Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Conceito-chave
Unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- internet para apresentação de vídeos (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar um consumo consciente da água por meio de unidade de medidas.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. (Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.
Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.
Discuta com a turma:
- Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
- Qual etapa foi mais complicada de resolver?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.
Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.
Discuta com a turma:
- Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
- Qual etapa foi mais complicada de resolver?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Professor, relembre com seus alunos o que são “Grandezas Diretamente Proporcionais” clicando aqui.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida na utilização dos recursos hídricos essenciais para nossa sobrevivência.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a água no contexto regional e global.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre volume e capacidade. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Discuta com a turma:
- Qual parte eles acharam mais fácil?
- Que outros sólidos geométricos seriam possíveis calcular seu volume?
- Seria possível calcular o volume da sala de aula?
Materiais complementares para impressão: