Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter, Paintbrush, Editor de imagens do celular, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é levantar hipóteses sobre o povoamento da América.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos as imagens “Inuíte com arco” e “Inuíte esperando focas”. Solicite que as observem e reflitam:
- Como são as pessoas na imagem?
- O que elas estão fazendo?
- Como é o ambiente em que elas vivem?
- Como será que as pessoas viviam nesse ambiente durante a pré-história?
Para compreender mais sobre as práticas do povo Inuíte, indique o vídeo: “Na escola, biomas - Território Inuíte” (disponível aqui).
Problematização
Disponibilize a imagem “Pontas de projéteis de Clóvis”. Os alunos devem observá-la e analisar:
- Como estes objetos foram feitos?
- Quais seriam os seus possíveis usos?
Para compreender mais sobre as “Pontas de Clóvis” indique a leitura: “Pontas Clovis podem ter sido usadas como canivetes”. Arqueologia e Pré-História, 12/09/2013 (disponível aqui).
Disponibilize o mapa “Vestígios líticos da América”. Os alunos devem observar:
- Em quais pontos foram encontrados vestígios líticos semelhantes as Pontas de Clóvis?
- Qual é a datação do mais antigo ao mais recente?
- Observando os pontos em que foram encontrados, qual seria um possível caminho dos seus usuários para chegar a América?
Incentive que expressem as conclusões com os colegas por meio de troca de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participando em videoconferência.
Sistematização
Oriente-os a retomarem as hipóteses de caminho dos primeiros humanos para chegarem à América, e solicite que desenhem no mapa. Eles devem elaborar uma legenda, explicando, com base nas informações da aula, como chegaram a esta hipótese.
Opção 1: Caso não possam imprimir, podem desenhar um esboço dos mapas, sem muitos detalhes.
Opção 2: Podem imprimir o mapa ou trabalhar com a versão digital, utilizando o Paintbrush (veja aqui como usá-lo) ou Editor de imagens do celular para traçar as rotas.
Opção 3: Podem utilizar um mural virtual colaborativo, o Padlet (design de Mapas) é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre as pesquisas quanto aos primeiros seres humanos na América? Assistam a reportagem: “Grupo de pesquisadores estudam como o homem chegou às Américas”. TV Brasil, 09/11/2018 (disponível aqui).
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS6_06UND01
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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