Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância de se registrar, escrita ou oralmente, os acontecimentos de um povo, para que haja uma memória histórica e, consequentemente, um patrimônio a se preservar.
Siga as orientações definidas (envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola) e agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Envie o link (disponível aqui) para que os alunos possam conhecer os “griôs”.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom Siga as orientações definidas e caso ache viável envie os links das lendas que servirão como fonte de estudo nesta etapa:
Lenda do açaí (disponível aqui).
Lenda da mandioca (disponível aqui).
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa: você pode sugerir aos alunos que gravem em áudio, ou encenem e gravem em vídeo, o reconto da lenda escolhida. Solicite que enviem o material produzido para o Whatsapp da turma, para que todos possam assistir.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, escolha o açaí ou a mandioca e deguste em receitas que podem fazer juntos.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_07UND02
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
AULA 01
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes