16197
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Minhas memórias, memória do meu povo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Minhas memórias, memória do meu povo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que as memórias de um povo compõem a sua história.

Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos, utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Peça aos alunos que enviem fotos deles de quando eram mais novos e de objetos que são especiais para eles. Para você fazer um mural digital com as fotos dos alunos, assista ao tutorial sobre o aplicativo Padlet e encaminhe aos seus alunos.

Agende uma videoconferência para dar início à proposta.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.

Para que os alunos possam compreender que as memórias de um povo são importantes para a história, envie links de museus virtuais, visto que estes locais são exemplos vivos de história e preservação da memória. Veja alguns links desses museus:
Masp (disponível aqui).
Louvre (disponível aqui).
Museu de Anne Frank (disponível aqui).
Museu do Vaticano (disponível aqui). 

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Agende uma videoconferência para que você apresente o mural construído, para que os alunos possam executar a proposta e conversarem um pouco mais sobre a importância da memória individual e coletiva.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, construa um mural de memórias usando fotos e objetos (digital). Assim que estiver pronto, enviar para o grupo do Whatsapp do grupo e dos familiares para que todos, mesmo distantes, tenham reavivada a memória familiar.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_07UND03

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas