Fichas Patrimônios da Humanidade
Plano de Aula
Plano de aula: A cidade em dois tempos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Equipamento de projeção (data show e computador).
Reprodução das imagens.
Fichas com informações sobre os patrimônios culturais selecionados.
Material complementar:
Para você saber mais:
Fontes Acesso em: 28/11/2018:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.
Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.
Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.
Acessos em: 28/11/2018
https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html
http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/
https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Apresente o tema “Cidade em dois tempos” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Faça a seguinte pergunta a turma:
- O que acontece com a gente, com objetos, com as casas, com as coisas em geral ao passar o tempo?
Colete respostas aleatoriamente e convide a ver o que aconteceu a personagens que irá apresentar na próxima etapa.
Para você saber mais:
A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e as permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.
Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.
Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais
Fontes
Acessos em: 28/11/2018
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Exposições virtuais
Acessos em: 28/11/2018
https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html
http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/
https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Utilizando slides, exponha para a turma fotografias de uma personagem em tempos diferentes.
Exemplo: Representação de Dom Pedro II criança, jovem e adulto.
Pergunte para a turma: Quem são aquelas pessoas? São as mesmas?
Que mudanças acontecerão?
Retome com os alunos a reflexão sobre a passagem do tempo, muitas mudanças acontecem e solicite para apontar as mudanças que acontecerão com a personagem.
Como ele foi retratado nas imagens, na pintura ou na fotografia?
Quem pintava os quadros destas pessoas? Quem tinha acesso a estes artistas e posteriormente às máquinas fotográficas?
Apresente para os alunos uma breve explanação sobre o surgimento da fotografia (http://www.museuimperial.gov.br) e o interesse de D. Pedro II para a fotografia
Como ela foi importante para o registros dos acontecimentos, como as mudanças ocorridas nas cidades ao longo do tempo?
Que tipo de mudança acontece nas cidades? Por quê?
Registre as respostas dos alunos, anotando ou gravando.
Como adequar à sua realidade:
A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.
O professor poderá também utilizar outras personagens como referência, imagens de pessoas mais próximas da realidades dos alunos ou até pessoas da comunidade escolar.
Para você saber mais:
Acessos em: 28/11/2018:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
http://www.museuimperial.gov.br/informacoes-importantes.html?id=3023
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
1- Organize a turma em quatro grupos ou mais dependendo da quantidade de imagens utilizadas.
2- Apresente aos alunos os slides das imagens dos Patrimônios Culturais sugeridos.
3- Cada grupo deverá escolher uma imagens ou mais, dependendo da quantidade de imagens utilizadas.
4- Distribua aos grupos as fichas com as informações referentes ao Patrimônio Cultural escolhido e solicite que façam a leitura do texto entre eles do grupo.
Material complementar:
Como adequar à sua realidade:
A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.
Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.
Acessos em: 28/11/2018:
https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html
http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/
https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/
Para você saber mais:
Acessos em: 28/11/2018:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Problematização
Continuação
5- Apresente a turma os slides das imagens antigas dos locais apresentados anteriormente.
6- Entregue ao grupo fichas com as duas imagens (atual e antiga) lado a lado.
7- Distribua o modelo de Inventário para análise das duas imagens. Comparando-as, os alunos devem discutir e responder as questões do inventário, principalmente relacionadas às mudanças e permanências das paisagens retratadas.
Material complementar:
Como adequar à sua realidade:
A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.
Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.
Acessos em: 28/11/2018
https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/
https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/
Para você saber mais:
Acessos em: 28/11/2018
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Fichas_do_Inventario__Educacao_Patrimonial.pdf
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
1- Os grupos deverão apresentar o slide das duas imagens do Patrimônio Cultural por eles trabalhado, de forma que as imagens (antiga e atual) fiquem lado a lado, cada qual em sua vez.
2- Utilizando como base todo material produzido nas etapas anteriores (Imagens, fichas e o inventário produzido por eles), cada grupo apresentará de forma expositiva para o restante da turma sua análise apontando as principais mudanças e as permanências encontradas.
3- Cada grupo, ao fim de sua apresentação, deverá responder: Por que as cidades mudam? Por que devemos preservar o Patrimônio Cultural de nossas cidades?
Como adequar à sua realidade:
A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.
No caso da utilização de exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou exposições virtuais, produzam o material complementar adequado para dar suporte à Sistematização.
Para você saber mais:
Acessos em: 28/11/2018
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Fichas_do_Inventario__Educacao_Patrimonial.pdf
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word, txt; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre as mudanças e permanências dos patrimônios culturais de uma sociedade ao longo do tempo.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos no Objetivo e nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Problematização
Envie as orientações, os textos e imagens para os alunos através do Whatsapp da turma. Se mantiver o formato original do Plano de trabalho em grupo, defina quais serão os componentes de cada grupo e envie o material para cada um. Como esta tarefa demanda tempo para a execução, é interessante que seja feita de forma assíncrona. Indique aos alunos a possibilidade da utilização de recursos digitais (como Word, PowerPoint, Padlet) para a execução desta tarefa. Caso não seja viável, peça aos alunos que utilizem os recursos que possuem e enviem o material produzido para seu e-mail ou o Whatsapp da turma (anexando arquivo ou tirando uma foto do trabalho).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: neste momento, os alunos poderão discorrer sobre a forma que fizeram o trabalho e quais análises conseguiram fazer com as observações e preenchimento do inventário.
Caso ache interessante, envie para os alunos o link (disponível aqui) para que percebam as mudanças e permanências em espaços que hoje são considerados patrimônios culturais. Você pode enviar outro link que se refira à sua cidade/estado.
Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Proponha a criação de um painel virtual colaborativo: faça você estes painéis, já definindo os nomes e a que cada painel será referenciado. Caso não seja viável, recolha os trabalhos que os alunos enviaram na etapa Problematização, crie o painel e compartilhe com os alunos.
Indique aos alunos que completem o painel criado com os trabalhos feitos e registros de outras situações ou colocações que ocorreram durante a aula.
Abra a discussão sobre a execução desta aula e aproveite para esclarecer alguma dúvida que ainda exista sobre o tema.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, passeando nos museus virtuais disponibilizados para visitação neste período de isolamento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto(s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências destes patrimônios ao longo do tempo.
Palavras-chave: Patrimônio cultural, patrimônio material, bens imovéis - cidades - mudanças - permanências.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA