16217
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes formas de construção de um retângulo

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Diferentes formas de construção de um retângulo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Trabalhar as diferentes formas de construção de figuras geométricas;
  • Criar e executar passos para a construção de figuras geométricas utilizando diferentes instrumentos;
  • Reconhecer as figuras geométricas como objetos dotados de características específicas;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Discuta com a turma sobre as perguntas contidas no slide.

Propósito:

Retomar com os estudantes algumas características dos retângulos.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre um quadrado e um retângulo?
  • Todo quadrado é retângulo?
  • Todo retângulo é quadrado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes se organizem em pequenos grupos de três a quatro componentes.

Indique para cada grupo os materiais que deverão ser colocados na mesa e que serão compartilhados com os colegas dos outros grupos posteriormente. Também entregue para os grupos as folhas de registros e folhas em branco para que possam fazer os desenhos. Um dos grupos deverá receber formas geométricas recortadas que formam um retângulo, quando encaixadas corretamente.

Você pode sugerir a seguinte organização:

  • Grupo 1: utilizará apenas régua e compasso
  • Grupo 2: utilizará apenas régua e transferidor
  • Grupo 3: utilizará apenas régua e um par de esquadros
  • Grupo 4: utilizará apenas um par de esquadros e um compasso
  • Grupo 5: utilizará as formas geométricas

Faça a leitura do slide 4 com a turma, e solicite que façam o que foi proposto.

Enquanto os alunos tentam fazer as construções, circule pela sala verificando se há alguma dúvida ou dificuldade em construir os retângulos. Caso haja dificuldades, você pode consultar o guia de intervenções para fazer perguntas que levem os alunos a refletirem.

Logo depois, leia o slide 5 e solicite que cada grupo se desloque para o lugar do que estava ao seu lado, tentando construir o retângulo com os materiais dispostos. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário, ou até todos os grupos fazerem todas as propostas de construção.

Propósito:

Fazer com que os alunos reconheçam que que uma forma geométrica pode ser construída a partir de diferentes ferramentas e procedimentos.

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TUym2v9KpWzDXS3SsZ7u6qqpajZkDZ7QnuHu5YADE4sBCj5QfPJmYUjT2sP/atividade-principal-mat6-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes se organizem em pequenos grupos de três a quatro componentes.

Indique para cada grupo os materiais que deverão ser colocados na mesa e que serão compartilhados com os colegas dos outros grupos posteriormente. Também entregue para os grupos as folhas de registros e folhas em branco para que possam fazer os desenhos. Um dos grupos deverá receber formas geométricas recortadas que formam um retângulo, quando encaixadas corretamente.

Você pode sugerir a seguinte organização:

  • Grupo 1: utilizará apenas régua e compasso
  • Grupo 2: utilizará apenas régua e transferidor
  • Grupo 3: utilizará apenas régua e um par de esquadros
  • Grupo 4: utilizará apenas um par de esquadros e um compasso
  • Grupo 5: utilizará as formas geométricas

Faça a leitura do slide 4 com a turma, e solicite que façam o que foi proposto.

Enquanto os alunos tentam fazer as construções, circule pela sala verificando se há alguma dúvida ou dificuldade em construir os retângulos. Caso haja dificuldades, você pode consultar o guia de intervenções para fazer perguntas que levem os alunos a refletirem.

Logo depois, leia o slide 5 e solicite que cada grupo se desloque para o lugar do que estava ao seu lado, tentando construir o retângulo com os materiais dispostos. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário, ou até todos os grupos fazerem todas as propostas de construção.

Propósito:

Fazer com que os alunos reconheçam que que uma forma geométrica pode ser construída a partir de diferentes ferramentas e procedimentos.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Converse com a turma, solicitando que apresentem as dificuldades que sentiram ao construir os retângulos, seja sozinhos, ou seguindo os passos dos grupos anteriores.

Pergunte também se algum grupo discorda dos procedimentos escritos pelos outros grupos e que apresentem os motivos. Você pode também discutir com a turma outros procedimentos para a construção dos retângulos.

Caso hajam erros nas construções, faça perguntas direcionadas para a turma, como por exemplo:

  • Vocês concordam que esses passos levam à construção de um retângulo?
  • Os lados desses retângulos são congruentes dois a dois?
  • Os ângulos internos deste retângulo medem 90º?

Caso algum grupo construa um quadrado ao invés de um retângulo, não considere a resposta como errada, pois os quadrados são casos particulares de retângulos. Aproveite para levantar, também, discussões com a turma sobre este fato.

Propósito:

Discutir e socializar as dúvidas, erros e sugestões dos estudantes sobre a atividade realizada.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aBAqzqykXhjaZ9FfVWVyzfcFPzrtekusJU5e86993cmMdUuemv97R9dWgF4j/guia-de-intervencao-mat6-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Converse com a turma, solicitando que apresentem as dificuldades que sentiram ao construir os retângulos, seja sozinhos, ou seguindo os passos dos grupos anteriores.

Pergunte também se algum grupo discorda dos procedimentos escritos pelos outros grupos e que apresentem os motivos. Você pode também discutir com a turma outros procedimentos para a construção dos retângulos.

Caso hajam erros nas construções, faça perguntas direcionadas para a turma, como por exemplo:

  • Vocês concordam que esses passos levam à construção de um retângulo?
  • Os lados desses retângulos são congruentes dois a dois?
  • Os ângulos internos deste retângulo medem 90º?

Caso algum grupo construa um quadrado ao invés de um retângulo, não considere a resposta como errada, pois os quadrados são casos particulares de retângulos. Aproveite para levantar, também, discussões com a turma sobre este fato.

Propósito:

Discutir e socializar as dúvidas, erros e sugestões dos estudantes sobre a atividade realizada.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Faça uma leitura junto com a turma da informação presente no slide.

É importante que os alunos reconheçam que cada figura geométrica consiste em um elemento único, com propriedades distintas. Isso contribuirá para que eles não observem mais somente as figuras de maneira empírica, mas que abstraiam suas propriedades, estabelecendo relações entre as medidas e quantidades de lados, ângulos e vértices.

Com o uso de algoritmos, essas propriedades se tornam mais evidentes, na medida que a construção de cada figura demanda um passo a passo diferente, ainda que sejam utilizadas as mesmas ferramentas de desenho.

Essas ideias serão de fundamental importância quando os estudantes forem aprender outras formas de se representar uma figura geométrica, como por exemplo, por meio de fluxogramas. Também serão importantes na resolução de problemas que exijam uma observação mais detalhada sobre as propriedades das figuras geométricas.

Propósito:

Consolidar e formalizar o objetivo de aprendizagem da aula.

Materiais de apoio:

Acesse aqui um documento da Universidade de Lisboa sobre os polígonos e suas caractetísticas.

O tópico 4 desta dissertação, escrita por Kelisson Ferreira de Lima, do Programa de PósGraduação em Matemática do Departamento de Matemática da PUC-Rio, apresenta alguns procedimentos para a construção de polígonos regulares usando a régua e o compasso. Para maior entendimento, recomendamos uma leitura completa do material, que contém todas os conceitos utilizados pelo autor.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia com a turma a informação do slide, perguntando também outras coisas que eles aprenderam na aula e que gostariam de socializar com os colegas.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 10 e 11)

Orientações:

Solicite que os estudantes, individualmente, respondam a atividade presente nos slides 10 e 11.

Durante a atividade, todos deverão usar os materiais destacados em cada caso.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês modificariam algum passo nos procedimentos apresentados? Qual (is)?
  • É possível escrever esses passos de maneira mais clara? De que forma?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bvh6ut99kgHTa4N4eWQZVMadSEGyzDPq7WUR62huPVzmTgkzWSsyaTgcQhxr/atividade-raio-x-mat6-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 10 e 11)

Orientações:

Solicite que os estudantes, individualmente, respondam a atividade presente nos slides 10 e 11.

Durante a atividade, todos deverão usar os materiais destacados em cada caso.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês modificariam algum passo nos procedimentos apresentados? Qual (is)?
  • É possível escrever esses passos de maneira mais clara? De que forma?

Materiais complementares:

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uj8k4Vf4vDeTeztBKTHGxMrQmZ8zu8NuYfKS5Bj3dNMaVHcTtAccRE9cbsvK/atividade-complementar-mat6-27geo01.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Trabalhar as diferentes formas de construção de figuras geométricas;
  • Criar e executar passos para a construção de figuras geométricas utilizando diferentes instrumentos;
  • Reconhecer as figuras geométricas como objetos dotados de características específicas;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Discuta com a turma sobre as perguntas contidas no slide.

Propósito:

Retomar com os estudantes algumas características dos retângulos.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre um quadrado e um retângulo?
  • Todo quadrado é retângulo?
  • Todo retângulo é quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes se organizem em pequenos grupos de três a quatro componentes.

Indique para cada grupo os materiais que deverão ser colocados na mesa e que serão compartilhados com os colegas dos outros grupos posteriormente. Também entregue para os grupos as folhas de registros e folhas em branco para que possam fazer os desenhos. Um dos grupos deverá receber formas geométricas recortadas que formam um retângulo, quando encaixadas corretamente.

Você pode sugerir a seguinte organização:

  • Grupo 1: utilizará apenas régua e compasso
  • Grupo 2: utilizará apenas régua e transferidor
  • Grupo 3: utilizará apenas régua e um par de esquadros
  • Grupo 4: utilizará apenas um par de esquadros e um compasso
  • Grupo 5: utilizará as formas geométricas

Faça a leitura do slide 4 com a turma, e solicite que façam o que foi proposto.

Enquanto os alunos tentam fazer as construções, circule pela sala verificando se há alguma dúvida ou dificuldade em construir os retângulos. Caso haja dificuldades, você pode consultar o guia de intervenções para fazer perguntas que levem os alunos a refletirem.

Logo depois, leia o slide 5 e solicite que cada grupo se desloque para o lugar do que estava ao seu lado, tentando construir o retângulo com os materiais dispostos. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário, ou até todos os grupos fazerem todas as propostas de construção.

Propósito:

Fazer com que os alunos reconheçam que que uma forma geométrica pode ser construída a partir de diferentes ferramentas e procedimentos.

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TUym2v9KpWzDXS3SsZ7u6qqpajZkDZ7QnuHu5YADE4sBCj5QfPJmYUjT2sP/atividade-principal-mat6-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que os estudantes se organizem em pequenos grupos de três a quatro componentes.

Indique para cada grupo os materiais que deverão ser colocados na mesa e que serão compartilhados com os colegas dos outros grupos posteriormente. Também entregue para os grupos as folhas de registros e folhas em branco para que possam fazer os desenhos. Um dos grupos deverá receber formas geométricas recortadas que formam um retângulo, quando encaixadas corretamente.

Você pode sugerir a seguinte organização:

  • Grupo 1: utilizará apenas régua e compasso
  • Grupo 2: utilizará apenas régua e transferidor
  • Grupo 3: utilizará apenas régua e um par de esquadros
  • Grupo 4: utilizará apenas um par de esquadros e um compasso
  • Grupo 5: utilizará as formas geométricas

Faça a leitura do slide 4 com a turma, e solicite que façam o que foi proposto.

Enquanto os alunos tentam fazer as construções, circule pela sala verificando se há alguma dúvida ou dificuldade em construir os retângulos. Caso haja dificuldades, você pode consultar o guia de intervenções para fazer perguntas que levem os alunos a refletirem.

Logo depois, leia o slide 5 e solicite que cada grupo se desloque para o lugar do que estava ao seu lado, tentando construir o retângulo com os materiais dispostos. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário, ou até todos os grupos fazerem todas as propostas de construção.

Propósito:

Fazer com que os alunos reconheçam que que uma forma geométrica pode ser construída a partir de diferentes ferramentas e procedimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Converse com a turma, solicitando que apresentem as dificuldades que sentiram ao construir os retângulos, seja sozinhos, ou seguindo os passos dos grupos anteriores.

Pergunte também se algum grupo discorda dos procedimentos escritos pelos outros grupos e que apresentem os motivos. Você pode também discutir com a turma outros procedimentos para a construção dos retângulos.

Caso hajam erros nas construções, faça perguntas direcionadas para a turma, como por exemplo:

  • Vocês concordam que esses passos levam à construção de um retângulo?
  • Os lados desses retângulos são congruentes dois a dois?
  • Os ângulos internos deste retângulo medem 90º?

Caso algum grupo construa um quadrado ao invés de um retângulo, não considere a resposta como errada, pois os quadrados são casos particulares de retângulos. Aproveite para levantar, também, discussões com a turma sobre este fato.

Propósito:

Discutir e socializar as dúvidas, erros e sugestões dos estudantes sobre a atividade realizada.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aBAqzqykXhjaZ9FfVWVyzfcFPzrtekusJU5e86993cmMdUuemv97R9dWgF4j/guia-de-intervencao-mat6-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)

Orientações:

Converse com a turma, solicitando que apresentem as dificuldades que sentiram ao construir os retângulos, seja sozinhos, ou seguindo os passos dos grupos anteriores.

Pergunte também se algum grupo discorda dos procedimentos escritos pelos outros grupos e que apresentem os motivos. Você pode também discutir com a turma outros procedimentos para a construção dos retângulos.

Caso hajam erros nas construções, faça perguntas direcionadas para a turma, como por exemplo:

  • Vocês concordam que esses passos levam à construção de um retângulo?
  • Os lados desses retângulos são congruentes dois a dois?
  • Os ângulos internos deste retângulo medem 90º?

Caso algum grupo construa um quadrado ao invés de um retângulo, não considere a resposta como errada, pois os quadrados são casos particulares de retângulos. Aproveite para levantar, também, discussões com a turma sobre este fato.

Propósito:

Discutir e socializar as dúvidas, erros e sugestões dos estudantes sobre a atividade realizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Faça uma leitura junto com a turma da informação presente no slide.

É importante que os alunos reconheçam que cada figura geométrica consiste em um elemento único, com propriedades distintas. Isso contribuirá para que eles não observem mais somente as figuras de maneira empírica, mas que abstraiam suas propriedades, estabelecendo relações entre as medidas e quantidades de lados, ângulos e vértices.

Com o uso de algoritmos, essas propriedades se tornam mais evidentes, na medida que a construção de cada figura demanda um passo a passo diferente, ainda que sejam utilizadas as mesmas ferramentas de desenho.

Essas ideias serão de fundamental importância quando os estudantes forem aprender outras formas de se representar uma figura geométrica, como por exemplo, por meio de fluxogramas. Também serão importantes na resolução de problemas que exijam uma observação mais detalhada sobre as propriedades das figuras geométricas.

Propósito:

Consolidar e formalizar o objetivo de aprendizagem da aula.

Materiais de apoio:

Acesse aqui um documento da Universidade de Lisboa sobre os polígonos e suas caractetísticas.

O tópico 4 desta dissertação, escrita por Kelisson Ferreira de Lima, do Programa de PósGraduação em Matemática do Departamento de Matemática da PUC-Rio, apresenta alguns procedimentos para a construção de polígonos regulares usando a régua e o compasso. Para maior entendimento, recomendamos uma leitura completa do material, que contém todas os conceitos utilizados pelo autor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia com a turma a informação do slide, perguntando também outras coisas que eles aprenderam na aula e que gostariam de socializar com os colegas.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 10 e 11)

Orientações:

Solicite que os estudantes, individualmente, respondam a atividade presente nos slides 10 e 11.

Durante a atividade, todos deverão usar os materiais destacados em cada caso.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês modificariam algum passo nos procedimentos apresentados? Qual (is)?
  • É possível escrever esses passos de maneira mais clara? De que forma?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bvh6ut99kgHTa4N4eWQZVMadSEGyzDPq7WUR62huPVzmTgkzWSsyaTgcQhxr/atividade-raio-x-mat6-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SPERFmCAft6KksFvpDYUQxDT6zGErckantJFftaserxfxaHUbGD3B2MZDss2/resolucao-das-atividades-mat6-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 10 e 11)

Orientações:

Solicite que os estudantes, individualmente, respondam a atividade presente nos slides 10 e 11.

Durante a atividade, todos deverão usar os materiais destacados em cada caso.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês modificariam algum passo nos procedimentos apresentados? Qual (is)?
  • É possível escrever esses passos de maneira mais clara? De que forma?

Materiais complementares:

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uj8k4Vf4vDeTeztBKTHGxMrQmZ8zu8NuYfKS5Bj3dNMaVHcTtAccRE9cbsvK/atividade-complementar-mat6-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano