16218
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Fluxogramas no dia a dia

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Interpretar e desenvolver fluxogramas simples

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Compreender o que é um algoritmo
  • Representar um algoritmo na forma de fluxograma
  • Relacionar algoritmos e fluxogramas a atividades cotidianas

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Sugere-se que utilize exemplos ao explicar aos alunos cada passo desta atividade.

Caso seja necessário, permita o uso de calculadora.

As últimas ações do fluxograma utilizam uma correspondência entre o alfabeto e um número natural, de forma que o número 1 está associado à letra A, 2 à letra B, e assim por diante. Deixe isso claro aos alunos.

Essa atividade usa o critério de divisibilidade por 9, e por isso, o resultado final sempre será 9, que corresponde à letra I na penúltima etapa do Fluxograma. Os critérios de divisibilidade são assuntos de outros planos. Sugere-se não abordar neste momento.

Propósito:

Interpretar um fluxograma simples, embora os alunos ainda não tenham sido apresentados aos Fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Quantas etapas há no esquema apresentado?
  • Quais foram os países que vocês falaram? Notaram alguma coincidência?

Materiais complementares:

Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YbAzkMXEYQaRC4SjVsSUeSNpzxzQ7CMcAJ6HK3tqC6xmuDaUHntpvQEnW4ZH/atividade-aquecimento-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.

Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.

Propósito:

Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.

Discuta com a turma:

  • Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
  • É possível inserir mais alguma etapa?
  • É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JVWewTcbbzvRXbsskHgrtH5AKTAQM9HfqNvMhezUgMCYNJa6qfdZugUXhEhK/atividade-principal-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.

Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.

Propósito:

Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.

Discuta com a turma:

  • Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
  • É possível inserir mais alguma etapa?
  • É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

Não há uma única solução para esta atividade. Incentive os alunos a alterarem a ordem das etapas do slide, ou ainda, propor alterações no próprio desenho.

Propósito:

Compreender a relação entre representação gráfica e fluxo das atividades.

Discuta com a turma:

  • Há alguma relação entre o fluxo que você determinou e a representação gráfica?
  • Os pontos numerados da figura podem representar lugares específicos do restaurante do Josué. Você pode enumerá-los?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N4N8RnGQp42EhRSSPTWq5ApmCzvGut2w4tPK5s4Q5A5dwpzkGBVMHufnFZBk/guia-de-intervencao-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que a atividade de retomada já continha um Fluxograma;

Apresente cada estrutura detalhadamente. Dê atenção especial à estrutura de decisão, onde as perguntas devem ter SIM ou NÃO como únicas possibilidades de resposta.

Explique aos alunos que as instruções devem ser o mais simples e objetivo possível;

Esclareça que muitas atividades do dia a dia, que podem ser escritas em algoritmo, podem também ser representadas em formato de Fluxograma.

Propósito:

Compreender os principais aspectos relativos à confecção de Fluxogramas.

Discuta com a turma:

Dêem exemplos de atividades que possam ser representadas por fluxogramas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que as diversas representações geométricas possíveis (entre elas os Fluxogramas) servem para simplificar a visualização das etapas de um processo.

Propósito:

Resumir o contexto da aula explicitando a importância dos Fluxogramas e das representações geométricas de processos de forma geral.

Discuta com a turma:

  • Vocês já usaram desenhos, figuras ou mapas diversos para estudar algum conceito?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Esclareça os alunos de que o Fluxograma deve ser capaz de preparar um sanduíche para alguém que queira usar o pão de forma ou o pão francês. O que muda em cada caso basicamente é o uso ou não da faca para cortar o pão. A pretensão é utilizar a estrutura de “se” dos Fluxogramas.

A quantidade de fatias de queijo ou presunto ficam a cargo do aluno;

Propósito:

Desenvolver autonomia na construção de Fluxograma que apresenta uma atividade cotidiana.

Discuta com a turma:

  • Quantas fatias de presunto e de queijo vocês querem colocar no sanduíche?

Materiais complementares:

Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxcdWpaTzqs3rCStsyKMXp5FEWzxs6fEHtTM7s6heEA65FpBrV4DTGcDwGuz/atividade-raio-x-mat6-26num02.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apE4F7rDrSNxcVM44DEQEAAXeSx6QuveYkeqa5YMppeGMR6rgWzZbTj2sfFw/atividades-complementares-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Compreender o que é um algoritmo
  • Representar um algoritmo na forma de fluxograma
  • Relacionar algoritmos e fluxogramas a atividades cotidianas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Sugere-se que utilize exemplos ao explicar aos alunos cada passo desta atividade.

Caso seja necessário, permita o uso de calculadora.

As últimas ações do fluxograma utilizam uma correspondência entre o alfabeto e um número natural, de forma que o número 1 está associado à letra A, 2 à letra B, e assim por diante. Deixe isso claro aos alunos.

Essa atividade usa o critério de divisibilidade por 9, e por isso, o resultado final sempre será 9, que corresponde à letra I na penúltima etapa do Fluxograma. Os critérios de divisibilidade são assuntos de outros planos. Sugere-se não abordar neste momento.

Propósito:

Interpretar um fluxograma simples, embora os alunos ainda não tenham sido apresentados aos Fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Quantas etapas há no esquema apresentado?
  • Quais foram os países que vocês falaram? Notaram alguma coincidência?

Materiais complementares:

Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YbAzkMXEYQaRC4SjVsSUeSNpzxzQ7CMcAJ6HK3tqC6xmuDaUHntpvQEnW4ZH/atividade-aquecimento-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.

Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.

Propósito:

Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.

Discuta com a turma:

  • Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
  • É possível inserir mais alguma etapa?
  • É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JVWewTcbbzvRXbsskHgrtH5AKTAQM9HfqNvMhezUgMCYNJa6qfdZugUXhEhK/atividade-principal-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

A figura mostra o layout do restaurante do Josué e cada número indica uma ação a ser feita pela maioria dos seus clientes. Os retângulos internos representam setores do restaurante: pia, mesa com pratos e talheres, local onde a comida está à disposição, área que sirva churrasco, balança, espaço para mesas e garçom, refrigerador com sorvetes e o caixa. Não se faz necessário, a princípio, detalhar cada espaço pois isso daria muitas pistas para a resolução da atividade.

Há 11 etapas descritas e somente 9 passos a serem definidos. Deixe que os alunos percebam que alguns não serão necessários e espera-se que a figura auxilie-os também nesta definição.

Propósito:

Compreender a importância da representação gráfica e geométrica das etapas de um processo.

Discuta com a turma:

  • Em que etapa vocês acreditam que é a melhor para ocorrer o pagamento?
  • É possível inserir mais alguma etapa?
  • É possível excluir alguma das etapas do fluxo dos clientes do restaurante de Josué?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

Não há uma única solução para esta atividade. Incentive os alunos a alterarem a ordem das etapas do slide, ou ainda, propor alterações no próprio desenho.

Propósito:

Compreender a relação entre representação gráfica e fluxo das atividades.

Discuta com a turma:

  • Há alguma relação entre o fluxo que você determinou e a representação gráfica?
  • Os pontos numerados da figura podem representar lugares específicos do restaurante do Josué. Você pode enumerá-los?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N4N8RnGQp42EhRSSPTWq5ApmCzvGut2w4tPK5s4Q5A5dwpzkGBVMHufnFZBk/guia-de-intervencao-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que a atividade de retomada já continha um Fluxograma;

Apresente cada estrutura detalhadamente. Dê atenção especial à estrutura de decisão, onde as perguntas devem ter SIM ou NÃO como únicas possibilidades de resposta.

Explique aos alunos que as instruções devem ser o mais simples e objetivo possível;

Esclareça que muitas atividades do dia a dia, que podem ser escritas em algoritmo, podem também ser representadas em formato de Fluxograma.

Propósito:

Compreender os principais aspectos relativos à confecção de Fluxogramas.

Discuta com a turma:

Dêem exemplos de atividades que possam ser representadas por fluxogramas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que as diversas representações geométricas possíveis (entre elas os Fluxogramas) servem para simplificar a visualização das etapas de um processo.

Propósito:

Resumir o contexto da aula explicitando a importância dos Fluxogramas e das representações geométricas de processos de forma geral.

Discuta com a turma:

  • Vocês já usaram desenhos, figuras ou mapas diversos para estudar algum conceito?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Esclareça os alunos de que o Fluxograma deve ser capaz de preparar um sanduíche para alguém que queira usar o pão de forma ou o pão francês. O que muda em cada caso basicamente é o uso ou não da faca para cortar o pão. A pretensão é utilizar a estrutura de “se” dos Fluxogramas.

A quantidade de fatias de queijo ou presunto ficam a cargo do aluno;

Propósito:

Desenvolver autonomia na construção de Fluxograma que apresenta uma atividade cotidiana.

Discuta com a turma:

  • Quantas fatias de presunto e de queijo vocês querem colocar no sanduíche?

Materiais complementares:

Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxcdWpaTzqs3rCStsyKMXp5FEWzxs6fEHtTM7s6heEA65FpBrV4DTGcDwGuz/atividade-raio-x-mat6-26num02.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apE4F7rDrSNxcVM44DEQEAAXeSx6QuveYkeqa5YMppeGMR6rgWzZbTj2sfFw/atividades-complementares-mat6-26num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w44t52MPpPkDuY4DVMzZ54u7bRSgyT9VUsy7pt6F4tdGamFPZzYnQtWjq7xt/resolucao-das-atividades-mat6-26num02.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano