16202
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - A cidade em dois tempos

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre A cidade em dois tempos

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Equipamento de projeção (data show e computador).

Reprodução das imagens.

Fichas com informações sobre os patrimônios culturais selecionados.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJQ2BH74qrm8jnDWBRgnSrGdn47bvmfbU4rfDygWDvFUA8CTcXhrM2Dw6cGj/his5-10und02-fichas-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3Hawg6aFny2NhSxha2GwYs46AkAamZkhYxwdtgEDBS3QRarnwzkpQxSmqaW/his5-10und02-antes-e-depois-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wjF4AKwxZTunKaETU3QfMydNsZ8z4bpA8bzWd25GR5rGGkecwfPnCJGv4hQ7/his5-10und02-inventario-cidade-em-dois-tempos.pdf

Para você saber mais:

Fontes Acesso em: 28/11/2018:

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.

Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.

Acessos em: 28/11/2018

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html

http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Apresente o tema “Cidade em dois tempos” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Faça a seguinte pergunta a turma:

- O que acontece com a gente, com objetos, com as casas, com as coisas em geral ao passar o tempo?

Colete respostas aleatoriamente e convide a ver o que aconteceu a personagens que irá apresentar na próxima etapa.

Para você saber mais:

A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e as permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.

Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais

Fontes

Acessos em: 28/11/2018

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Exposições virtuais

Acessos em: 28/11/2018

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html

http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Utilizando slides, exponha para a turma fotografias de uma personagem em tempos diferentes.

Exemplo: Representação de Dom Pedro II criança, jovem e adulto.

Pergunte para a turma: Quem são aquelas pessoas? São as mesmas?

Que mudanças acontecerão?

Retome com os alunos a reflexão sobre a passagem do tempo, muitas mudanças acontecem e solicite para apontar as mudanças que acontecerão com a personagem.

Como ele foi retratado nas imagens, na pintura ou na fotografia?

Quem pintava os quadros destas pessoas? Quem tinha acesso a estes artistas e posteriormente às máquinas fotográficas?

Apresente para os alunos uma breve explanação sobre o surgimento da fotografia (http://www.museuimperial.gov.br) e o interesse de D. Pedro II para a fotografia

Como ela foi importante para o registros dos acontecimentos, como as mudanças ocorridas nas cidades ao longo do tempo?

Que tipo de mudança acontece nas cidades? Por quê?

Registre as respostas dos alunos, anotando ou gravando.

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

O professor poderá também utilizar outras personagens como referência, imagens de pessoas mais próximas da realidades dos alunos ou até pessoas da comunidade escolar.

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018:

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

http://www.museuimperial.gov.br/informacoes-importantes.html?id=3023

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

1- Organize a turma em quatro grupos ou mais dependendo da quantidade de imagens utilizadas.

2- Apresente aos alunos os slides das imagens dos Patrimônios Culturais sugeridos.

3- Cada grupo deverá escolher uma imagens ou mais, dependendo da quantidade de imagens utilizadas.

4- Distribua aos grupos as fichas com as informações referentes ao Patrimônio Cultural escolhido e solicite que façam a leitura do texto entre eles do grupo.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJQ2BH74qrm8jnDWBRgnSrGdn47bvmfbU4rfDygWDvFUA8CTcXhrM2Dw6cGj/his5-10und02-fichas-patrimonios-da-humanidade.pdf

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.

Acessos em: 28/11/2018:

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html

http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018:

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Continuação

5- Apresente a turma os slides das imagens antigas dos locais apresentados anteriormente.

6- Entregue ao grupo fichas com as duas imagens (atual e antiga) lado a lado.

7- Distribua o modelo de Inventário para análise das duas imagens. Comparando-as, os alunos devem discutir e responder as questões do inventário, principalmente relacionadas às mudanças e permanências das paisagens retratadas.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3Hawg6aFny2NhSxha2GwYs46AkAamZkhYxwdtgEDBS3QRarnwzkpQxSmqaW/his5-10und02-antes-e-depois-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wjF4AKwxZTunKaETU3QfMydNsZ8z4bpA8bzWd25GR5rGGkecwfPnCJGv4hQ7/his5-10und02-inventario-cidade-em-dois-tempos.pdf

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.

Acessos em: 28/11/2018

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018

http://portal.iphan.gov.br/

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Fichas_do_Inventario__Educacao_Patrimonial.pdf

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

1- Os grupos deverão apresentar o slide das duas imagens do Patrimônio Cultural por eles trabalhado, de forma que as imagens (antiga e atual) fiquem lado a lado, cada qual em sua vez.

2- Utilizando como base todo material produzido nas etapas anteriores (Imagens, fichas e o inventário produzido por eles), cada grupo apresentará de forma expositiva para o restante da turma sua análise apontando as principais mudanças e as permanências encontradas.

3- Cada grupo, ao fim de sua apresentação, deverá responder: Por que as cidades mudam? Por que devemos preservar o Patrimônio Cultural de nossas cidades?

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

No caso da utilização de exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou exposições virtuais, produzam o material complementar adequado para dar suporte à Sistematização.

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018

http://portal.iphan.gov.br/

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Fichas_do_Inventario__Educacao_Patrimonial.pdf

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Equipamento de projeção (data show e computador).

Reprodução das imagens.

Fichas com informações sobre os patrimônios culturais selecionados.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJQ2BH74qrm8jnDWBRgnSrGdn47bvmfbU4rfDygWDvFUA8CTcXhrM2Dw6cGj/his5-10und02-fichas-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3Hawg6aFny2NhSxha2GwYs46AkAamZkhYxwdtgEDBS3QRarnwzkpQxSmqaW/his5-10und02-antes-e-depois-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wjF4AKwxZTunKaETU3QfMydNsZ8z4bpA8bzWd25GR5rGGkecwfPnCJGv4hQ7/his5-10und02-inventario-cidade-em-dois-tempos.pdf

Para você saber mais:

Fontes Acesso em: 28/11/2018:

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.

Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.

Acessos em: 28/11/2018

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html

http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Apresente o tema “Cidade em dois tempos” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Faça a seguinte pergunta a turma:

- O que acontece com a gente, com objetos, com as casas, com as coisas em geral ao passar o tempo?

Colete respostas aleatoriamente e convide a ver o que aconteceu a personagens que irá apresentar na próxima etapa.

Para você saber mais:

A proposta desta aula é apresentar aos alunos as mudanças e as permanências que ocorrem nas áreas urbanas e o impacto no Patrimônio Cultural.

Fazer refletir sobre a necessidade de crescimentos das cidades e a importância da preservação do Patrimônio Cultural.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais

Fontes

Acessos em: 28/11/2018

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Exposições virtuais

Acessos em: 28/11/2018

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html

http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Utilizando slides, exponha para a turma fotografias de uma personagem em tempos diferentes.

Exemplo: Representação de Dom Pedro II criança, jovem e adulto.

Pergunte para a turma: Quem são aquelas pessoas? São as mesmas?

Que mudanças acontecerão?

Retome com os alunos a reflexão sobre a passagem do tempo, muitas mudanças acontecem e solicite para apontar as mudanças que acontecerão com a personagem.

Como ele foi retratado nas imagens, na pintura ou na fotografia?

Quem pintava os quadros destas pessoas? Quem tinha acesso a estes artistas e posteriormente às máquinas fotográficas?

Apresente para os alunos uma breve explanação sobre o surgimento da fotografia (http://www.museuimperial.gov.br) e o interesse de D. Pedro II para a fotografia

Como ela foi importante para o registros dos acontecimentos, como as mudanças ocorridas nas cidades ao longo do tempo?

Que tipo de mudança acontece nas cidades? Por quê?

Registre as respostas dos alunos, anotando ou gravando.

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

O professor poderá também utilizar outras personagens como referência, imagens de pessoas mais próximas da realidades dos alunos ou até pessoas da comunidade escolar.

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018:

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

http://www.museuimperial.gov.br/informacoes-importantes.html?id=3023

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

1- Organize a turma em quatro grupos ou mais dependendo da quantidade de imagens utilizadas.

2- Apresente aos alunos os slides das imagens dos Patrimônios Culturais sugeridos.

3- Cada grupo deverá escolher uma imagens ou mais, dependendo da quantidade de imagens utilizadas.

4- Distribua aos grupos as fichas com as informações referentes ao Patrimônio Cultural escolhido e solicite que façam a leitura do texto entre eles do grupo.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJQ2BH74qrm8jnDWBRgnSrGdn47bvmfbU4rfDygWDvFUA8CTcXhrM2Dw6cGj/his5-10und02-fichas-patrimonios-da-humanidade.pdf

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.

Acessos em: 28/11/2018:

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html

http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018:

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Slide Plano Aula

Continuação

5- Apresente a turma os slides das imagens antigas dos locais apresentados anteriormente.

6- Entregue ao grupo fichas com as duas imagens (atual e antiga) lado a lado.

7- Distribua o modelo de Inventário para análise das duas imagens. Comparando-as, os alunos devem discutir e responder as questões do inventário, principalmente relacionadas às mudanças e permanências das paisagens retratadas.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3Hawg6aFny2NhSxha2GwYs46AkAamZkhYxwdtgEDBS3QRarnwzkpQxSmqaW/his5-10und02-antes-e-depois-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wjF4AKwxZTunKaETU3QfMydNsZ8z4bpA8bzWd25GR5rGGkecwfPnCJGv4hQ7/his5-10und02-inventario-cidade-em-dois-tempos.pdf

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

Inicialmente sugerimos ter como referência os Patrimônios da Humanidade no Brasil, mas você pode produzir uma exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou utilizar exposições virtuais.

Acessos em: 28/11/2018

https://extra.globo.com/noticias/rio/rio-em-dois-tempos-1180337.html http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=rio-de-janeiro

https://m.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-antes-e-depois-de-26-cidades-famosas/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/fotos/2015/02/fotos-veja-imagens-do-antes-e-depois-de-paisagens-do-rio.html#F1547015

https://constructapp.io/pt/13-fotos-de-obras-antes-e-depois/

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018

http://portal.iphan.gov.br/

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Fichas_do_Inventario__Educacao_Patrimonial.pdf

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

1- Os grupos deverão apresentar o slide das duas imagens do Patrimônio Cultural por eles trabalhado, de forma que as imagens (antiga e atual) fiquem lado a lado, cada qual em sua vez.

2- Utilizando como base todo material produzido nas etapas anteriores (Imagens, fichas e o inventário produzido por eles), cada grupo apresentará de forma expositiva para o restante da turma sua análise apontando as principais mudanças e as permanências encontradas.

3- Cada grupo, ao fim de sua apresentação, deverá responder: Por que as cidades mudam? Por que devemos preservar o Patrimônio Cultural de nossas cidades?

Como adequar à sua realidade:

A apresentação das fotografias pode se dar por meio de cartaz ou reproduções das imagens em tamanho ampliado.

No caso da utilização de exposição com fotos antigas e atuais de pontos da cidade onde a escola está inserida ou exposições virtuais, produzam o material complementar adequado para dar suporte à Sistematização.

Para você saber mais:

Acessos em: 28/11/2018

http://portal.iphan.gov.br/

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Fichas_do_Inventario__Educacao_Patrimonial.pdf

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://bndigital.bn.gov.br/

https://br.pinterest.com/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano