Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.
Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.
Propósito:
Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.
Discuta com a turma:
- Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
- É possível inserir mais alguma etapa?
- É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Explique aos alunos que a atividade de retomada já continha um Fluxograma;
Apresente cada estrutura detalhadamente. Dê atenção especial à estrutura de decisão, onde as perguntas devem ter SIM ou NÃO como únicas possibilidades de resposta.
Explique aos alunos que as instruções devem ser o mais simples e objetivo possível;
Esclareça que muitas atividades do dia a dia, que podem ser escritas em algoritmo, podem também ser representadas em formato de Fluxograma.
Propósito:
Compreender os principais aspectos relativos à confecção de Fluxogramas.
Discuta com a turma:
Dêem exemplos de atividades que possam ser representadas por fluxogramas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Explique aos alunos que as diversas representações geométricas possíveis (entre elas os Fluxogramas) servem para simplificar a visualização das etapas de um processo.
Propósito:
Resumir o contexto da aula explicitando a importância dos Fluxogramas e das representações geométricas de processos de forma geral.
Discuta com a turma:
- Vocês já usaram desenhos, figuras ou mapas diversos para estudar algum conceito?