16197
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Minhas memórias, memória do meu povo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Minhas memórias, memória do meu povo

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pedir aos alunos para trazerem fotos de um momento significativo de sua vida, de um lugar, uma viagem para durante a contextualização da aula contar aos colegas sobre esse momento. Se o aluno esquecer a foto ele pode desenhar. Você deverá pedir essa fotos com antecedência. Havendo possibilidade escaneie as fotos e insira no slide da contextualização.

Material complementar:

Para imprimir as imagens das construções históricas brasileiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf

Memória Individual e Memória Coletiva (texto Rita Oliveira): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjvbsjXvbjakQpw8VTdBTkQAaZQfSyG25WyVfnYCyYDRmB5Z9FHAj3sNEgFY/his5-07und03-memoria-coletiva-e-individual.pdf

Memória e Memória Coletiva (texto Zilda Kessel): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula consiste na compreensão de que memórias compõem a histórias e que as imagens reproduzidas dessa memória nos auxilia na relação passado presente e futuro.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você deverá pedir com antecedência fotos, objetos (como, por exemplo, suas roupinhas de quando eram bebês, sapatinhos, brinquedos, etc.) para os alunos. Se possível escaneie as fotos e insira nesse slide da contextualização. Não havendo essa possibilidade monte um painel com as fotos e apresente para os alunos nesse momento. Caso algum aluno não tenha entregue a foto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.

Faça as seguintes perguntas para os alunos :

Que lembranças você tem desse momento?

Num segundo momento será feito o registro, com perguntas como, quando isso aconteceu, quem estava com você nesse momento, por que vocês foram para esse local? Trouxeram algum objeto material do local? O que mais te marcou deste momento?

Inclua no roteiro de perguntas as sensações sentidas naquele momento, cheiro, paladar, tato. Se o aluno no momento representado era muito pequeno, você pode perguntar, o que ele sabe sobre aquele dia? Quem relatou a ele? Peça para os alunos escreverem um breve relato desse momento. É muito importante trabalhar a oralidade do aluno para que ele possa desenvolver as habilidades cognitivas superiores.

Como adequar à sua realidade: É necessário que haja fotos de todos os alunos. Caso um aluno não tenha entregue a foto ou objeto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.

Para você saber mais:

KESSEL, Z. Memória e Memória Coletiva. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/public/editor/mem%C3%B3ria_e_mem%C3%B3ria_coletiva.pdf> Acesso em 05/12/2018.

versão para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projetar ou imprimir, as fotos de monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões. Use sempre o termo memória para se referir às questões apontadas pelos alunos e para os monumentos também.

Para imprimir acesse esse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf

  • Qual a função social e histórica dessas representações?
  • Qual momento as pessoas dessa, cidade, região ou país estava vivendo quando essas esculturas, pinturas, fotografias foram feitas?
  • É possível fazer a leitura, interpretação de uma situação através de imagens?
  • Essas produções são individuais ou coletivas?

Peça para os alunos registrarem suas respostas e em seguida ouça os alunos. Promova uma discussão através da mediação, como o que te fez pensar dessa forma? Quais elementos da imagem foi mais significativo para pensar sobre isso? Direcione as perguntas para todos da sala, como você concorda com o que o seu colega disse? E medeie para que o aluno justifique, concordando ou discordando. E para fechar a problematização, promova uma reflexão sobre a importâncias dos museus para a preservação da memória.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Atividades que atinjam funções cognitivas como percepção da minha memória e projetar virtualmente essa memória em forma descritiva, desenhos para depois projetar e perceber que a sociedade tem uma memória coletiva e é resultado da ação das pessoas.

Assim como lugares, pessoas, são importantes para nós e ficam em nossa memória, algumas construções também são importantes pois representam a memória da sociedade. Imagens e monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões e textos sobre o momento histórico que essa imagem representa auxilia na percepção da memória.

Diferenciar a memória individual da coletiva.

Para a construção da memória coletiva é necessário a convivência, a relação entre um grupo e vários grupos. O ambiente familiar e depois escolar são os primeiros espaços de convivência e formação de vínculos para a construção da memória coletiva. Quando fazemos parte de um grupo e estamos engajados numa atividade como uma apresentação de final de ano, a memória que terá desse momento é do grupo e não se si próprio isoladamente.

Sendo assim nesse momento relacione a foto do aluno como memória do indivíduo, pessoal e a memória da sociedade, de um fato histórico representada por um monumento, uma representação artística. Relacionar nosso contexto atual para a projeção de que memórias estamos produzindo para o futuro.

  • Como produzimos memória?
  • Como nossas ações constroem a memórias para gerações futura?

É importante sempre reforçar, trabalhar a oralidade para desenvolver habilidades cognitivas superiores nos alunos.

Como adequar à sua realidade: Após a aula você pode organizar uma exposição com os objetos trazidos pelos alunos. Uma exposição das memórias traduzidas em fotos e objetos e convidar as demais sala para visitar. Os alunos podem ser divididos em grupos e explicar todo o processo realizado em sala e sobre suas memórias e os relatos das memórias dos amigos também.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pedir aos alunos para trazerem fotos de um momento significativo de sua vida, de um lugar, uma viagem para durante a contextualização da aula contar aos colegas sobre esse momento. Se o aluno esquecer a foto ele pode desenhar. Você deverá pedir essa fotos com antecedência. Havendo possibilidade escaneie as fotos e insira no slide da contextualização.

Material complementar:

Para imprimir as imagens das construções históricas brasileiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf

Memória Individual e Memória Coletiva (texto Rita Oliveira): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjvbsjXvbjakQpw8VTdBTkQAaZQfSyG25WyVfnYCyYDRmB5Z9FHAj3sNEgFY/his5-07und03-memoria-coletiva-e-individual.pdf

Memória e Memória Coletiva (texto Zilda Kessel): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula consiste na compreensão de que memórias compõem a histórias e que as imagens reproduzidas dessa memória nos auxilia na relação passado presente e futuro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você deverá pedir com antecedência fotos, objetos (como, por exemplo, suas roupinhas de quando eram bebês, sapatinhos, brinquedos, etc.) para os alunos. Se possível escaneie as fotos e insira nesse slide da contextualização. Não havendo essa possibilidade monte um painel com as fotos e apresente para os alunos nesse momento. Caso algum aluno não tenha entregue a foto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.

Faça as seguintes perguntas para os alunos :

Que lembranças você tem desse momento?

Num segundo momento será feito o registro, com perguntas como, quando isso aconteceu, quem estava com você nesse momento, por que vocês foram para esse local? Trouxeram algum objeto material do local? O que mais te marcou deste momento?

Inclua no roteiro de perguntas as sensações sentidas naquele momento, cheiro, paladar, tato. Se o aluno no momento representado era muito pequeno, você pode perguntar, o que ele sabe sobre aquele dia? Quem relatou a ele? Peça para os alunos escreverem um breve relato desse momento. É muito importante trabalhar a oralidade do aluno para que ele possa desenvolver as habilidades cognitivas superiores.

Como adequar à sua realidade: É necessário que haja fotos de todos os alunos. Caso um aluno não tenha entregue a foto ou objeto na data estabelecida de acordo com sua organização, peça a eles que desenhem esse momento marcante de sua vida, ou seja, sua memória.

Para você saber mais:

KESSEL, Z. Memória e Memória Coletiva. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/public/editor/mem%C3%B3ria_e_mem%C3%B3ria_coletiva.pdf> Acesso em 05/12/2018.

versão para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFwk43tbgTazBxRpYzjhvDTrfckWX2pQYqbNwSE5SsgpzKGMueTNVE9Wz8fy/his5-07und03-memoria-e-memoria-coletiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projetar ou imprimir, as fotos de monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões. Use sempre o termo memória para se referir às questões apontadas pelos alunos e para os monumentos também.

Para imprimir acesse esse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCfWuGXwJ6zk54GsHPmgxfu7jevyrhRy9sx7tbR762a2ZG3brZfNyWTXhfTk/his5-07und03-construcoes-historicas-brasileiras.pdf

  • Qual a função social e histórica dessas representações?
  • Qual momento as pessoas dessa, cidade, região ou país estava vivendo quando essas esculturas, pinturas, fotografias foram feitas?
  • É possível fazer a leitura, interpretação de uma situação através de imagens?
  • Essas produções são individuais ou coletivas?

Peça para os alunos registrarem suas respostas e em seguida ouça os alunos. Promova uma discussão através da mediação, como o que te fez pensar dessa forma? Quais elementos da imagem foi mais significativo para pensar sobre isso? Direcione as perguntas para todos da sala, como você concorda com o que o seu colega disse? E medeie para que o aluno justifique, concordando ou discordando. E para fechar a problematização, promova uma reflexão sobre a importâncias dos museus para a preservação da memória.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Atividades que atinjam funções cognitivas como percepção da minha memória e projetar virtualmente essa memória em forma descritiva, desenhos para depois projetar e perceber que a sociedade tem uma memória coletiva e é resultado da ação das pessoas.

Assim como lugares, pessoas, são importantes para nós e ficam em nossa memória, algumas construções também são importantes pois representam a memória da sociedade. Imagens e monumentos históricos brasileiros de diferentes regiões e textos sobre o momento histórico que essa imagem representa auxilia na percepção da memória.

Diferenciar a memória individual da coletiva.

Para a construção da memória coletiva é necessário a convivência, a relação entre um grupo e vários grupos. O ambiente familiar e depois escolar são os primeiros espaços de convivência e formação de vínculos para a construção da memória coletiva. Quando fazemos parte de um grupo e estamos engajados numa atividade como uma apresentação de final de ano, a memória que terá desse momento é do grupo e não se si próprio isoladamente.

Sendo assim nesse momento relacione a foto do aluno como memória do indivíduo, pessoal e a memória da sociedade, de um fato histórico representada por um monumento, uma representação artística. Relacionar nosso contexto atual para a projeção de que memórias estamos produzindo para o futuro.

  • Como produzimos memória?
  • Como nossas ações constroem a memórias para gerações futura?

É importante sempre reforçar, trabalhar a oralidade para desenvolver habilidades cognitivas superiores nos alunos.

Como adequar à sua realidade: Após a aula você pode organizar uma exposição com os objetos trazidos pelos alunos. Uma exposição das memórias traduzidas em fotos e objetos e convidar as demais sala para visitar. Os alunos podem ser divididos em grupos e explicar todo o processo realizado em sala e sobre suas memórias e os relatos das memórias dos amigos também.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano