16204
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Percepções de tempo

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Percepções de tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS6_01UND01

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (PDF, imagem ou Link); Whatsapp.
- Optativas: Canva, Padlet e Youtube.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender formas de perceber o tempo, especialmente o tempo cíclico e linear. Por meio do Whatsapp, ou de outra ferramenta, inicie uma conversa estimulando os alunos sobre o assunto:

    - Como tem sido o passar do tempo para vocês, neste momento? Vocês já pararam para pensar em como vivenciamos o tempo?

Com essas perguntas iniciais, os estudantes refletirão sobre as percepções que já possuem a respeito do tempo. É possível que, neste momento de distanciamento social, eles expressem a sensação de que “o tempo não passa”, ou de que “perderam a noção do tempo”.

Proponha que, individualmente, realizem duas atividades para aprofundar as reflexões. Encaminhe a eles os documentos em PDF (Calendário anual e a Linha do tempo), para serem preenchidos conforme instruções do plano. Isso poderá ser feito no caderno do aluno, no próprio documento encaminhado em PDF e, até mesmo, em sites gratuitos, como o Canva (design calendário) ou o Padlet (linha do tempo). Solicite que, após o preenchimento de cada um deles, os estudantes respondam:
    - Esses eventos se repetem? De quanto em quanto tempo cada um deles se repete?
    - Qual modelo se aproxima mais da imagem de um círculo? E de uma reta?
    - Qual deles poderia ser denominado como um exemplo de “tempo cíclico”? E de “tempo linear”? Por que?
Cada aluno poderá elaborar a própria conclusão, expressando a comparação a respeito dos dois modelos, e compartilhá-la por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo curto.

Problematização
Nesta etapa, os alunos deverão compreender melhor a respeito da dinâmica do tempo cíclico, a partir da perspectiva da cultura Kayaby. Encaminhe a eles o documento PDF com o calendário Kayaby e solicite que, individualmente, realizem a leitura e respondam no caderno as perguntas indicadas no plano.
Para promover a interação, estimule-os a elaborar uma breve conclusão sobre essa etapa e compartilhá-la por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo curto.

Sistematização
A atividade sugerida pode ser adaptada de 3 maneiras diferentes, para ser desenvolvida por meio do Whatsapp ou de outras ferramentas.
- Em dupla: proponha que um aluno preencha toda a coluna 1 da tabela (eventos) e desafie outro a fazer a associação correta com a coluna 2 (tempo: cíclico ou linear?), completando-a. Isso poderá ser feito por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo.
- Em grupo: proponha que um aluno do grupo escolha um evento (coluna 1) e desafie outro a fazer a associação correta deste com o seu tempo (cíclico ou linear?). A dinâmica deve suceder até que todos do grupo tenham participado, com, pelo menos, 1 associação. a atividade poderá ser feita por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo.
(Cuide para que todos os alunos interajam, ainda que nem todos estejam conectados no mesmo momento. Um checklist de quem já participou da dinâmica pode te ajudar a ter esse controle).
- Individual: cada estudante deve preencher a coluna 1 da tabela (eventos), fazer a associação correta com a coluna 2 (tempo: cíclico ou linear?), e  compartilhar com o grupo a resolução por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo.

Convite às famílias
Proponha a família um momento de escuta de músicas que possam estimular uma reflexão acerca da concepção de Tempo. Algumas sugestões disponíveis no Youtube são: “Oração ao Tempo” (Caetano Veloso), “Tempo Rei” (Gilberto Gil) e, até mesmo, a escuta de Mantras (que, assim como a concepção de tempo cíclico, tem como premissa a repetição marcada periodicamente).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_01UND01

(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas