16209
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Luzia e o povoamento da América

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Luzia e o povoamento da América

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Paintbrush, Editor de imagens do celular, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é Identificar o povo de Lagoa Santa e as teorias de povoamento da América relacionadas a ele.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem com pessoas de diferentes povos. Os alunos devem observar e refletir:
- O que há de semelhante e diferente entre estas pessoas?
- Qual delas se parece mais com os atuais indígenas da América?

Problematização
Disponibilize a imagem da reconstituição facial de Luzia. Os alunos devem observá-la e analisar:
- Como é a aparência de Luzia?
- Com base em que o os cientistas chegaram a esta aparência?
- Ela mais se assemelha  a qual das pessoas apresentadas no início da aula? Por que?

Disponibilize o mapa “Populações nativas e Luzia”. Eles devem observar:
- Qual seria um caminho possível para que pessoas negróides como Luzia chegassem à América?

Incentive que anotem as conclusões e as compartilhem com os colegas, por meio de troca de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja aqui como usá-lo - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Oriente-os a retomarem as hipóteses de caminho dos primeiros negróides para chegar à América. Solicite que desenhem-nas no mapa. Eles devem elaborar uma legenda, explicando, com base nas informações da aula, como chegaram a esta hipótese.
Opção 1: Podem desenhar um esboço do mapa, sem muitos detalhes.
Opção 2: Podem imprimir o mapa ou trabalhar com sua versão digital, utilizando o Paintbrush (veja aqui como usá-lo) ou Editor de imagens do celular para traçar as rotas.
Opção 3: Podem utilizar um mural virtual colaborativo, o Padlet (design de Mapas) é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).

O Padlet pode ser usado tanto para os trabalhos individuais, quanto para expor as conclusões do conjuntos da turma, utilizando os comentários.

Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os primeiros humanos nas terras do atual Brasil? Assistam a reportagem do Fantástico que mostra a reconstituição facial de Luzia e as teorias para o povoamento da América: A jornada da vida – O Brasil antes do descobrimento. Fonte: Rede Globo de Televisão (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_06UND02

(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas