onde as perguntas devem ter SIM ou NÃO como únicas possibilidades de resposta.
Explique aos alunos que as instruções devem ser o mais simples e objetivo possível;
Esclareça que muitas atividades do dia a dia, que podem ser escritas em algoritmo, podem também ser representadas em formato de Fluxograma.
Propósito:
Compreender os principais aspectos relativos à confecção de Fluxogramas.
Discuta com a turma:
Dêem exemplos de atividades que possam ser representadas por fluxogramas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Explique aos alunos que as diversas representações geométricas possíveis (entre elas os Fluxogramas) servem para simplificar a visualização das etapas de um processo.
Propósito:
Resumir o contexto da aula explicitando a importância dos Fluxogramas e das representações geométricas de processos de forma geral.
Discuta com a turma:
- Vocês já usaram desenhos, figuras ou mapas diversos para estudar algum conceito?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Esclareça os alunos de que o Fluxograma deve ser capaz de preparar um sanduíche para alguém que queira usar o pão de forma ou o pão francês. O que muda em cada caso basicamente é o uso ou não da faca para cortar o pão. A pretensão é utilizar a estrutura de “se” dos Fluxogramas.
A quantidade de fatias de queijo ou presunto ficam a cargo do aluno;
Propósito:
Desenvolver autonomia na construção de Fluxograma que apresenta uma atividade cotidiana.
Discuta com a turma:
- Quantas fatias de presunto e de queijo vocês querem colocar no sanduíche?
Materiais complementares:
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxcdWpaTzqs3rCStsyKMXp5FEWzxs6fEHtTM7s6heEA65FpBrV4DTGcDwGuz/atividade-raio-x-mat6-26num02.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apE4F7rDrSNxcVM44DEQEAAXeSx6QuveYkeqa5YMppeGMR6rgWzZbTj2sfFw/atividades-complementares-mat6-26num02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf