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Plano de aula - Os Museus e as Teorias de Povoamento da América

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Os Museus e as Teorias de Povoamento da América

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas de papel pardo e flip chart, cópias impressas do texto, cópias impressas das imagens, projetor.

Material complementar:

Trecho da reportagem: O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FT9b4W9wsUhn5vYRn2whZUWXpxuW36MK5rBQcaTjymS5cZdC46rZXjYpF8jA/his6-04und03-trecho-da-reportagem-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.pdf

Imagem 1: Mona Lisa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2wr3hQW7RVHQFhXjSq45eMDgmbFDR3nUykmrKaBXVKYrMECx9YV74gXYYhzK/his6-04und03-imagem-1-mona-lisa.pdf

Imagem 2: Ponta de Projétil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hPpcX3SDAvNYApw8BhXedm88SYMzDRWj6RKEa9hsTgc3qYq2Jf3GU9sxHHfD/his6-04und03-imagem-2-ponta-de-projetil.pdf

Imagem 3: Tutanchamun Maske

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNupFV6M7hs7XT3bEY6KtKtaCzztNk4cU9fHC4769FYBuSq3duwTzbe8YzsT/his6-04und03-imagem-3-tutanchamun-maske.pdf

Apesar deste plano de aula envolver aspectos sobre o Povoamento da América, o objetivo desta aula está centrado na construção, entre os alunos, da compreensão acerca da atividade museológica como protetora e disseminadora do conhecimento construído pelos pesquisadores do passado humano: historiadores, arqueólogos, egiptólogos etc. Procure direcionar os estudos para que, ao final da aula, os alunos compreendam que os museus possuem um papel fundamental na organização da cultura material para a preservação da memória dos povos, para a continuidade das pesquisas e para a divulgação do saber, e que todo o conhecimento construído a respeito da chegada dos primeiros seres humanos ao continente americano permanece ligado ao trabalho desenvolvido por estas instituições.

Para você saber mais:

Sobre o contexto histórico da Mona Lisa:

Professor explica contexto histórico da Monalisa. G1 Pernambuco, 2013 (05m02s). Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/professor-explica-contexto-historico-da-monalisa/2955483/>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre matérias-primas rochosas utilizadas por grupos pré-históricos:

SANTOS, Marcos César Pereira; COSTA, Juliano Gordo; CAMPOS, Juliano Bitencourt. Escolhas de Matérias-primas Rochosas por Grupos Pré-históricos: Caçadores-coletores na Microbacia do Rio da Pedra. Jacinto Machado/Santa Catarina. Cadernos do Lepaarq. Vol. XIII, nº 23, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/3634/4071>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre aspectos da expedição ao túmulo de Tutancâmon:

ALTMAN, Max. 1922: a tumba de Tutancâmon. Opera Mundi. Disponível em: <https://operamundi.uol.com.br/historia/1846/hoje-na-historia-1922-descoberta-a-tumba-de-tutancamon>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre definições e tipologias de museus:

O que é Museu? definições e tipologias. UNIFAL. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/sites/default/files/museumpunifal/eventos/VI-semana-nacional-de-museus/Curso-introducao-museus/AULA%2001%20-%20O%20QUE%20E%20MUSEU%20E%20TIPOLOGIA%20DE%20MUSEUS.pdf>. Acesso em: 04 dez 2018.

Sobre aspectos da história do Museu Nacional:

ALMEIDA, Allison. Museu Nacional celebra 200 anos. Cienc. Cult., São Paulo, v.70, n. 3, p. 62-64, July 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252018000300017&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 dez 2018.

Sobre dicas para visitar um museu:

TESTONI, Marcelo e GERMANO, Felipe. Como Visitar um Museu. Cultura. Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/como-visitar-um-museu/>. Acesso em 06 dez 2018.

Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):

Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 06 dez 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera-se que todos os alunos compreendam a importância social dos museus, suas contribuições para o mundo da pesquisa e que consigam associar, também, a função destas instituições à construção e divulgação das teorias de povoamento do continente americano na Pré-história. Procure não antecipar detalhes sobre a funcionalidade das atividades museológicas e nem explicar como se dão as suas relações com as teorias sobre a chegada dos seres humanos à América. Toda essa construção de conhecimentos, incluindo organização e associação de ideias, deve partir do aluno, por meio de uma postura investigativa.

Para você saber mais:

Sobre definições e tipologias de museus:

O que é Museu? definições e tipologias. UNIFAL. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/sites/default/files/museumpunifal/eventos/VI-semana-nacional-de-museus/Curso-introducao-museus/AULA%2001%20-%20O%20QUE%20E%20MUSEU%20E%20TIPOLOGIA%20DE%20MUSEUS.pdf>. Acesso em: 04 dez 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa de contextualização é importante trabalhar o despertar da postura investigativa dos alunos. As atividades levarão em consideração a observação, o resultado das discussões, a postura reflexiva e o conhecimento de mundo que os estudantes já possuem. Para que esta construção seja significativa, é importante que você não antecipe informações aos alunos, permitindo que toda a descoberta seja fruto de um trabalho de investigação, reflexão e interação.

Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e que observem atentamente as imagens apresentadas. Para tanto, imprima ou projete as imagens:

Imagem 1- Mona Lisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2wr3hQW7RVHQFhXjSq45eMDgmbFDR3nUykmrKaBXVKYrMECx9YV74gXYYhzK/his6-04und03-imagem-1-mona-lisa.pdf

Imagem 2 - Ponta de Projétil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hPpcX3SDAvNYApw8BhXedm88SYMzDRWj6RKEa9hsTgc3qYq2Jf3GU9sxHHfD/his6-04und03-imagem-2-ponta-de-projetil.pdf

Imagem 3 - Tutanchamun Maske: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNupFV6M7hs7XT3bEY6KtKtaCzztNk4cU9fHC4769FYBuSq3duwTzbe8YzsT/his6-04und03-imagem-3-tutanchamun-maske.pdf

Em seguida, apresente aos alunos as duas questões para contextualização, projetando-as, escrevendo-as no quadro ou lendo-as para os alunos. Peça para que discutam com os colegas do trio sobre as possíveis respostas para as duas questões, apresentando opiniões ao grupo e ouvindo o entendimento dos colegas acerca dos questionamentos.

Durante a apresentação das imagens, procure não ler os textos das legendas e nem ressaltar este aspecto da projeção/impressão. Permita que o aluno tome esta iniciativa, buscando utilizar as informações das legendas para responder a pergunta 1. Desta forma, o estudante estará iniciando o exercício da postura crítica e investigativa que se espera dele durante toda esta aula.

Duas das três imagens apresentadas, tratam-se de itens histórico-artísticos muito conhecidos e frequentemente veiculados em órgãos midiáticos especializados ou não especializados (imagem 1 -Mona Lisa e imagem 3 - Máscara Mortuária de Tutancâmon). A imagem 2 - Ponta de Projétil é menos conhecida, porém de fundamental importância para os estudos arqueológicos sobre o povoamento da América. Para fomentar as discussões, questione os alunos sobre a importância dos objetos. Caso afirmem que os dois objetos mais conhecidos possuem maior relevância, questione-os sobre qual dos três objetos pode colaborar mais para a construção do conhecimento acerca do modo de vida dos seres humanos pré-históricos e sua chegada no continente americano.

A expectativa, após os questionamentos do professor e as discussões entre os colegas, é que os alunos consigam não somente identificar os objetos fotografados e reconhecer sua relevância, mas que também concluam que itens tão importantes estejam preservados em ambientes adequados (museus). É muito provável que os alunos, por seu conhecimento de mundo, consigam, rapidamente, apresentar ao professor o termo “museu”, como a instituição responsável pelo acondicionamento dos objetos apresentados. Caso isso ocorra, questione-os sobre o porquê dos museus possuírem importância social.

Escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma suas respostas para as duas perguntas propostas. Em seguida, projete no quadro ou escreva em uma folha de papel pardo (ou material similar) a palavra “museu” de forma centralizada, propondo uma brainstorming (tempestade de ideias). Solicite aos alunos da turma que falem tudo o que pensam a respeito dos museus: o que são, qual é sua importância social, quais são suas funcionalidades etc. Se demonstrarem dificuldades para apresentar ideias, lembre-os de pensar em tudo o que discutiram nos trios a respeito das imagens e das questões. Em volta da palavra “museu”, registre tudo o que os alunos falarem a respeito do que pensam sobre este tipo de instituição e mantenha estes registros até o final da aula, para que na última etapa, ao sistematizar os conhecimentos, possam perceber a evolução de seu aprendizado.

Para você saber mais: Caso julgue necessário conhecer um pouco mais sobre aspectos relacionados aos objetos fotografados, seguem três links. Porém, lembre-se de evitar que estes assuntos sejam abordados junto aos alunos nesta aula. Procure aproveitar todo o tempo para direcionar os estudos ao objetivo deste plano.

Sobre o contexto histórico da Mona Lisa:

Professor explica contexto histórico da Monalisa. G1 Pernambuco, 2013 (05m02s). Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/professor-explica-contexto-historico-da-monalisa/2955483/>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre matérias-primas rochosas utilizadas por grupos pré-históricos:

SANTOS, Marcos César Pereira; COSTA, Juliano Gordo; CAMPOS, Juliano Bitencourt. Escolhas de Matérias-primas Rochosas por Grupos Pré-históricos: Caçadores-coletores na Microbacia do Rio da Pedra. Jacinto Machado/Santa Catarina. Cadernos do Lepaarq. Vol. XIII, nº 23, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/3634/4071>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre aspectos da expedição ao túmulo de Tutancâmon:

ALTMAN, Max. 1922: a tumba de Tutancâmon. Opera Mundi. Disponível em: <https://operamundi.uol.com.br/historia/1846/hoje-na-historia-1922-descoberta-a-tumba-de-tutancamon>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):

Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 06 dez 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem 1 - Mona Lisa. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2wr3hQW7RVHQFhXjSq45eMDgmbFDR3nUykmrKaBXVKYrMECx9YV74gXYYhzK/his6-04und03-imagem-1-mona-lisa.pdf

Se optar pela projeção das imagens, apresente os slides pausadamente para que os alunos possam observar as imagens e ler suas respectivas legendas. Caso julgue necessário, repita a apresentação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem 2 - Ponta de Projétil. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hPpcX3SDAvNYApw8BhXedm88SYMzDRWj6RKEa9hsTgc3qYq2Jf3GU9sxHHfD/his6-04und03-imagem-2-ponta-de-projetil.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem 3 - Tutanchamun Maske. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNupFV6M7hs7XT3bEY6KtKtaCzztNk4cU9fHC4769FYBuSq3duwTzbe8YzsT/his6-04und03-imagem-3-tutanchamun-maske.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático. Uma alternativa interessante é utilizar uma folha de papel pardo (ou material similar) para elaborar este esquema e fixá-lo em uma parede da sala, mantendo o resultado da brainstorming (tempestade de ideias) em exposição.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha a leitura do trecho da reportagem: “ O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FT9b4W9wsUhn5vYRn2whZUWXpxuW36MK5rBQcaTjymS5cZdC46rZXjYpF8jA/his6-04und03-trecho-da-reportagem-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.pdf

Após a leitura do texto, proponha aos alunos que cada um procure pensar e responder uma das questões ao colega, ouvido suas considerações sobre a resposta. É importante que todos participem, respondendo uma questão e apresentando considerações sobre as respostas dos colegas acerca das outras duas questões. Desta maneira, as três perguntas passarão pela análise de todos os alunos do grupo. Peça para que um dos alunos registre uma resposta consensual do grupo para cada uma das perguntas.

Durante as discussões dos alunos, procure sensibilizá-los a respeito da destruição do Museu Nacional, questionando-os sobre quem foram as pessoas prejudicadas pela destruição de tantos itens importantes que compunham o acervo da instituição. A fim de estimular a troca de ideias, pergunte aos alunos se conhecem patrimônios públicos na comunidade ou fora dela que foram destruídas totalmente ou parcialmente por acidentes ou por práticas de vandalismo. Indague-os sobre os prejuízos provocados por estas situações. Peça para que pensem em objetos antigos e importantes que são guardados com cuidado pela família e pergunte como seus familiares reagiriam ou se sentiriam, caso os importantes objetos fossem danificados ou destruídos.

Espera-se que, ao responder à questão 1, os alunos consigam compreender a importância dos acervos museológicos para toda a humanidade e que concluam que o incêndio no Museu Nacional significou um grande prejuízo para as pessoas, uma vez que esta destruição comprometeu não apenas a continuidade de muitas pesquisas, como também, a divulgação do conhecimento por meio da cultura material sistematicamente organizada. A expectativa para a questão 2 é que os alunos percebam que a destruição ou os danos causados aos artefatos arqueológicos, sobretudo aos objetos e fósseis humanos pré-históricos (como o crânio de Luzia) mencionados pelo autor da reportagem, comprometem não apenas novas análises dos cientistas sobre os artefatos que contam a história da América, como também prejudicam a divulgação de ideias sobre as teorias arqueológicas a respeito do povoamento do continente.

A expectativa para a questão 3 é que os alunos discutam sobre ideias do grupo para modificar o pensamento da sociedade a respeito dos museus, promovendo atitudes de valorização e preservação em relação as estas instituições. Para fomentar as discussões, pergunte aos alunos se em sua família ou círculo social existe o hábito de frequentar museus ou, ao menos, é comum a manifestação do desejo de visitá-los. Caso a resposta seja negativa, questione os alunos sobre o porquê dessa pouca valorização dos museus entre as pessoas. Caso a resposta seja positiva, questione-os sobre os motivos que seus familiares e/ou amigos apresentam quando decidem visitar as instituições museológicas.

Após as discussões e elaborações das respostas, escolha três alunos de diferentes trios para que apresentem as respostas de seu grupo sobre as três questões propostas, respectivamente.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da história do Museu Nacional:

ALMEIDA, Allison. Museu Nacional celebra 200 anos. Cienc. Cult., São Paulo, v.70, n. 3, p. 62-64, July 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252018000300017&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 dez 2018.

Professor, realizar uma aula de campo, levando os alunos para uma visita ao museu, pode contribuir com o processo de aprendizagem e ser uma experiência muito significativa para os estudantes, desde que a visitação tenha implicação pedagógica e esteja relacionada com o objeto de conhecimento trabalhado em sala de aula. Segue abaixo, um link com dicas para planejar uma experiência produtiva no museu, que podem ser adaptadas à realidade de uma excursão escolar a estas instituições:

Sobre dicas para visitar um museu:

TESTONI, Marcelo; GERMANO, Felipe. Como Visitar um Museu. Cultura. Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/como-visitar-um-museu/>. Acesso em 06 dez 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho da reportagem: “O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FT9b4W9wsUhn5vYRn2whZUWXpxuW36MK5rBQcaTjymS5cZdC46rZXjYpF8jA/his6-04und03-trecho-da-reportagem-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha aos estudantes que discutam com os colegas de seu trio e que elaborem um cartaz, cujo público-alvo seriam pessoas da sociedade brasileira de modo geral. Porém, explique que cada grupo terá de elaborar um cartaz com base no objetivo apresentado pelo professor. Selecione, em seguida, alguns trios para trabalhar com o Objetivo A: “Divulgar a importância dos museus para a sociedade” e alguns trios para trabalhar com o Objetivo B: “Convencer a sociedade a valorizar e a preservar os museus”.

Caso disponha de recurso multimidiático, projete a tabela dos objetivos para os alunos. Do contrário, escreva os objetivos dos dois grupos no quadro para que todos possam ler e tomar ciência do objetivo da mensagem que deverá constar no cartaz que seu trio irá elaborar. Para a elaboração dos cartazes, distribua uma folha de flipchart (ou similar: papel pardo, cartolina, papel 40kg) para cada trio.

Durante a discussão dos alunos, procure questioná-los quanto à relevância dos objetivos propostos, relacionando estes objetivos ao conteúdo da reportagem analisada na etapa anterior da aula. Espera-se que os alunos consigam perceber que os objetivos estão diretamente ligados a uma necessidade da sociedade brasileira, que precisa ser estimulada a valorizar e a preservar as instituições museológicas e cobrar das autoridades medidas de valorização e preservação.

Durante a elaboração dos cartazes, proponha aos alunos que pensem em tudo o que foi abordado na aula e elaborem frases breves, com caráter de sensibilização. Explique que os trabalhos são exemplos hipotéticos de mensagens para toda a sociedade brasileira. Para estimular o pensamento, peça para que se imaginem carregando cartazes em uma passeata em prol dos museus, onde muitas pessoas estariam de passagem e não teriam tempo para ler mensagens longas e complicadas e, por isso, teriam de usufruir ao máximo da oportunidade para divulgar a ideia.

Após a elaboração dos cartazes, peça para que os alunos fixem-nos pela sala e escolha dois alunos de grupos diferentes para explicar porque o conteúdo de seu cartaz atende ao objetivo proposto. Para uma divulgação mais abrangente dos trabalhos realizados, proponha aos alunos que fixem os cartazes pelos corredores da escola.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas de papel pardo e flip chart, cópias impressas do texto, cópias impressas das imagens, projetor.

Material complementar:

Trecho da reportagem: O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FT9b4W9wsUhn5vYRn2whZUWXpxuW36MK5rBQcaTjymS5cZdC46rZXjYpF8jA/his6-04und03-trecho-da-reportagem-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.pdf

Imagem 1: Mona Lisa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2wr3hQW7RVHQFhXjSq45eMDgmbFDR3nUykmrKaBXVKYrMECx9YV74gXYYhzK/his6-04und03-imagem-1-mona-lisa.pdf

Imagem 2: Ponta de Projétil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hPpcX3SDAvNYApw8BhXedm88SYMzDRWj6RKEa9hsTgc3qYq2Jf3GU9sxHHfD/his6-04und03-imagem-2-ponta-de-projetil.pdf

Imagem 3: Tutanchamun Maske

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNupFV6M7hs7XT3bEY6KtKtaCzztNk4cU9fHC4769FYBuSq3duwTzbe8YzsT/his6-04und03-imagem-3-tutanchamun-maske.pdf

Apesar deste plano de aula envolver aspectos sobre o Povoamento da América, o objetivo desta aula está centrado na construção, entre os alunos, da compreensão acerca da atividade museológica como protetora e disseminadora do conhecimento construído pelos pesquisadores do passado humano: historiadores, arqueólogos, egiptólogos etc. Procure direcionar os estudos para que, ao final da aula, os alunos compreendam que os museus possuem um papel fundamental na organização da cultura material para a preservação da memória dos povos, para a continuidade das pesquisas e para a divulgação do saber, e que todo o conhecimento construído a respeito da chegada dos primeiros seres humanos ao continente americano permanece ligado ao trabalho desenvolvido por estas instituições.

Para você saber mais:

Sobre o contexto histórico da Mona Lisa:

Professor explica contexto histórico da Monalisa. G1 Pernambuco, 2013 (05m02s). Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/professor-explica-contexto-historico-da-monalisa/2955483/>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre matérias-primas rochosas utilizadas por grupos pré-históricos:

SANTOS, Marcos César Pereira; COSTA, Juliano Gordo; CAMPOS, Juliano Bitencourt. Escolhas de Matérias-primas Rochosas por Grupos Pré-históricos: Caçadores-coletores na Microbacia do Rio da Pedra. Jacinto Machado/Santa Catarina. Cadernos do Lepaarq. Vol. XIII, nº 23, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/3634/4071>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre aspectos da expedição ao túmulo de Tutancâmon:

ALTMAN, Max. 1922: a tumba de Tutancâmon. Opera Mundi. Disponível em: <https://operamundi.uol.com.br/historia/1846/hoje-na-historia-1922-descoberta-a-tumba-de-tutancamon>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre definições e tipologias de museus:

O que é Museu? definições e tipologias. UNIFAL. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/sites/default/files/museumpunifal/eventos/VI-semana-nacional-de-museus/Curso-introducao-museus/AULA%2001%20-%20O%20QUE%20E%20MUSEU%20E%20TIPOLOGIA%20DE%20MUSEUS.pdf>. Acesso em: 04 dez 2018.

Sobre aspectos da história do Museu Nacional:

ALMEIDA, Allison. Museu Nacional celebra 200 anos. Cienc. Cult., São Paulo, v.70, n. 3, p. 62-64, July 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252018000300017&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 dez 2018.

Sobre dicas para visitar um museu:

TESTONI, Marcelo e GERMANO, Felipe. Como Visitar um Museu. Cultura. Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/como-visitar-um-museu/>. Acesso em 06 dez 2018.

Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):

Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera-se que todos os alunos compreendam a importância social dos museus, suas contribuições para o mundo da pesquisa e que consigam associar, também, a função destas instituições à construção e divulgação das teorias de povoamento do continente americano na Pré-história. Procure não antecipar detalhes sobre a funcionalidade das atividades museológicas e nem explicar como se dão as suas relações com as teorias sobre a chegada dos seres humanos à América. Toda essa construção de conhecimentos, incluindo organização e associação de ideias, deve partir do aluno, por meio de uma postura investigativa.

Para você saber mais:

Sobre definições e tipologias de museus:

O que é Museu? definições e tipologias. UNIFAL. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/sites/default/files/museumpunifal/eventos/VI-semana-nacional-de-museus/Curso-introducao-museus/AULA%2001%20-%20O%20QUE%20E%20MUSEU%20E%20TIPOLOGIA%20DE%20MUSEUS.pdf>. Acesso em: 04 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa de contextualização é importante trabalhar o despertar da postura investigativa dos alunos. As atividades levarão em consideração a observação, o resultado das discussões, a postura reflexiva e o conhecimento de mundo que os estudantes já possuem. Para que esta construção seja significativa, é importante que você não antecipe informações aos alunos, permitindo que toda a descoberta seja fruto de um trabalho de investigação, reflexão e interação.

Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e que observem atentamente as imagens apresentadas. Para tanto, imprima ou projete as imagens:

Imagem 1- Mona Lisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2wr3hQW7RVHQFhXjSq45eMDgmbFDR3nUykmrKaBXVKYrMECx9YV74gXYYhzK/his6-04und03-imagem-1-mona-lisa.pdf

Imagem 2 - Ponta de Projétil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hPpcX3SDAvNYApw8BhXedm88SYMzDRWj6RKEa9hsTgc3qYq2Jf3GU9sxHHfD/his6-04und03-imagem-2-ponta-de-projetil.pdf

Imagem 3 - Tutanchamun Maske: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNupFV6M7hs7XT3bEY6KtKtaCzztNk4cU9fHC4769FYBuSq3duwTzbe8YzsT/his6-04und03-imagem-3-tutanchamun-maske.pdf

Em seguida, apresente aos alunos as duas questões para contextualização, projetando-as, escrevendo-as no quadro ou lendo-as para os alunos. Peça para que discutam com os colegas do trio sobre as possíveis respostas para as duas questões, apresentando opiniões ao grupo e ouvindo o entendimento dos colegas acerca dos questionamentos.

Durante a apresentação das imagens, procure não ler os textos das legendas e nem ressaltar este aspecto da projeção/impressão. Permita que o aluno tome esta iniciativa, buscando utilizar as informações das legendas para responder a pergunta 1. Desta forma, o estudante estará iniciando o exercício da postura crítica e investigativa que se espera dele durante toda esta aula.

Duas das três imagens apresentadas, tratam-se de itens histórico-artísticos muito conhecidos e frequentemente veiculados em órgãos midiáticos especializados ou não especializados (imagem 1 -Mona Lisa e imagem 3 - Máscara Mortuária de Tutancâmon). A imagem 2 - Ponta de Projétil é menos conhecida, porém de fundamental importância para os estudos arqueológicos sobre o povoamento da América. Para fomentar as discussões, questione os alunos sobre a importância dos objetos. Caso afirmem que os dois objetos mais conhecidos possuem maior relevância, questione-os sobre qual dos três objetos pode colaborar mais para a construção do conhecimento acerca do modo de vida dos seres humanos pré-históricos e sua chegada no continente americano.

A expectativa, após os questionamentos do professor e as discussões entre os colegas, é que os alunos consigam não somente identificar os objetos fotografados e reconhecer sua relevância, mas que também concluam que itens tão importantes estejam preservados em ambientes adequados (museus). É muito provável que os alunos, por seu conhecimento de mundo, consigam, rapidamente, apresentar ao professor o termo “museu”, como a instituição responsável pelo acondicionamento dos objetos apresentados. Caso isso ocorra, questione-os sobre o porquê dos museus possuírem importância social.

Escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma suas respostas para as duas perguntas propostas. Em seguida, projete no quadro ou escreva em uma folha de papel pardo (ou material similar) a palavra “museu” de forma centralizada, propondo uma brainstorming (tempestade de ideias). Solicite aos alunos da turma que falem tudo o que pensam a respeito dos museus: o que são, qual é sua importância social, quais são suas funcionalidades etc. Se demonstrarem dificuldades para apresentar ideias, lembre-os de pensar em tudo o que discutiram nos trios a respeito das imagens e das questões. Em volta da palavra “museu”, registre tudo o que os alunos falarem a respeito do que pensam sobre este tipo de instituição e mantenha estes registros até o final da aula, para que na última etapa, ao sistematizar os conhecimentos, possam perceber a evolução de seu aprendizado.

Para você saber mais: Caso julgue necessário conhecer um pouco mais sobre aspectos relacionados aos objetos fotografados, seguem três links. Porém, lembre-se de evitar que estes assuntos sejam abordados junto aos alunos nesta aula. Procure aproveitar todo o tempo para direcionar os estudos ao objetivo deste plano.

Sobre o contexto histórico da Mona Lisa:

Professor explica contexto histórico da Monalisa. G1 Pernambuco, 2013 (05m02s). Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/professor-explica-contexto-historico-da-monalisa/2955483/>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre matérias-primas rochosas utilizadas por grupos pré-históricos:

SANTOS, Marcos César Pereira; COSTA, Juliano Gordo; CAMPOS, Juliano Bitencourt. Escolhas de Matérias-primas Rochosas por Grupos Pré-históricos: Caçadores-coletores na Microbacia do Rio da Pedra. Jacinto Machado/Santa Catarina. Cadernos do Lepaarq. Vol. XIII, nº 23, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/3634/4071>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre aspectos da expedição ao túmulo de Tutancâmon:

ALTMAN, Max. 1922: a tumba de Tutancâmon. Opera Mundi. Disponível em: <https://operamundi.uol.com.br/historia/1846/hoje-na-historia-1922-descoberta-a-tumba-de-tutancamon>. Acesso em: 03 dez 2018.

Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):

Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem 1 - Mona Lisa. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2wr3hQW7RVHQFhXjSq45eMDgmbFDR3nUykmrKaBXVKYrMECx9YV74gXYYhzK/his6-04und03-imagem-1-mona-lisa.pdf

Se optar pela projeção das imagens, apresente os slides pausadamente para que os alunos possam observar as imagens e ler suas respectivas legendas. Caso julgue necessário, repita a apresentação.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem 2 - Ponta de Projétil. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hPpcX3SDAvNYApw8BhXedm88SYMzDRWj6RKEa9hsTgc3qYq2Jf3GU9sxHHfD/his6-04und03-imagem-2-ponta-de-projetil.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir a imagem 3 - Tutanchamun Maske. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNupFV6M7hs7XT3bEY6KtKtaCzztNk4cU9fHC4769FYBuSq3duwTzbe8YzsT/his6-04und03-imagem-3-tutanchamun-maske.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático. Uma alternativa interessante é utilizar uma folha de papel pardo (ou material similar) para elaborar este esquema e fixá-lo em uma parede da sala, mantendo o resultado da brainstorming (tempestade de ideias) em exposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha a leitura do trecho da reportagem: “ O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FT9b4W9wsUhn5vYRn2whZUWXpxuW36MK5rBQcaTjymS5cZdC46rZXjYpF8jA/his6-04und03-trecho-da-reportagem-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.pdf

Após a leitura do texto, proponha aos alunos que cada um procure pensar e responder uma das questões ao colega, ouvido suas considerações sobre a resposta. É importante que todos participem, respondendo uma questão e apresentando considerações sobre as respostas dos colegas acerca das outras duas questões. Desta maneira, as três perguntas passarão pela análise de todos os alunos do grupo. Peça para que um dos alunos registre uma resposta consensual do grupo para cada uma das perguntas.

Durante as discussões dos alunos, procure sensibilizá-los a respeito da destruição do Museu Nacional, questionando-os sobre quem foram as pessoas prejudicadas pela destruição de tantos itens importantes que compunham o acervo da instituição. A fim de estimular a troca de ideias, pergunte aos alunos se conhecem patrimônios públicos na comunidade ou fora dela que foram destruídas totalmente ou parcialmente por acidentes ou por práticas de vandalismo. Indague-os sobre os prejuízos provocados por estas situações. Peça para que pensem em objetos antigos e importantes que são guardados com cuidado pela família e pergunte como seus familiares reagiriam ou se sentiriam, caso os importantes objetos fossem danificados ou destruídos.

Espera-se que, ao responder à questão 1, os alunos consigam compreender a importância dos acervos museológicos para toda a humanidade e que concluam que o incêndio no Museu Nacional significou um grande prejuízo para as pessoas, uma vez que esta destruição comprometeu não apenas a continuidade de muitas pesquisas, como também, a divulgação do conhecimento por meio da cultura material sistematicamente organizada. A expectativa para a questão 2 é que os alunos percebam que a destruição ou os danos causados aos artefatos arqueológicos, sobretudo aos objetos e fósseis humanos pré-históricos (como o crânio de Luzia) mencionados pelo autor da reportagem, comprometem não apenas novas análises dos cientistas sobre os artefatos que contam a história da América, como também prejudicam a divulgação de ideias sobre as teorias arqueológicas a respeito do povoamento do continente.

A expectativa para a questão 3 é que os alunos discutam sobre ideias do grupo para modificar o pensamento da sociedade a respeito dos museus, promovendo atitudes de valorização e preservação em relação as estas instituições. Para fomentar as discussões, pergunte aos alunos se em sua família ou círculo social existe o hábito de frequentar museus ou, ao menos, é comum a manifestação do desejo de visitá-los. Caso a resposta seja negativa, questione os alunos sobre o porquê dessa pouca valorização dos museus entre as pessoas. Caso a resposta seja positiva, questione-os sobre os motivos que seus familiares e/ou amigos apresentam quando decidem visitar as instituições museológicas.

Após as discussões e elaborações das respostas, escolha três alunos de diferentes trios para que apresentem as respostas de seu grupo sobre as três questões propostas, respectivamente.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da história do Museu Nacional:

ALMEIDA, Allison. Museu Nacional celebra 200 anos. Cienc. Cult., São Paulo, v.70, n. 3, p. 62-64, July 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252018000300017&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 dez 2018.

Professor, realizar uma aula de campo, levando os alunos para uma visita ao museu, pode contribuir com o processo de aprendizagem e ser uma experiência muito significativa para os estudantes, desde que a visitação tenha implicação pedagógica e esteja relacionada com o objeto de conhecimento trabalhado em sala de aula. Segue abaixo, um link com dicas para planejar uma experiência produtiva no museu, que podem ser adaptadas à realidade de uma excursão escolar a estas instituições:

Sobre dicas para visitar um museu:

TESTONI, Marcelo; GERMANO, Felipe. Como Visitar um Museu. Cultura. Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/como-visitar-um-museu/>. Acesso em 06 dez 2018.

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Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho da reportagem: “O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FT9b4W9wsUhn5vYRn2whZUWXpxuW36MK5rBQcaTjymS5cZdC46rZXjYpF8jA/his6-04und03-trecho-da-reportagem-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.pdf

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha aos estudantes que discutam com os colegas de seu trio e que elaborem um cartaz, cujo público-alvo seriam pessoas da sociedade brasileira de modo geral. Porém, explique que cada grupo terá de elaborar um cartaz com base no objetivo apresentado pelo professor. Selecione, em seguida, alguns trios para trabalhar com o Objetivo A: “Divulgar a importância dos museus para a sociedade” e alguns trios para trabalhar com o Objetivo B: “Convencer a sociedade a valorizar e a preservar os museus”.

Caso disponha de recurso multimidiático, projete a tabela dos objetivos para os alunos. Do contrário, escreva os objetivos dos dois grupos no quadro para que todos possam ler e tomar ciência do objetivo da mensagem que deverá constar no cartaz que seu trio irá elaborar. Para a elaboração dos cartazes, distribua uma folha de flipchart (ou similar: papel pardo, cartolina, papel 40kg) para cada trio.

Durante a discussão dos alunos, procure questioná-los quanto à relevância dos objetivos propostos, relacionando estes objetivos ao conteúdo da reportagem analisada na etapa anterior da aula. Espera-se que os alunos consigam perceber que os objetivos estão diretamente ligados a uma necessidade da sociedade brasileira, que precisa ser estimulada a valorizar e a preservar as instituições museológicas e cobrar das autoridades medidas de valorização e preservação.

Durante a elaboração dos cartazes, proponha aos alunos que pensem em tudo o que foi abordado na aula e elaborem frases breves, com caráter de sensibilização. Explique que os trabalhos são exemplos hipotéticos de mensagens para toda a sociedade brasileira. Para estimular o pensamento, peça para que se imaginem carregando cartazes em uma passeata em prol dos museus, onde muitas pessoas estariam de passagem e não teriam tempo para ler mensagens longas e complicadas e, por isso, teriam de usufruir ao máximo da oportunidade para divulgar a ideia.

Após a elaboração dos cartazes, peça para que os alunos fixem-nos pela sala e escolha dois alunos de grupos diferentes para explicar porque o conteúdo de seu cartaz atende ao objetivo proposto. Para uma divulgação mais abrangente dos trabalhos realizados, proponha aos alunos que fixem os cartazes pelos corredores da escola.

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