Placas com Nomes de Teorias Famosas
Plano de Aula
Plano de aula: Teorias e Hipóteses nos Estudos sobre o Povoamento da América
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Origem dos seres humanos americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa das placas, cópias impressas dos textos, projetor.
Material complementar:
Placas com Nomes de Teorias Famosas
Trecho do artigo: O que é uma Teoria Científica?
Trechos dos artigo: Antes de Colombo
Apesar desta aula abordar, brevemente, algumas teorias sobre o povoamento da América, evite se aprofundar nestes assuntos com os alunos. Procure utilizar o objeto de conhecimento deste plano para se ater à construção da compreensão acerca dos conceitos de “teoria” e “hipótese” junto aos estudantes. Certamente, em aulas futuras, com a correta apreensão destes conceitos pelos alunos, trabalhar aspectos do povoamento da América será muito produtivo.
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de “teoria” e “hipótese”:
JUNG, Carlos Fernando. Metodologia Científica e Tecnológica. Disponível em: http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod2.pdf Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre Teorias da Conspiração:
Teorias da Conspiração. Mega Curioso. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/teorias-da-conspiracao/ Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre a Teoria do Big Bang:
Big Bang. Só Física. Disponível em: https://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/bigbang.php. Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre a Teoria da Relatividade:
AFFONSO, Victor. O que é a Teoria da Relatividade? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-teoria-da-relatividade/. Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre a Teoria da Evolução:
Teorias da Evolução: Lamarck e Darwin. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/teorias-da-evolucao-lamarck-e-darwin/17908. Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre o Povoamento da América do Sul:
BUENO, Lucas; DIAS, Adriana. Povoamento Inicial da América do Sul: contribuições do contexto brasileiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00119.pdf. Acesso em: 16 nov 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que o professor destaque que, ao final da aula, espera-se que todos saibam explicar os conceitos de teoria e hipótese por meio de um estudo que realizarão a respeito do povoamento da América. Entretanto, tome cuidado para não antecipar nenhuma informação acerca desses conceitos, pois o objetivo é que este conhecimento seja construído pelos alunos ao longo da aula.
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de “teoria” e “hipótese”:
JUNG, Carlos Fernando. Metodologia Científica e Tecnológica. Disponível em: http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod2.pdf Acesso em: 16 nov 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A apresentação das “Placas com Nomes de Teorias Famosas”, logo no início da aula, tem como intencionalidade chamar a atenção dos alunos para o conceito de “teoria”, fazendo com que eles percebam que o termo está presente nos mais diferentes assuntos. Portanto, evite qualquer narrativa sobre o conteúdos das teorias, focando-se no objetivo da aula, que é a compreensão dos conceitos de teoria e hipóteses a partir da análise do povoamento da América.
Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. A seguir, imprima ou escreva no quadro ou projete as Placas com Nomes de Teorias Famosas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nzdFFWJXjp6MfzSDkRmDnw4PBKJsU54TADTseTGWUrvYEGNedVwVjeA6kGgT/his6-04und01-placas-com-nomes-de-teorias-famosas.pdf
Em seguida, solicite que os alunos discutam com os colegas de seu trio, explicando um ao outro o que entendem pelo conceito de “teoria”.
Este momento de troca de ideias sobre o que já se sabe a respeito do conceito de teoria é importante para que, no momento seguinte, possa haver uma “descoberta”, após leituras e novas discussões. Portanto, permitir que os alunos, nesta etapa, se expressem livremente acerca do que entendem pelo conceito de “teoria” é muito importante.
Para você saber mais: Caso julgue necessário conhecer um pouco acerca das teorias constantes nas placas, seguem alguns links para estudo. Porém, lembre-se de que é importante evitar, nesta aula, abordagens sobre estes assuntos.
Sobre Teorias da Conspiração:
Teorias da Conspiração. Mega Curioso. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/teorias-da-conspiracao/ Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre a Teoria do Big Bang:
Big Bang. Só Física. Disponível em: :https://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/bigbang.php. Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre a Teoria da Relatividade:
AFFONSO, Victor. O que é a Teoria da Relatividade? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-teoria-da-relatividade/. Acesso em: 16 nov 2018.
Sobre a Teoria da Evolução:
Teorias da Evolução: Lamarck e Darwin. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/teorias-da-evolucao-lamarck-e-darwin/17908. Acesso em: 16 nov 2018.
Contexto
Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir as “Placas com Nomes de Teorias Famosas”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nzdFFWJXjp6MfzSDkRmDnw4PBKJsU54TADTseTGWUrvYEGNedVwVjeA6kGgT/his6-04und01-placas-com-nomes-de-teorias-famosas.pdf
Contexto
Orientações: Escreva no quadro ou projete ou imprima o trecho do artigo: “ O que é uma Teoria Científica”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zESu3Y99Zw2N624YCQFjuk64ppxcS5bp8rQXD6ShnJKsyb5SZrC3rDZqwxMm/his6-04und01-trecho-do-artigo-o-que-e-uma-teoria-cientifica.pdf
Solicite aos alunos que leiam cuidadosamente o texto. Após a leitura, peça para que cada aluno do trio explique ao colega o que entendeu a respeito do conceito de “hipótese” e “teoria”, destacando informações do texto que modificaram sua concepção a respeito deste último conceito. Oriente os alunos a ouvirem a opinião do colega e a registrarem no caderno suas definições.
No momento das discussões, pode ser elucidativo que você indague os alunos acerca do uso do termo “teoria” no dia a dia das pessoas. Questione-os se alguma vez já conversaram com uma pessoa que disse ter uma “teoria” sobre algo ou alguém. Pergunte aos alunos se essa teoria a que as pessoas se referem nas falas cotidianas é diferente desta que estão discutindo a partir do texto, que trata sobre teoria “científica”, construída a partir de evidências encontradas pelos pesquisadores.
Após as discussões e registros dos alunos, peça para que dois alunos de diferentes trios apresentem suas definições à turma a respeito dos conceitos de “teoria” e “hipótese”.
A expectativa é que ao fim desta etapa da aula, os alunos não apenas tenham desenvolvido uma compreensão sobre os conceitos trabalhados, mas que também pensem nos motivos que levam os cientistas a elaborarem suas hipóteses e teorias e sobre os desafios de sua elaboração.
Para você saber mais: Sobre Hipóteses Científicas: são o nível mais baixo do saber científico. As hipóteses são argumentos estruturados, criados para responder às questões para as quais ainda não foi possível obter uma confirmação por meio de observação e experimentação.
Sobre Teorias Científicas: são cientificamente superiores às hipóteses. Assim como as hipóteses, as teorias são passíveis de comprovação ou rejeição, porém estão alicerçadas em uma gama muito mais ampla de evidências e contam com a aceitação de um número considerável de cientistas. Geralmente, uma teoria reúnem em si diversas hipóteses.
JUNG, Carlos Fernando. Metodologia Científica e Tecnológica. Disponível em: http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod2.pdf Acesso em: 16 nov 2018.
Contexto
Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “O que é uma Teoria Científica?”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zESu3Y99Zw2N624YCQFjuk64ppxcS5bp8rQXD6ShnJKsyb5SZrC3rDZqwxMm/his6-04und01-trecho-do-artigo-o-que-e-uma-teoria-cientifica.pdf
Caso opte pela projeção do texto, evite ler para os alunos. É importante que eles sejam protagonistas nesta construção, inclusive nos momentos de leitura das fontes utilizadas.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha a leitura de dois trechos do artigo: “Antes de Colombo”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gEVTXbmwQwFy7FbXUYDHC7jVb2AByKnjyTwMEzjBpWmgmSve5Cd2QT7Thzqf/his6-04und01-trechos-do-artigo-antes-de-colombo.pdf
Após a leitura do texto, proponha aos alunos que cada um procure pensar e responder uma das questões ao colega, ouvido suas considerações sobre a resposta. É importante que todos participem, respondendo uma questão e apresentando considerações sobre as respostas dos colegas acerca das outras duas questões. Desta maneira, as três perguntas passarão pela análise de todos os alunos do grupo.
Espera-se que, ao procurar responder às questões 1 e 2, os alunos percebam as incertezas dos cientistas acerca das teorias de povoamento da América e que vinculem suas respostas às características conceituais das hipóteses e teorias. Caso, durante as discussões, os alunos tenham dificuldade em perceber o lado frágil e inconcluso das teorias apresentadas pelos cientistas citados nos dois trechos do texto, questione-os sobre o porquê de um mesmo fenômeno pré-histórico ter duas explicações diferentes e recomende que se recordem das conclusões a que chegaram a respeito dos conceitos de “teoria” e “hipótese” na etapa anterior da aula.
Espera-se que, ao procurar responder à questão 3, os alunos consigam identificar no trecho 2 do artigo uma hipótese que ajude a sustentar a teoria de Niède Guidon. Para essa pesquisadora, naquela época havia muitas ilhas no Oceano Atlântico entre a África e a América, devido ao baixo nível do oceano, o que facilitava a travessia dos seres humanos que povoariam a América por meio deste percurso. Ao identificarem esta hipótese apresentada no texto, os alunos demonstrarão a apreensão dos aspectos conceituais que diferenciam hipótese de teoria. Se demonstrarem dificuldades em identificar a hipótese no texto, questione-os acerca do conceito de hipótese, anteriormente estudado nesta aula. Peça para que procurem descobrir a “resposta” hipotética de Guidon para a travessia pelo Oceano Atlântico, uma vez que a faixa oceânica entre África e América do Sul não conta com muitas ilhas. Se considerar necessário, e se for possível, utilize um mapa geográfico para que os alunos visualizem a área analisada.
Solicite que os alunos do trio registrem uma resposta consensual para cada uma das questões apresentadas. É importante que o professor saliente que a resposta deve ser o resultado das discussões e, portanto, deve contemplar resumidamente as ideias de todo o grupo a respeito das questões.
Para você saber mais:
Sobre o Povoamento da América do Sul:
BUENO, Lucas; DIAS, Adriana. Povoamento Inicial da América do Sul: contribuições do contexto brasileiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00119.pdf. Acesso em: 16 nov 2018.
Problematização
Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho 1 do artigo: “Antes de Colombo”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gEVTXbmwQwFy7FbXUYDHC7jVb2AByKnjyTwMEzjBpWmgmSve5Cd2QT7Thzqf/his6-04und01-trechos-do-artigo-antes-de-colombo.pdf
Caso opte pela projeção do texto, evite ler para os alunos. É importante que eles sejam protagonistas nesta construção, inclusive nos momentos de leitura das fontes utilizadas.
Problematização
Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho 2 do artigo: “Antes de Colombo”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gEVTXbmwQwFy7FbXUYDHC7jVb2AByKnjyTwMEzjBpWmgmSve5Cd2QT7Thzqf/his6-04und01-trechos-do-artigo-antes-de-colombo.pdf
Caso opte pela projeção do texto, evite ler para os alunos. É importante que eles sejam protagonistas nesta construção, inclusive nos momentos de leitura das fontes utilizadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida o quadro em duas partes. Coloque como título da primeira parte as palavras: “Dúvida Inicial” e como título da segunda parte: “Nossa Conclusão”. Em seguida, escolha um aluno e peça para que registre no quadro, na primeira parte, uma dúvida que fomentou a discussão de seu grupo durante os diálogos iniciais, antes da apresentação do primeiro texto. Escolha, também, outro aluno, de um trio diferente, e peça para que registre na segunda parte uma das conclusões do grupo a respeito dos assuntos que foram discutidos, após a leitura de todos os textos. Procure projetar o slide com as duas perguntas ou leia-as para os alunos.
Espera-se que os alunos apresentem, na primeira parte, uma dúvida inicial do grupo relacionada aos conceitos de teoria e hipótese e, na segunda parte, uma conclusão a respeito desses conceitos a partir dos estudos do povoamento da América. Ao estabelecer essa ligação entre a dúvida inicial e a conclusão, a turma se identificará com o processo de construção desse conhecimento, percebendo que, a partir do contexto do estudo sobre o povoamento da América, conseguiram compreender os conceitos de teoria e hipótese.
Por fim, escolha mais dois alunos de diferentes trios para comentar os registros dos colegas (a dúvida e a conclusão, respectivamente), explicando-os à turma.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os conceitos de teoria e hipóteses, a partir da análise do povoamento da América. Para desenvolvê-la com os alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Comece a aula captando as percepções dos alunos sobre o assunto:
- O que vocês entendem pela palavra “teoria”? Onde ela costuma aparecer?
Disponibilize o documento com as plaquinhas (ou apenas mencione o conteúdo), para que vejam se lembraram de alguma destas referências ou se conhecem outras. Disponibilize o texto com trecho de um artigo e solicite que analisem:
- O conceito de teoria apresentado no texto tem semelhanças com as suas percepções iniciais?
- Como o autor diferencia hipótese e teoria?
Eles poderão interagir por meio de breves mensagens. Se estiver em videoconferência, peça que utilizem o chat do Hangouts, por exemplo.
Problematização
Disponibilize aos alunos os dois trechos do artigo “Antes de Colombo”, bem como o questionário proposto no plano. Como adaptação, você pode propor que realizem a atividade individualmente ou em dupla (via troca de mensagens). Solicite que te deem o retorno em um prazo estabelecido. Outra opção é expor os textos em videoconferência e abrir o microfone de alguns alunos para que colaborem com a leitura. Em seguida todos, podem participar respondendo no chat.
Sistematização
Para expressar as percepções ao final da aula, peça para que os estudantes redijam considerações nos cadernos e, se possível, as compartilhem com a turma por meio da gravação de um curto vídeo.
Convite às famílias
Podem explorar no Google alguns mapas que representam as teorias de ocupação do continente americano ou, até mesmo, produzir junto com os alunos estes mapas. Eles podem traçar (com lápis colorido ou adesivos), em mapas impressos, as possíveis rotas percorridas pelos primeiros povos. Também podem utilizar o Padlet (design Map) para realizar esta atividade interativa (veja como aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maiko Silva
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro
Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
Palavras Chave: povoamento da América, teorias, hipóteses
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