10215
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Cálculos em construções - Medidas de superfície

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre unidades de capacidade (litro), unidades de superfície (metro, centímetro decímetro) cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Unidades de capacidade (litro), unidades de superfície (metro, centímetro decímetro) cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha quadriculada
  • régua, lápis, borracha
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Internet * (opcional - vídeo disponível no material complementar)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a importância das unidades de medidas na construção civil, na arquitetura e no nosso dia a dia, que podemos ter um ambiente mais seguro, organizado, harmonioso, belo e mais funcional se soubermos utilizá-las da maneira correta.

Propósito:. Entender a necessidade da utilização das unidades de medidas de superfície para organizar melhor um ambiente.

Discuta com a turma:

  • Se comprarmos um móvel para nossa casa e não observarmos suas medidas que tipos de problemas podemos ter?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser projetada ou impressa. Solicite que os alunos formem duplas, em seguida distribua 2 folhas quadriculadas para cada dupla que podem ser impressas. De posse de lápis, borracha e régua, solicite que as duplas façam a leitura das medidas e transcreva para a folha quadriculada, conforme orientação das instruções “crie e decore um espaço”. Peça que utilizem a criatividade para criação dos móveis e anotem o nome dos mesmos, para facilitar a montagem do layout. Solicite que testem vários modelos de layout e escolham a melhor opção anotando pelo menos 3 motivos porque consideram a melhor escolha de layout para Roberta.

Propósito: Elaborar o layout de um ambiente de acordo com as informações fornecidas no enunciado da atividade.

Intervenção:

  • Para os alunos que tiverem dificuldade na montagem de um layout, leve-os a pensar em sua residência ou de algum espaço conhecido para que utilizem como modelo.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer as medidas para decorar um ambiente?
  • Tiveram alguma preferência na organização das peças, tipo peças maiores primeiros em vez de peças menores? Ou isso não teve importância?
  • Na sua organização Roberta poderá andar por sua sala livremente, ou seja não tropeçará nos móveis?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Folha quadriculada

Material de apoio e referência teórica

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser projetada ou impressa. Solicite que os alunos formem duplas, em seguida distribua 2 folhas quadriculadas para cada dupla que podem ser impressas. De posse de lápis, borracha e régua, solicite que as duplas façam a leitura das medidas e transcreva para a folha quadriculada conforme orientação das instruções “crie e decore um espaço”. Peça que utilizem a criatividade para criação dos móveis e anotem o nome dos mesmos, para facilitar a montagem do layout. Solicite que testem vários modelos de layout e escolham a melhor opção anotando pelo menos 3 motivos porque consideram a melhor escolha de layout para Roberta.

Propósito: Fazer um layout de um ambiente na “vida real” de acordo com as metragens fornecidas no enunciado.

Intervenção:

  • Para os alunos que tiverem dificuldade na montagem de um layout, leve-os a pensar em sua residência ou de alguma pessoa conhecida para que utilizem como modelo.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer as medidas para decorar um ambiente?
  • Tiveram alguma preferência na organização das peças, tipo peças maiores primeiros em vez de peças menores? Ou isso não teve importância?
  • Na sua organização Roberta poderá andar por sua sala livremente, ou seja não tropeçará nos móveis?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimir, solicite que respondam individualmente (6 minutos), em seguida, deixe que discuta com um colega suas soluções e modos de organizar a resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.

Discuta com a turma:

  • Unidades de medidas diferentes que encontramos na construção civil como, milheiro, lata, metro de areia, traço. Se eles já conhecem essas ou outras medidas e o que elas significam?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor, você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida de superfície para construção de uma obra.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a quantidade de material e custos financeiros para realização de uma obra.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue a atividade a cada grupo, peça que leiam e discutam diferentes maneiras de resolução por meio de desenhos busquem alternativas de reduzir o custo da grama. Reserve algum tempo para que a turma apresente suas soluções.

Discuta com a turma: Existiria outra maneira de Carlos aplicar grama no Jardim reduzindo os custos?

Intervenção:

  • Para os alunos que não conseguiram desenvolver a tarefa, retome a explicação do início da aula ou os exemplos realizados no quadro.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Unidades de capacidade (litro), unidades de superfície (metro, centímetro decímetro) cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha quadriculada
  • régua, lápis, borracha
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Internet * (opcional - vídeo disponível no material complementar)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Comente um pouco sobre a importância das unidades de medidas na construção civil, na arquitetura e no nosso dia a dia, que podemos ter um ambiente mais seguro, organizado, harmonioso, belo e mais funcional se soubermos utilizá-las da maneira correta.

Propósito:. Entender a necessidade da utilização das unidades de medidas de superfície para organizar melhor um ambiente.

Discuta com a turma:

  • Se comprarmos um móvel para nossa casa e não observarmos suas medidas que tipos de problemas podemos ter?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser projetada ou impressa. Solicite que os alunos formem duplas, em seguida distribua 2 folhas quadriculadas para cada dupla que podem ser impressas. De posse de lápis, borracha e régua, solicite que as duplas façam a leitura das medidas e transcreva para a folha quadriculada, conforme orientação das instruções “crie e decore um espaço”. Peça que utilizem a criatividade para criação dos móveis e anotem o nome dos mesmos, para facilitar a montagem do layout. Solicite que testem vários modelos de layout e escolham a melhor opção anotando pelo menos 3 motivos porque consideram a melhor escolha de layout para Roberta.

Propósito: Elaborar o layout de um ambiente de acordo com as informações fornecidas no enunciado da atividade.

Intervenção:

  • Para os alunos que tiverem dificuldade na montagem de um layout, leve-os a pensar em sua residência ou de algum espaço conhecido para que utilizem como modelo.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer as medidas para decorar um ambiente?
  • Tiveram alguma preferência na organização das peças, tipo peças maiores primeiros em vez de peças menores? Ou isso não teve importância?
  • Na sua organização Roberta poderá andar por sua sala livremente, ou seja não tropeçará nos móveis?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Folha quadriculada

Material de apoio e referência teórica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Essa atividade pode ser projetada ou impressa. Solicite que os alunos formem duplas, em seguida distribua 2 folhas quadriculadas para cada dupla que podem ser impressas. De posse de lápis, borracha e régua, solicite que as duplas façam a leitura das medidas e transcreva para a folha quadriculada conforme orientação das instruções “crie e decore um espaço”. Peça que utilizem a criatividade para criação dos móveis e anotem o nome dos mesmos, para facilitar a montagem do layout. Solicite que testem vários modelos de layout e escolham a melhor opção anotando pelo menos 3 motivos porque consideram a melhor escolha de layout para Roberta.

Propósito: Fazer um layout de um ambiente na “vida real” de acordo com as metragens fornecidas no enunciado.

Intervenção:

  • Para os alunos que tiverem dificuldade na montagem de um layout, leve-os a pensar em sua residência ou de alguma pessoa conhecida para que utilizem como modelo.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância de se conhecer as medidas para decorar um ambiente?
  • Tiveram alguma preferência na organização das peças, tipo peças maiores primeiros em vez de peças menores? Ou isso não teve importância?
  • Na sua organização Roberta poderá andar por sua sala livremente, ou seja não tropeçará nos móveis?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimir, solicite que respondam individualmente (6 minutos), em seguida, deixe que discuta com um colega suas soluções e modos de organizar a resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.

Discuta com a turma:

  • Unidades de medidas diferentes que encontramos na construção civil como, milheiro, lata, metro de areia, traço. Se eles já conhecem essas ou outras medidas e o que elas significam?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor, você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida de superfície para construção de uma obra.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a quantidade de material e custos financeiros para realização de uma obra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue a atividade a cada grupo, peça que leiam e discutam diferentes maneiras de resolução por meio de desenhos busquem alternativas de reduzir o custo da grama. Reserve algum tempo para que a turma apresente suas soluções.

Discuta com a turma: Existiria outra maneira de Carlos aplicar grama no Jardim reduzindo os custos?

Intervenção:

  • Para os alunos que não conseguiram desenvolver a tarefa, retome a explicação do início da aula ou os exemplos realizados no quadro.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano