16200
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Formas de marcar o tempo. A resistência de formas de marcação do tempo em diferentes culturas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Formas de marcar o tempo. A resistência de formas de marcação do tempo em diferentes culturas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as várias formas de se marcar o tempo em nossa sociedade.

Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui) para os alunos, para que eles saibam como surgiram os primeiros calendários ao longo do tempo.

Problematização
É interessante que a execução desta atividade seja assíncrona e defina uma data para que os alunos estejam com as estações concluídas. Agende uma videoconferência para esta data e, neste momento, estabeleça uma discussão sobre como foi a execução da tarefa e as conclusões as quais chegaram sobre cada proposta das estações. Se coloque como mediador e norteador da atividade.

Caso ache necessário, peça aos alunos que enviem para seu e-mail o preenchimento dos questionamentos propostos para cada estação.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, busque na internet algum vídeo que exemplifique uma festividade da comunidade em que estão inseridos e agende uma videoconferência para dar continuidade a proposta definida para esta etapa.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família prepare alguma receita típica das festividades da comunidade em que morar e se divirtam!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_08UND03

(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas