16201
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Meu, seu, nosso Patrimônio!

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Meu, seu, nosso Patrimônio!

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Fichas elaboradas com os diferentes termos/conceitos e verbetes;

Reproduções de imagens referentes ao termos/conceitos

Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc. (De forma a atender quantitativamente o grupo de alunos)

Material complementar:

Ficha Patrimônio - Conceitos e Verbetes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zCqnQ5MFJu9a2HUY4nXY76bqBfP9EHH6MaPJJZCE49qhrDcTWJgkzuczVPsh/his5-10und01-fichas-patrimonio-conceito-e-verbetes.pdf

Para você saber mais:

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://conceito.de/patrimonio (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

Apresente o tema “Patrimônio Cultural” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os.

Lance a seguinte pergunta para o grupo: O que vocês entendem por Patrimônio Cultural?

Colete uma resposta aleatoriamente, mas não a valide. Em seguida, convide seus alunos a conhecer um pouco mais sobre patrimônio cultural.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

1- Organize a turma em círculo.

2- Apresente reproduções de cinco imagens referentes aos conceitos que serão trabalhados: Patrimônio, Patrimônio Público, Patrimônio Cultural, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, posicionando-as aleatoriamente no centro do círculo.

3- Solicite aos alunos que, de forma voluntária, respondam o que cada imagem representa para eles.

4- Após a coleta oral das respostas dos alunos, convide-os para construir o conhecimento sobre a temática “Patrimônio Cultural”, com a seguinte pergunta: Vamos conhecer mais sobre o nosso patrimônio?

Após essa atividade as imagens devem ser fixadas em um mural bem localizado na sala.

Como adequar à sua realidade:

As imagens sugeridas podem ser substituídas por outras que contemplem os aspectos culturais, sociais e históricos da localidade onde a escola está inserida.

Em caso de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Ainda com a turma disposta em círculo, apresente fichas com os principais conceitos e verbetes, posicionando-os aleatoriamente no centro da roda.

a) Patrimônio

Verbete: Herança e bens de família.

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw

b) Patrimônio Público

Verbete: Conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.

https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/

c) Patrimônio Cultural

Verbete: Bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218

d) Patrimônio Material

Verbete: Composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

e) Patrimônio Imaterial

Verbete: Compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/

2- Solicite aos alunos que relacionem as fichas com verbetes com termo/ conceito correspondentes.

3- Após a compreensão dos principais conceitos o grupo deverá agora associá-los às imagens apresentadas na contextualização. É importante que o professor conduza toda dinâmica de forma que os alunos possam participar ativamente, e que a turma valide se a associação Conceito-verbete-imagens está adequada.

Como adequar à sua realidade:

Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Solicite aos alunos que organizem todas as informações em um mural, ordenando-as de forma que a leitura fique o mais clara possível.

2- Ao finalizar o Mural, convide os alunos a revisarem os conceitos trabalhados e provoque-os a sugerirem novos exemplos que poderiam ilustrar o mural. Registrem os exemplos e solicite que tragam a imagem ou produzam uma ilustração para completar o painel. Sempre estimule a participação de todos, seja na roda de conversa ou nas validações das respostas dos colegas.

Material necessário:

Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc.

Como adequar à sua realidade:

Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Fichas elaboradas com os diferentes termos/conceitos e verbetes;

Reproduções de imagens referentes ao termos/conceitos

Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc. (De forma a atender quantitativamente o grupo de alunos)

Material complementar:

Ficha Patrimônio - Conceitos e Verbetes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zCqnQ5MFJu9a2HUY4nXY76bqBfP9EHH6MaPJJZCE49qhrDcTWJgkzuczVPsh/his5-10und01-fichas-patrimonio-conceito-e-verbetes.pdf

Para você saber mais:

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://conceito.de/patrimonio (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

Apresente o tema “Patrimônio Cultural” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os.

Lance a seguinte pergunta para o grupo: O que vocês entendem por Patrimônio Cultural?

Colete uma resposta aleatoriamente, mas não a valide. Em seguida, convide seus alunos a conhecer um pouco mais sobre patrimônio cultural.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

1- Organize a turma em círculo.

2- Apresente reproduções de cinco imagens referentes aos conceitos que serão trabalhados: Patrimônio, Patrimônio Público, Patrimônio Cultural, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, posicionando-as aleatoriamente no centro do círculo.

3- Solicite aos alunos que, de forma voluntária, respondam o que cada imagem representa para eles.

4- Após a coleta oral das respostas dos alunos, convide-os para construir o conhecimento sobre a temática “Patrimônio Cultural”, com a seguinte pergunta: Vamos conhecer mais sobre o nosso patrimônio?

Após essa atividade as imagens devem ser fixadas em um mural bem localizado na sala.

Como adequar à sua realidade:

As imagens sugeridas podem ser substituídas por outras que contemplem os aspectos culturais, sociais e históricos da localidade onde a escola está inserida.

Em caso de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Ainda com a turma disposta em círculo, apresente fichas com os principais conceitos e verbetes, posicionando-os aleatoriamente no centro da roda.

a) Patrimônio

Verbete: Herança e bens de família.

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw

b) Patrimônio Público

Verbete: Conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.

https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/

c) Patrimônio Cultural

Verbete: Bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218

d) Patrimônio Material

Verbete: Composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

e) Patrimônio Imaterial

Verbete: Compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/

2- Solicite aos alunos que relacionem as fichas com verbetes com termo/ conceito correspondentes.

3- Após a compreensão dos principais conceitos o grupo deverá agora associá-los às imagens apresentadas na contextualização. É importante que o professor conduza toda dinâmica de forma que os alunos possam participar ativamente, e que a turma valide se a associação Conceito-verbete-imagens está adequada.

Como adequar à sua realidade:

Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Solicite aos alunos que organizem todas as informações em um mural, ordenando-as de forma que a leitura fique o mais clara possível.

2- Ao finalizar o Mural, convide os alunos a revisarem os conceitos trabalhados e provoque-os a sugerirem novos exemplos que poderiam ilustrar o mural. Registrem os exemplos e solicite que tragam a imagem ou produzam uma ilustração para completar o painel. Sempre estimule a participação de todos, seja na roda de conversa ou nas validações das respostas dos colegas.

Material necessário:

Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc.

Como adequar à sua realidade:

Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

http://portal.iphan.gov.br/

https://conceito.de/patrimonio

https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano