16195
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Patrimônio histórico e cultural

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Patrimônio histórico e cultural

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que é primordial que se busque a preservação do patrimônio de uma cidade e de um povo para que a história viva.

Siga as orientações definidas e agende uma videoconferência para dar início à proposta. Substitua a utilização de folhas ou post-its por caderno. Envie o link (disponível aqui) para que os alunos possam verificar as mudanças da paisagem ao longo do tempo.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas e envie o link (disponível aqui), para que os alunos conheçam as formas de preervar a história de uma cidade. Este vídeo fala sobre o Rio de Janeiro, mas você pode buscar algum documentário que fale sobre o processo de preservação da sua cidade ou estado.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa: substitua a utilização de folhas ou post-its por caderno.

Agende uma videoconferência para que os alunos executem a proposta e possam trocar as impressões sobre o que foi aprendido nesta aula. Envie para o link (disponível aqui) que mostra uma campanha do IPHAN, para que todos compartilhem a ideia de preservar a nossa história.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família, juntamente com o aluno, relacione os monumentos e construções que fazem parte do patrimônio da cidade onde moram e tracem quais são as ações que contribuíram para que esse patrimônio resista à ação do tempo e do homem.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_07UND01

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas