16203
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Pesquisa de campo - Visita ao museu

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Pesquisa de campo - Visita ao museu

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Celulares ou máquinas fotográficas.

Lápis, caneta, borrada, lápis de cor ou giz de cera, caneta hidrocor e folhas brancas.

Material complementar:

Relatório de pesquisa de campo/Inventário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf

Para você saber mais:

Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.

Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.

DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>

MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.

PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.

Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.

50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.

sites úteis:

https://www.educamuseu.com/publicacoes

http://eravirtual.org/

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize em círculo os alunos na chegada ao museu e apresente o local que será visitado e o objetivo da aula.

Para você saber mais:

Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.

Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.

DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>

MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.

PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.

Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.

50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.

sites úteis:

https://www.educamuseu.com/publicacoes

http://eravirtual.org/

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:Contextualize os conceitos de patrimônio material: Bens móveis (coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos) ou bens imóveis (cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais) com o objeto de estudo “O museu”, que se enquadra como bem imóvel quando nos referimos ao prédio ou local, e em bem móvel quando nos referimos às coleções.

Patrimônio Cultural. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218>.

Apresente a notícia sobre o incêndio do Museu Nacional, leia ou convide um aluno que leia a notícia e, também, imagens de peças importantes do acervo do Museu Nacional. Solicite aos alunos que de forma voluntária responda algumas questões:

  • Porque o Museu Nacional era tão importante?
  • O que ele guardava em seu acervo?
  • O que aconteceu com as peças que estavam dentro do Museu Nacional?
  • Será possível reconstruir o museu e recuperar suas peças?
  • Para que servem os museus?
  • Porque é importante visitar um museu?

Fotos do Museu Nacional:

Peças do acervo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRyeDnUs6tyZDt3cdQx3YtNyav64wfa5WqH223Vb69xFyHMhRkPZwkQyWNhk/his5-10und03-pecas-relevantes-do-museu-nacional.pdf

https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=museu-historico-nacional&em=m068jd&categoryId=medium

http://www.museunacional.ufrj.br/

https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil

Notícia:

PIRES, D. O. (org.) 200 anos do Museu Nacional. 1ed. Rio de Janeiro: Associação Amigos do Museu Nacional, 2017. Disponível em: <http://www.museunacional.ufrj.br/200_anos/doc/200_anos_do_Museu_Nacional.pdf>.

TORRES, L. et. al. Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/02/incendio-atinge-a-quinta-da-boa-vista-rio.ghtml>.

Como adequar à sua realidade: Caso na cidade ou região onde a escola está inserida não possua museus, a visita pode ser realizada em uma biblioteca ou qualquer outro espaço de memória.

Ou então, o professor pode produzir uma exposição dentro da sala de aula com objetos antigos ou notícias antigas. Identifique-os colocando o nome do objeto, descrição, período de fabricação, utilidade e a quem pertence.

Outra alternativa é a visita virtual a museus e exposições on line, pois muitas instituições possuem disponíveis seus acervos nessas plataformas:

https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil

http://eravirtual.org/

https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar

http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/

Nesses casos, adeque os questionários para a alternativa que for mais viável.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Chegando ao museu, distribua e apresente o questionário básico que orientará os alunos na produção de seu relatório e solicite que seja preenchido durante a visita.
  • Distribua e apresente também a ficha específica para o inventário, solicite a cada aluno que selecione uma peça do acervo do museu para inventariar.
  • O Inventário é uma importante ferramenta de estudo, pois permite coletar dados e informações de organizada, possibilitando se conheça melhor o objeto de pesquisa. Ou seja um bom inventário, resulta em uma boa pesquisa.
  • Em caso de locais que ofereçam monitores deixem a turma livre para a visitação e para explorar o espaço de acordo com os encaminhamentos do guia. Em outros casos, conduza o grupo para que a visita seja eficiente e os objetivos e atividades sejam cumpridos.

Relatório de pesquisa de campo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf

Como adequar à sua realidade: No caso de visita ser realizada em uma biblioteca ou qualquer outro espaço de memória adeque as perguntas para alternativa escolhida. Para a exposição montada em sala ou no espaço escolar ou a exposição virtual as perguntas podem ser adequadas a elas como o apontamento as curiosidades e descobertas relativas aos objetos, ou no caso da exposição virtual incluir a importância da tecnologia para o acesso a informações e conteúdos , ou o que seria necessário para fazer a mesma visita de forma real.

Para você saber mais:

FLORÊNCIO, S.R.R. et al. Educação Patrimonial: inventários participativos. Brasília - DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2016. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf>.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com base no questionário da Pesquisa convide os alunos para que comentem verbalmente suas impressões e descobertas sobre o museu, de forma voluntária.
  • Solicite a cada aluno que apresentem o objeto inventariado por ele, utilizando a ficha de inventário e o registro de imagem como suporte.

Como adequar à sua realidade: É possível propor esse registro através de uma redação onde os alunos possam descrever em linhas gerais o objeto inventariado, anexando um registro fotográfico ou um desenho para ilustrar a peça, e expostos através de murais ou varal literário, incluindo a ficha de inventário realizada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Celulares ou máquinas fotográficas.

Lápis, caneta, borrada, lápis de cor ou giz de cera, caneta hidrocor e folhas brancas.

Material complementar:

Relatório de pesquisa de campo/Inventário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf

Para você saber mais:

Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.

Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.

DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>

MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.

PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.

Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.

50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.

sites úteis:

https://www.educamuseu.com/publicacoes

http://eravirtual.org/

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize em círculo os alunos na chegada ao museu e apresente o local que será visitado e o objetivo da aula.

Para você saber mais:

Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.

Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.

DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>

MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.

PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.

Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.

50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.

sites úteis:

https://www.educamuseu.com/publicacoes

http://eravirtual.org/

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:Contextualize os conceitos de patrimônio material: Bens móveis (coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos) ou bens imóveis (cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais) com o objeto de estudo “O museu”, que se enquadra como bem imóvel quando nos referimos ao prédio ou local, e em bem móvel quando nos referimos às coleções.

Patrimônio Cultural. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218>.

Apresente a notícia sobre o incêndio do Museu Nacional, leia ou convide um aluno que leia a notícia e, também, imagens de peças importantes do acervo do Museu Nacional. Solicite aos alunos que de forma voluntária responda algumas questões:

  • Porque o Museu Nacional era tão importante?
  • O que ele guardava em seu acervo?
  • O que aconteceu com as peças que estavam dentro do Museu Nacional?
  • Será possível reconstruir o museu e recuperar suas peças?
  • Para que servem os museus?
  • Porque é importante visitar um museu?

Fotos do Museu Nacional:

Peças do acervo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRyeDnUs6tyZDt3cdQx3YtNyav64wfa5WqH223Vb69xFyHMhRkPZwkQyWNhk/his5-10und03-pecas-relevantes-do-museu-nacional.pdf

https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=museu-historico-nacional&em=m068jd&categoryId=medium

http://www.museunacional.ufrj.br/

https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil

Notícia:

PIRES, D. O. (org.) 200 anos do Museu Nacional. 1ed. Rio de Janeiro: Associação Amigos do Museu Nacional, 2017. Disponível em: <http://www.museunacional.ufrj.br/200_anos/doc/200_anos_do_Museu_Nacional.pdf>.

TORRES, L. et. al. Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/02/incendio-atinge-a-quinta-da-boa-vista-rio.ghtml>.

Como adequar à sua realidade: Caso na cidade ou região onde a escola está inserida não possua museus, a visita pode ser realizada em uma biblioteca ou qualquer outro espaço de memória.

Ou então, o professor pode produzir uma exposição dentro da sala de aula com objetos antigos ou notícias antigas. Identifique-os colocando o nome do objeto, descrição, período de fabricação, utilidade e a quem pertence.

Outra alternativa é a visita virtual a museus e exposições on line, pois muitas instituições possuem disponíveis seus acervos nessas plataformas:

https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil

http://eravirtual.org/

https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar

http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/

Nesses casos, adeque os questionários para a alternativa que for mais viável.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Chegando ao museu, distribua e apresente o questionário básico que orientará os alunos na produção de seu relatório e solicite que seja preenchido durante a visita.
  • Distribua e apresente também a ficha específica para o inventário, solicite a cada aluno que selecione uma peça do acervo do museu para inventariar.
  • O Inventário é uma importante ferramenta de estudo, pois permite coletar dados e informações de organizada, possibilitando se conheça melhor o objeto de pesquisa. Ou seja um bom inventário, resulta em uma boa pesquisa.
  • Em caso de locais que ofereçam monitores deixem a turma livre para a visitação e para explorar o espaço de acordo com os encaminhamentos do guia. Em outros casos, conduza o grupo para que a visita seja eficiente e os objetivos e atividades sejam cumpridos.

Relatório de pesquisa de campo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf

Como adequar à sua realidade: No caso de visita ser realizada em uma biblioteca ou qualquer outro espaço de memória adeque as perguntas para alternativa escolhida. Para a exposição montada em sala ou no espaço escolar ou a exposição virtual as perguntas podem ser adequadas a elas como o apontamento as curiosidades e descobertas relativas aos objetos, ou no caso da exposição virtual incluir a importância da tecnologia para o acesso a informações e conteúdos , ou o que seria necessário para fazer a mesma visita de forma real.

Para você saber mais:

FLORÊNCIO, S.R.R. et al. Educação Patrimonial: inventários participativos. Brasília - DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2016. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com base no questionário da Pesquisa convide os alunos para que comentem verbalmente suas impressões e descobertas sobre o museu, de forma voluntária.
  • Solicite a cada aluno que apresentem o objeto inventariado por ele, utilizando a ficha de inventário e o registro de imagem como suporte.

Como adequar à sua realidade: É possível propor esse registro através de uma redação onde os alunos possam descrever em linhas gerais o objeto inventariado, anexando um registro fotográfico ou um desenho para ilustrar a peça, e expostos através de murais ou varal literário, incluindo a ficha de inventário realizada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano