16194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Por que escrever?

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Por que escrever?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância dos códigos escritos no desenvolvimento das sociedades humanas.

Envie todo o material (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias.

Caso ache interessante, diga a frase do Chacrinha “Quem não comunica se trumbica”. Deixe que levantem hipóteses sobre o que significa essa frase e conclua que todo tipo de comunicação, sendo ela escrita, através de desenhos ou músicas, tem como principal função a de comunicar e se fazer ser entendido.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) para os alunos.

Esta atividade pode ser executada individualmente ou em grupos. Você pode optar por deixar que os alunos escrevam a frase usando todos os alfabetos, usando os alfabetos que eles escolherem ou o que você escolher (se for essa a opção, encaminhe para cada aluno a informação sobre qual alfabeto ele deverá usar).

Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas peça que os alunos escrevam palavras que possam ser usadas em um acróstico da palavra ESCREVER. Caso a turma seja grande, serão vários acrósticos, ou você pode usar os nomes dos tipos de escrita trabalhados nesta aula.

Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça para cada da família escrever uma mensagem usando um dos alfabetos apresentados nesta aula. Quem conseguir decifrar será considerado o Rei da Escrita!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_06UND03

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas