Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Comente um pouco sobre a importância das unidades de medidas na construção civil, na arquitetura e no nosso dia a dia, que podemos ter um ambiente mais seguro, organizado, harmonioso, belo e mais funcional se soubermos utilizá-las da maneira correta.
Propósito:. Entender a necessidade da utilização das unidades de medidas de superfície para organizar melhor um ambiente.
Discuta com a turma:
- Se comprarmos um móvel para nossa casa e não observarmos suas medidas que tipos de problemas podemos ter?
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Essa atividade pode ser projetada ou impressa. Solicite que os alunos formem duplas, em seguida distribua 2 folhas quadriculadas para cada dupla que podem ser impressas. De posse de lápis, borracha e régua, solicite que as duplas façam a leitura das medidas e transcreva para a folha quadriculada, conforme orientação das instruções “crie e decore um espaço”. Peça que utilizem a criatividade para criação dos móveis e anotem o nome dos mesmos, para facilitar a montagem do layout. Solicite que testem vários modelos de layout e escolham a melhor opção anotando pelo menos 3 motivos porque consideram a melhor escolha de layout para Roberta.
Propósito: Elaborar o layout de um ambiente de acordo com as informações fornecidas no enunciado da atividade.
Intervenção:
- Para os alunos que tiverem dificuldade na montagem de um layout, leve-os a pensar em sua residência ou de algum espaço conhecido para que utilizem como modelo.
Discuta com a turma:
- Qual a importância de se conhecer as medidas para decorar um ambiente?
- Tiveram alguma preferência na organização das peças, tipo peças maiores primeiros em vez de peças menores? Ou isso não teve importância?
- Na sua organização Roberta poderá andar por sua sala livremente, ou seja não tropeçará nos móveis?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Aquecimento
Resolução da Atividade de Aquecimento
Folha quadriculada
Material de apoio e referência teórica
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Essa atividade pode ser projetada ou impressa. Solicite que os alunos formem duplas, em seguida distribua 2 folhas quadriculadas para cada dupla que podem ser impressas. De posse de lápis, borracha e régua, solicite que as duplas façam a leitura das medidas e transcreva para a folha quadriculada conforme orientação das instruções “crie e decore um espaço”. Peça que utilizem a criatividade para criação dos móveis e anotem o nome dos mesmos, para facilitar a montagem do layout. Solicite que testem vários modelos de layout e escolham a melhor opção anotando pelo menos 3 motivos porque consideram a melhor escolha de layout para Roberta.
Propósito: Fazer um layout de um ambiente na “vida real” de acordo com as metragens fornecidas no enunciado.
Intervenção:
- Para os alunos que tiverem dificuldade na montagem de um layout, leve-os a pensar em sua residência ou de alguma pessoa conhecida para que utilizem como modelo.
Discuta com a turma:
- Qual a importância de se conhecer as medidas para decorar um ambiente?
- Tiveram alguma preferência na organização das peças, tipo peças maiores primeiros em vez de peças menores? Ou isso não teve importância?
- Na sua organização Roberta poderá andar por sua sala livremente, ou seja não tropeçará nos móveis?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimir, solicite que respondam individualmente (6 minutos), em seguida, deixe que discuta com um colega suas soluções e modos de organizar a resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.
Discuta com a turma:
- Unidades de medidas diferentes que encontramos na construção civil como, milheiro, lata, metro de areia, traço. Se eles já conhecem essas ou outras medidas e o que elas significam?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor, você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução, relembre as Propriedades da Potenciação. É de grande importância o conhecimento das propriedades da potenciação, principalmente nas situações operatórias entre potências (cm², m², km²,cm³, m³, km², ). Para acessar o material completo Clique aqui. Professor,você pode projetar ou escrever as resoluções completas no quadro. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- O que aconteceria se Roberta comprasse o material sem saber as medidas necessárias?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida de superfície para construção de uma obra.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a quantidade de material e custos financeiros para realização de uma obra.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue a atividade a cada grupo, peça que leiam e discutam diferentes maneiras de resolução por meio de desenhos busquem alternativas de reduzir o custo da grama. Reserve algum tempo para que a turma apresente suas soluções.
Discuta com a turma: Existiria outra maneira de Carlos aplicar grama no Jardim reduzindo os custos?
Intervenção:
- Para os alunos que não conseguiram desenvolver a tarefa, retome a explicação do início da aula ou os exemplos realizados no quadro.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar