16202
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - A cidade em dois tempos

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre A cidade em dois tempos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word, txt; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre as mudanças e permanências dos patrimônios culturais de uma sociedade ao longo do tempo.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos no Objetivo e nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Problematização
Envie as orientações, os textos e imagens para os alunos através do Whatsapp da turma. Se mantiver o formato original do Plano de trabalho em grupo, defina quais serão os componentes de cada grupo e envie o material para cada um. Como esta tarefa demanda tempo para a execução, é interessante que seja feita de forma assíncrona. Indique aos alunos a possibilidade da utilização de recursos digitais (como Word, PowerPoint, Padlet) para a execução desta tarefa. Caso não seja viável, peça aos alunos que utilizem os recursos que possuem e enviem o material produzido para seu e-mail ou o Whatsapp da turma (anexando arquivo ou tirando uma foto do trabalho).

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: neste momento, os alunos poderão discorrer sobre a forma que fizeram o trabalho e quais análises conseguiram fazer com as observações e preenchimento do inventário.

Caso ache interessante, envie para os alunos o link (disponível aqui) para que percebam as mudanças e permanências em espaços que hoje são considerados patrimônios culturais. Você pode enviar outro link que se refira à sua cidade/estado.

Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Proponha a criação de um painel virtual colaborativo: faça você estes painéis, já definindo os nomes e a que cada painel será referenciado. Caso não seja viável, recolha os trabalhos que os alunos enviaram na etapa Problematização, crie o painel e compartilhe com os alunos.

Indique aos alunos que completem o painel criado com os trabalhos feitos e registros de outras situações ou colocações que ocorreram durante a aula.

Abra a discussão sobre a execução desta aula e aproveite para esclarecer alguma dúvida que ainda exista sobre o tema.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, passeando nos museus virtuais disponibilizados para visitação neste período de isolamento.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_10UND02

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas