16198
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Tempo da natureza: O tempo cíclico

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Tempo da natureza: O tempo cíclico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam que o ciclo da natureza influencia a marcação do tempo para diferentes povos.

Altere a proposta para os alunos buscarem informações sobre como as estações do ano interferem na vida das pessoas, de forma positiva ou negativa. A partir daqui, dê sequência ao que está definido nesta etapa..

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas, mas peça, antecipadamente, que os alunos acessem o link sobre as técnicas de coivara e anotem todas as informações que acharem importantes, para que o debate ser mais rico.

Durante a videoconferência, altere a pesquisa sugerida por uma roda de conversa onde você e os alunos abordarão todos os questionamentos sugeridos: compartilhe a transmissão do vídeo e pause todo momento que achar pertinente introduzir uma das perguntas sugeridas nesta etapa.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas faça-a de forma assíncrona, dando maior tempo para os alunos elaborarem a atividade proposta. Agende uma videoconferência para que os alunos socializem o trabalho executado e o que aprenderam, mas se coloque como mediador e norteador destas socializações.

Você poderá usar o recurso digital Padlet para elaborar a construção do calendário e, à medida que os alunos forem conseguindo compor cada mês, de forma colaborativa, preencherão os painéis criados neste aplicativo.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família se envolva no aprendizado deste conteúdo e pense em elaborar um calendário de alimentos para o consumo da família usando o Catálogo Brasileiro de Hortaliças.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_08UND01

(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas