16196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - História oral por meio de mitos indígenas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre História oral por meio de mitos indígenas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom. 

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância de se registrar, escrita ou oralmente, os acontecimentos de um povo, para que haja uma memória histórica e, consequentemente, um patrimônio a se preservar.

Siga as orientações definidas (envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola) e agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Envie o link (disponível aqui) para que os alunos possam conhecer os “griôs”.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom Siga as orientações definidas e caso ache viável envie os links das lendas que servirão como fonte de estudo nesta etapa:
Lenda do açaí (disponível aqui).
Lenda da mandioca (disponível aqui).

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa: você pode sugerir aos alunos que gravem em áudio, ou encenem e gravem em vídeo, o reconto da lenda escolhida. Solicite que enviem o material produzido para o Whatsapp da turma, para que todos possam assistir.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, escolha o açaí ou a mandioca e deguste em receitas que podem fazer juntos.

 

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_07UND02

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas