Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar as diferentes interpretações sobre os povos indígenas após a chegada dos portugueses e seus reflexos para o Brasil de hoje. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o vídeo da série “Índios no Brasil - Episódio 1- Quem são eles?”.
Os alunos devem observá-lo e refletir:
- Quem são as populações indígenas do Brasil?
- Todos os povos indígenas do Brasil são iguais?
- Os povos indígenas sofrem preconceito?
- O que você achou mais interessante no vídeo?
Outra opção é utilizar os trechos “Quem são?” e “Povos indígenas” do texto disponível aqui.
Problematização
Disponibilize os dois mapas do Brasil. Eles devem analisar e registrar no caderno:
- O que eles têm de diferente?
- Eles foram feitos na mesma época?
- Em que ano/período você acha que eles foram elaborados?
Disponibilize a carta de Pero Vaz de Caminha. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Essa carta está relacionada a qual dos mapas? Por quê?
- Você acha que esta carta tem uma visão diferente da que as pessoas do vídeo têm sobre os indígenas?
Caso tenha optado por usar o texto em lugar do vídeo na Contextualização, questione:
- Você acha que esta carta tem uma visão diferente em relação às percepções que a maioria dos brasileiros têm sobre os indígenas?
Incentive a interação entre os alunos, a respeito das reflexões nesta etapa. É interessante que você os convide a participar da construção de uma nuvem de palavras virtual, na qual mencionem os termos mais comuns que escutam a respeito dos indígenas (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Sistematização
Após realizarem o painel de conclusões no caderno, proponha que desenvolvam uma campanha de conscientização sobre a importância de se conhecer a História indígena. Dê algumas opções de como podem organizá-la :
- Produção de texto: boletins informativos, relatos, reportagem.
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo (caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi - veja como usá-lo aqui) ou sites gratuitos (Loom - veja como usá-lo aqui).
É interessante que criem uma hashtag que represente a campanha (veja como usá-las aqui). Os alunos devem compartilhar os trabalhos com os colegas por meio do Whatsapp ou de um mural virtual colaborativo, o Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os indígenas no Brasil atual? Recomende que leiam o artigo: FREIRE, J.R. Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. 22 abr. 2002. Disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS6_08UND01
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes