10213
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Fração e probabilidade

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre fração e probabilidade.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).

Objetivos específicos

  • Ampliar a compreensão de representação de probabilidade na forma fracionária.
  • Estabelecer comparações entre as probabilidades de ocorrência de eventos favoráveis ou não.

Conceito-chave

Fração e probabilidade.

Recursos necessários

Lápis, papel e projetor de slides.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo os questionamentos. Retome com os alunos a ideia de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pelo número de casos favoráveis ao evento em relação ao total de resultados possíveis. Relembre que há várias formas de representá-la, entre elas as frações. Indique a possibilidade de expressar a probabilidade por meio de uma fração irredutível, ou de inúmeras frações equivalentes aos resultados obtidos.

Cite situações do cotidiano, ou pergunte-lhes sobre como saber qual qual a probabilidade de alguém ganhar um prêmio em um sorteio ou em um lançamento de moeda, entre outras.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade em sua forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de números pares e ímpares é a mesma?
  • Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
  • Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la a outra?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos, você também poderá entregá-la de forma impressa. Possibilite que os alunos analisem a situações e as possíveis forma de compor a quantidade de pontos indicada na situação. Solicite que a turma registre as soluções de diferentes formas e que indiquem a probabilidade na forma fracionária.

Propósito: Identificar a probabilidade de atingir a pontuação do jogo e indicá-la na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • Há somente uma forma de compor 40 pontos ?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento indica possibilidades diferentes?
  • Qual o menor e o maior resultado possível nesse jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de casos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento compõe diferentes possibilidades?
  • Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
  • Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
  • É possível obter 40 pontos com um número diferente de lançamentos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de eventos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento compõe diferentes possibilidades?
  • Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
  • Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
  • É possível obter 40 pontos com um número diferente de lançamentos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de eventos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada rodada compõe diferentes possibilidades?
  • Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
  • Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
  • É possível obter 40 pontos com um número diferente de rodadas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a ideia de que a probabilidade de um determinado evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de resultados possíveis. Retome os exemplos apresentados na aula, relembrando as representações fracionárias utilizadas, a comparação de frações e os momentos em que foi necessário determinar as frações equivalentes ou reduzi-las.

Propósito: Retomar as ideias centrais da aula sobre o conceito de probabilidade e sua forma de representação fracionária.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a comparar a probabilidade de ocorrência de um evento, representando-a de forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar a probabilidade de Carolina ser escolhida?
  • É possível determinar quem possui mais chances de ser escolhido?
  • De que forma podemos representar essa probabilidade?
  • É possível tornar irredutível a fração que representa a probabilidade de ocorrência desse evento?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).

Objetivos específicos

  • Ampliar a compreensão de representação de probabilidade na forma fracionária.
  • Estabelecer comparações entre as probabilidades de ocorrência de eventos favoráveis ou não.

Conceito-chave

Fração e probabilidade.

Recursos necessários

Lápis, papel e projetor de slides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo os questionamentos. Retome com os alunos a ideia de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pelo número de casos favoráveis ao evento em relação ao total de resultados possíveis. Relembre que há várias formas de representá-la, entre elas as frações. Indique a possibilidade de expressar a probabilidade por meio de uma fração irredutível, ou de inúmeras frações equivalentes aos resultados obtidos.

Cite situações do cotidiano, ou pergunte-lhes sobre como saber qual qual a probabilidade de alguém ganhar um prêmio em um sorteio ou em um lançamento de moeda, entre outras.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade em sua forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de números pares e ímpares é a mesma?
  • Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
  • Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la a outra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos, você também poderá entregá-la de forma impressa. Possibilite que os alunos analisem a situações e as possíveis forma de compor a quantidade de pontos indicada na situação. Solicite que a turma registre as soluções de diferentes formas e que indiquem a probabilidade na forma fracionária.

Propósito: Identificar a probabilidade de atingir a pontuação do jogo e indicá-la na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • Há somente uma forma de compor 40 pontos ?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento indica possibilidades diferentes?
  • Qual o menor e o maior resultado possível nesse jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de casos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento compõe diferentes possibilidades?
  • Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
  • Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
  • É possível obter 40 pontos com um número diferente de lançamentos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de eventos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento compõe diferentes possibilidades?
  • Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
  • Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
  • É possível obter 40 pontos com um número diferente de lançamentos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de eventos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
  • A ordem dos pontos obtidos em cada rodada compõe diferentes possibilidades?
  • Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
  • Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
  • É possível obter 40 pontos com um número diferente de rodadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a ideia de que a probabilidade de um determinado evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de resultados possíveis. Retome os exemplos apresentados na aula, relembrando as representações fracionárias utilizadas, a comparação de frações e os momentos em que foi necessário determinar as frações equivalentes ou reduzi-las.

Propósito: Retomar as ideias centrais da aula sobre o conceito de probabilidade e sua forma de representação fracionária.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a comparar a probabilidade de ocorrência de um evento, representando-a de forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar a probabilidade de Carolina ser escolhida?
  • É possível determinar quem possui mais chances de ser escolhido?
  • De que forma podemos representar essa probabilidade?
  • É possível tornar irredutível a fração que representa a probabilidade de ocorrência desse evento?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 5º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano