Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Discuta com a turma sobre as perguntas contidas no slide.
Propósito:
Retomar com os estudantes algumas características dos retângulos.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças entre um quadrado e um retângulo?
- Todo quadrado é retângulo?
- Todo retângulo é quadrado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes se organizem em pequenos grupos de três a quatro componentes.
Indique para cada grupo os materiais que deverão ser colocados na mesa e que serão compartilhados com os colegas dos outros grupos posteriormente. Também entregue para os grupos as folhas de registros e folhas em branco para que possam fazer os desenhos. Um dos grupos deverá receber formas geométricas recortadas que formam um retângulo, quando encaixadas corretamente.
Você pode sugerir a seguinte organização:
- Grupo 1: utilizará apenas régua e compasso
- Grupo 2: utilizará apenas régua e transferidor
- Grupo 3: utilizará apenas régua e um par de esquadros
- Grupo 4: utilizará apenas um par de esquadros e um compasso
- Grupo 5: utilizará as formas geométricas
Faça a leitura do slide 4 com a turma, e solicite que façam o que foi proposto.
Enquanto os alunos tentam fazer as construções, circule pela sala verificando se há alguma dúvida ou dificuldade em construir os retângulos. Caso haja dificuldades, você pode consultar o guia de intervenções para fazer perguntas que levem os alunos a refletirem.
Logo depois, leia o slide 5 e solicite que cada grupo se desloque para o lugar do que estava ao seu lado, tentando construir o retângulo com os materiais dispostos. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário, ou até todos os grupos fazerem todas as propostas de construção.
Propósito:
Fazer com que os alunos reconheçam que que uma forma geométrica pode ser construída a partir de diferentes ferramentas e procedimentos.
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TUym2v9KpWzDXS3SsZ7u6qqpajZkDZ7QnuHu5YADE4sBCj5QfPJmYUjT2sP/atividade-principal-mat6-27geo01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes se organizem em pequenos grupos de três a quatro componentes.
Indique para cada grupo os materiais que deverão ser colocados na mesa e que serão compartilhados com os colegas dos outros grupos posteriormente. Também entregue para os grupos as folhas de registros e folhas em branco para que possam fazer os desenhos. Um dos grupos deverá receber formas geométricas recortadas que formam um retângulo, quando encaixadas corretamente.
Você pode sugerir a seguinte organização:
- Grupo 1: utilizará apenas régua e compasso
- Grupo 2: utilizará apenas régua e transferidor
- Grupo 3: utilizará apenas régua e um par de esquadros
- Grupo 4: utilizará apenas um par de esquadros e um compasso
- Grupo 5: utilizará as formas geométricas
Faça a leitura do slide 4 com a turma, e solicite que façam o que foi proposto.
Enquanto os alunos tentam fazer as construções, circule pela sala verificando se há alguma dúvida ou dificuldade em construir os retângulos. Caso haja dificuldades, você pode consultar o guia de intervenções para fazer perguntas que levem os alunos a refletirem.
Logo depois, leia o slide 5 e solicite que cada grupo se desloque para o lugar do que estava ao seu lado, tentando construir o retângulo com os materiais dispostos. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário, ou até todos os grupos fazerem todas as propostas de construção.
Propósito:
Fazer com que os alunos reconheçam que que uma forma geométrica pode ser construída a partir de diferentes ferramentas e procedimentos.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Converse com a turma, solicitando que apresentem as dificuldades que sentiram ao construir os retângulos, seja sozinhos, ou seguindo os passos dos grupos anteriores.
Pergunte também se algum grupo discorda dos procedimentos escritos pelos outros grupos e que apresentem os motivos. Você pode também discutir com a turma outros procedimentos para a construção dos retângulos.
Caso hajam erros nas construções, faça perguntas direcionadas para a turma, como por exemplo:
- Vocês concordam que esses passos levam à construção de um retângulo?
- Os lados desses retângulos são congruentes dois a dois?
- Os ângulos internos deste retângulo medem 90º?
Caso algum grupo construa um quadrado ao invés de um retângulo, não considere a resposta como errada, pois os quadrados são casos particulares de retângulos. Aproveite para levantar, também, discussões com a turma sobre este fato.
Propósito:
Discutir e socializar as dúvidas, erros e sugestões dos estudantes sobre a atividade realizada.
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aBAqzqykXhjaZ9FfVWVyzfcFPzrtekusJU5e86993cmMdUuemv97R9dWgF4j/guia-de-intervencao-mat6-27geo01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Converse com a turma, solicitando que apresentem as dificuldades que sentiram ao construir os retângulos, seja sozinhos, ou seguindo os passos dos grupos anteriores.
Pergunte também se algum grupo discorda dos procedimentos escritos pelos outros grupos e que apresentem os motivos. Você pode também discutir com a turma outros procedimentos para a construção dos retângulos.
Caso hajam erros nas construções, faça perguntas direcionadas para a turma, como por exemplo:
- Vocês concordam que esses passos levam à construção de um retângulo?
- Os lados desses retângulos são congruentes dois a dois?
- Os ângulos internos deste retângulo medem 90º?
Caso algum grupo construa um quadrado ao invés de um retângulo, não considere a resposta como errada, pois os quadrados são casos particulares de retângulos. Aproveite para levantar, também, discussões com a turma sobre este fato.
Propósito:
Discutir e socializar as dúvidas, erros e sugestões dos estudantes sobre a atividade realizada.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Faça uma leitura junto com a turma da informação presente no slide.
É importante que os alunos reconheçam que cada figura geométrica consiste em um elemento único, com propriedades distintas. Isso contribuirá para que eles não observem mais somente as figuras de maneira empírica, mas que abstraiam suas propriedades, estabelecendo relações entre as medidas e quantidades de lados, ângulos e vértices.
Com o uso de algoritmos, essas propriedades se tornam mais evidentes, na medida que a construção de cada figura demanda um passo a passo diferente, ainda que sejam utilizadas as mesmas ferramentas de desenho.
Essas ideias serão de fundamental importância quando os estudantes forem aprender outras formas de se representar uma figura geométrica, como por exemplo, por meio de fluxogramas. Também serão importantes na resolução de problemas que exijam uma observação mais detalhada sobre as propriedades das figuras geométricas.
Propósito:
Consolidar e formalizar o objetivo de aprendizagem da aula.
Materiais de apoio:
Acesse aqui um documento da Universidade de Lisboa sobre os polígonos e suas caractetísticas.
O tópico 4 desta dissertação, escrita por Kelisson Ferreira de Lima, do Programa de PósGraduação em Matemática do Departamento de Matemática da PUC-Rio, apresenta alguns procedimentos para a construção de polígonos regulares usando a régua e o compasso. Para maior entendimento, recomendamos uma leitura completa do material, que contém todas os conceitos utilizados pelo autor.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia com a turma a informação do slide, perguntando também outras coisas que eles aprenderam na aula e que gostariam de socializar com os colegas.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 10 e 11)
Orientações:
Solicite que os estudantes, individualmente, respondam a atividade presente nos slides 10 e 11.
Durante a atividade, todos deverão usar os materiais destacados em cada caso.
Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.
Propósito:
Consolidar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês modificariam algum passo nos procedimentos apresentados? Qual (is)?
- É possível escrever esses passos de maneira mais clara? De que forma?
Materiais complementares:
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uj8k4Vf4vDeTeztBKTHGxMrQmZ8zu8NuYfKS5Bj3dNMaVHcTtAccRE9cbsvK/atividade-complementar-mat6-27geo01.pdf