10214
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Consumo de água - medidas de volume

Plano de aula de Matemática com atividades para o 7º ano do Fundamental sobre unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar um consumo consciente da água por meio de unidade de medidas.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. (Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Material de apoio e referencial teórico

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.

Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
  • Qual etapa foi mais complicada de resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.

Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
  • Qual etapa foi mais complicada de resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Professor, relembre com seus alunos o que são “Grandezas Diretamente Proporcionais” clicando aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida na utilização dos recursos hídricos essenciais para nossa sobrevivência.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a água no contexto regional e global.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre volume e capacidade. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Discuta com a turma:

  • Qual parte eles acharam mais fácil?
  • Que outros sólidos geométricos seriam possíveis calcular seu volume?
  • Seria possível calcular o volume da sala de aula?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar um consumo consciente da água por meio de unidade de medidas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. (Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Material de apoio e referencial teórico

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.

Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.

Discuta com a turma:

  • Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
  • Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
  • O que acontece quando realizamos desperdício?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.

Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
  • Qual etapa foi mais complicada de resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.

Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
  • Qual etapa foi mais complicada de resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Professor, relembre com seus alunos o que são “Grandezas Diretamente Proporcionais” clicando aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida na utilização dos recursos hídricos essenciais para nossa sobrevivência.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a água no contexto regional e global.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre volume e capacidade. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Discuta com a turma:

  • Qual parte eles acharam mais fácil?
  • Que outros sólidos geométricos seriam possíveis calcular seu volume?
  • Seria possível calcular o volume da sala de aula?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano