16194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Por que escrever?

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Por que escrever?

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor, folhas sulfite A4 em quantidade suficiente para as atividades, imagens e fichas impressas.

Material complementar:

Para você saber mais:

BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.

__________. O Abecê da escrita. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7.>. Acesso em: 06 dez. 2018.

CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos. Nesse momento aborde a importância da escrita para a comunicação dos povos e entre povos de línguas diferentes. Faça os seguintes questionamentos:

  • Como os diferentes povos conseguem compreender o que se escreve em variados idiomas?
  • Na sua opinião qual o motivo da invenção do alfabeto?
  • Se você fosse criar um alfabeto, que tipo de símbolos você usaria?

Nesse momento não é necessário que todos os alunos respondam a esses questionamentos. Essas questões tem a função de causar curiosidade no aluno.

Para você saber mais:

BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.

CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete as imagens para que os alunos façam uma breve análise.

  • Figura 1: menino dá balão em formato de coração para menina
  • Figura 2: um personagem dá um balão em formato de coração para outro personagem
  • Figura 3: Personagem (ou professor) está apresentando algo no quadro.
  • Figura 4: Placa de trânsito. Proibido trânsito de pedestre.
  • Figura 5: Placa de trânsito. Proibido tráfego de caminhões.
  • Figura 6: Placa de trânsito. Vire a esquerda
  • Figura 7: Nota musical. Fusa que representa ? da semicolcheia
  • Figura 8: Nota musical. Oitava alta.

Orienta os alunos a criar possíveis situações em que os desenhos se encaixam.

  • Na figura 1 o menino que dá o balão à menina expressa algum sentimento?
  • Na figura 2 podemos distinguir se os personagens são do gênero masculino ou feminino?
  • Na figura 3 é possível dizer qual a matéria o professor está ensinando?
  • Será que se tivesse algo escrito seria mais fácil entender cada imagem?
  • Qual o significado dos sinais de trânsito? Qual a sua função social?
  • E as notas musicais, o que podemos perceber?
  • Qual a necessidade de usar frases escrita?

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uhFrCVaHXrdRF7fkBnDNwvumvAS8kA6wKrpmq9ZB8jHApDUpnzzHuyMxnmXV/his5-06und03-imagens-de-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Em caso de não conseguir projetar as imagens o professor pode imprimir essa imagens. No arquivo Imagens de contextualização ou ainda desenhar as imagens no quadro.

Para você saber mais: Para compreender melhor o surgimento e a necessidade do alfabeto leia o texto: “A origem do alfabeto” de Luiz Carlos Cagliari. Disponível em: http://dalete.com.br/saber/origem.pdf. Acesso em: 04 dez. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 10 minutos.

Projete as imagens para que os alunos façam uma breve análise.

Questione os alunos sobre as diferenças entre os tipos de escrita, e como eles percebem as semelhanças entre os tipos de escrita apresentados.

  • Quais as semelhanças entre os tipos de escrita apresentados?
  • Que tipo de semelhança entre a escrita fenícia com a escrita japonesa?
  • Quais dessas escritas são utilizadas nos dias de hoje?

Como adequar à sua realidade: Caso de não consiga projetar as imagens você pode imprimir essa imagens, e afixe no quadro ou num cartaz.

Imagens de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hf8MUe4A8sJPaz8WN8cbUGAeS6gsYp57d7W3BMS5zVTXmEhCgDy9VAyfrQm6/his5-06und03-imagens-de-problematizacao.pdf

Outra sugestão é trabalhar essa aula no laboratório de informática, dando oportunidade ao aluno de buscar outras imagens relativas aos alfabetos mostrados nas imagens, e outras aplicações que os povos antigos davam a essas escritas. Nesse caso os alunos poderão perceber a semelhança do teclado do computador com o da imagem mostrada.

Também no laboratório de informática mudar a linguagem do editor de texto e escrever frases em línguas diferenciadas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 12 minutos.

Divida a turma em 4 grupos. Entregue a cada grupo uma ficha com a relação das letras do alfabeto latino (alfabeto utilizado por nós brasileiros) com os símbolos utilizados por outros povos na atualidade e na antiguidade. Para isso, utilize as fichas contendo as escritas: grega, japonesa, fenícia e chinesa.

As fichas estão disponíveis para impressão nos seguintes links:

Após entregar as fichas incentive a discussão de cada grupo acerca do conteúdo disponível na ficha. É importante que eles coloquem em discussão as diferenças e semelhanças com o alfabeto utilizado no Brasil que é baseado no alfabeto latino.

Para você saber mais: A leitura desses materiais listados abaixo é muito importante para o desenvolvimento da aula. Nesse material é possível encontrar outros pontos de conhecimento sobre a evolução dos alfabetos.

BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.

__________. O Abecê da escrita. Disponível em:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 10 minutos.

Mantenha o agrupamento da turma. Distribua uma folha sulfite tamanho A4 para que eles possam desenvolver a atividade. Baseado na ficha que cada grupo recebeu peça que eles escrevam a frase que estará nesse slide usando os alfabetos grego, fenício, japonês e árabe. É importante que a frase seja escrita no sentido paisagem da folha.

Como adequar à sua realidade: Em caso de não conseguir projetar esse slide, escreva essa frase no quadro.

Se houver a possibilidade do uso do laboratório de informática os alunos podem treinar a escrita em outras línguas.

Pode usar também o celular, solicitando que haja mudança da linguagem do celular ou na escrita de mensagens de texto e emails.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mantenha o agrupamento dos alunos. Projete este slide.

  • Distribua tiras de papel sulfite para que cada aluno responda de forma breve a pergunta: Por que escrever? As respostas serão dispostas em um painel a ser montado na sala utilizando a própria parede. Escreva a frase com pincel atômico ou canetinha, e afixe na parede. Em seguida, afixe as mensagens escritas na problematização (atividade das fichas dos alfabetos) e abaixo a resposta de cada aluno.
  • O momento para refletir, será usado para que o aluno possa entender a importância dos símbolos alfabéticos para o processo de comunicação entre os diferentes povos do mundo. Levante esses questionamentos:
  • Há outras formas de comunicação entre os povos?
  • A escrita hoje é substituída por outros tipos de comunicação?
  • Seria possível ainda nos dias de hoje se comunicar usando somente símbolos?

Como adequar à sua realidade: não havendo projetor, escreva os questionamentos no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor, folhas sulfite A4 em quantidade suficiente para as atividades, imagens e fichas impressas.

Material complementar:

Para você saber mais:

BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.

__________. O Abecê da escrita. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7.>. Acesso em: 06 dez. 2018.

CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos. Nesse momento aborde a importância da escrita para a comunicação dos povos e entre povos de línguas diferentes. Faça os seguintes questionamentos:

  • Como os diferentes povos conseguem compreender o que se escreve em variados idiomas?
  • Na sua opinião qual o motivo da invenção do alfabeto?
  • Se você fosse criar um alfabeto, que tipo de símbolos você usaria?

Nesse momento não é necessário que todos os alunos respondam a esses questionamentos. Essas questões tem a função de causar curiosidade no aluno.

Para você saber mais:

BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.

CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete as imagens para que os alunos façam uma breve análise.

  • Figura 1: menino dá balão em formato de coração para menina
  • Figura 2: um personagem dá um balão em formato de coração para outro personagem
  • Figura 3: Personagem (ou professor) está apresentando algo no quadro.
  • Figura 4: Placa de trânsito. Proibido trânsito de pedestre.
  • Figura 5: Placa de trânsito. Proibido tráfego de caminhões.
  • Figura 6: Placa de trânsito. Vire a esquerda
  • Figura 7: Nota musical. Fusa que representa ? da semicolcheia
  • Figura 8: Nota musical. Oitava alta.

Orienta os alunos a criar possíveis situações em que os desenhos se encaixam.

  • Na figura 1 o menino que dá o balão à menina expressa algum sentimento?
  • Na figura 2 podemos distinguir se os personagens são do gênero masculino ou feminino?
  • Na figura 3 é possível dizer qual a matéria o professor está ensinando?
  • Será que se tivesse algo escrito seria mais fácil entender cada imagem?
  • Qual o significado dos sinais de trânsito? Qual a sua função social?
  • E as notas musicais, o que podemos perceber?
  • Qual a necessidade de usar frases escrita?

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uhFrCVaHXrdRF7fkBnDNwvumvAS8kA6wKrpmq9ZB8jHApDUpnzzHuyMxnmXV/his5-06und03-imagens-de-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Em caso de não conseguir projetar as imagens o professor pode imprimir essa imagens. No arquivo Imagens de contextualização ou ainda desenhar as imagens no quadro.

Para você saber mais: Para compreender melhor o surgimento e a necessidade do alfabeto leia o texto: “A origem do alfabeto” de Luiz Carlos Cagliari. Disponível em: http://dalete.com.br/saber/origem.pdf. Acesso em: 04 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 10 minutos.

Projete as imagens para que os alunos façam uma breve análise.

Questione os alunos sobre as diferenças entre os tipos de escrita, e como eles percebem as semelhanças entre os tipos de escrita apresentados.

  • Quais as semelhanças entre os tipos de escrita apresentados?
  • Que tipo de semelhança entre a escrita fenícia com a escrita japonesa?
  • Quais dessas escritas são utilizadas nos dias de hoje?

Como adequar à sua realidade: Caso de não consiga projetar as imagens você pode imprimir essa imagens, e afixe no quadro ou num cartaz.

Imagens de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hf8MUe4A8sJPaz8WN8cbUGAeS6gsYp57d7W3BMS5zVTXmEhCgDy9VAyfrQm6/his5-06und03-imagens-de-problematizacao.pdf

Outra sugestão é trabalhar essa aula no laboratório de informática, dando oportunidade ao aluno de buscar outras imagens relativas aos alfabetos mostrados nas imagens, e outras aplicações que os povos antigos davam a essas escritas. Nesse caso os alunos poderão perceber a semelhança do teclado do computador com o da imagem mostrada.

Também no laboratório de informática mudar a linguagem do editor de texto e escrever frases em línguas diferenciadas.

Slide Plano Aula

Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 12 minutos.

Divida a turma em 4 grupos. Entregue a cada grupo uma ficha com a relação das letras do alfabeto latino (alfabeto utilizado por nós brasileiros) com os símbolos utilizados por outros povos na atualidade e na antiguidade. Para isso, utilize as fichas contendo as escritas: grega, japonesa, fenícia e chinesa.

As fichas estão disponíveis para impressão nos seguintes links:

Após entregar as fichas incentive a discussão de cada grupo acerca do conteúdo disponível na ficha. É importante que eles coloquem em discussão as diferenças e semelhanças com o alfabeto utilizado no Brasil que é baseado no alfabeto latino.

Para você saber mais: A leitura desses materiais listados abaixo é muito importante para o desenvolvimento da aula. Nesse material é possível encontrar outros pontos de conhecimento sobre a evolução dos alfabetos.

BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.

__________. O Abecê da escrita. Disponível em:

Slide Plano Aula

Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 10 minutos.

Mantenha o agrupamento da turma. Distribua uma folha sulfite tamanho A4 para que eles possam desenvolver a atividade. Baseado na ficha que cada grupo recebeu peça que eles escrevam a frase que estará nesse slide usando os alfabetos grego, fenício, japonês e árabe. É importante que a frase seja escrita no sentido paisagem da folha.

Como adequar à sua realidade: Em caso de não conseguir projetar esse slide, escreva essa frase no quadro.

Se houver a possibilidade do uso do laboratório de informática os alunos podem treinar a escrita em outras línguas.

Pode usar também o celular, solicitando que haja mudança da linguagem do celular ou na escrita de mensagens de texto e emails.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mantenha o agrupamento dos alunos. Projete este slide.

  • Distribua tiras de papel sulfite para que cada aluno responda de forma breve a pergunta: Por que escrever? As respostas serão dispostas em um painel a ser montado na sala utilizando a própria parede. Escreva a frase com pincel atômico ou canetinha, e afixe na parede. Em seguida, afixe as mensagens escritas na problematização (atividade das fichas dos alfabetos) e abaixo a resposta de cada aluno.
  • O momento para refletir, será usado para que o aluno possa entender a importância dos símbolos alfabéticos para o processo de comunicação entre os diferentes povos do mundo. Levante esses questionamentos:
  • Há outras formas de comunicação entre os povos?
  • A escrita hoje é substituída por outros tipos de comunicação?
  • Seria possível ainda nos dias de hoje se comunicar usando somente símbolos?

Como adequar à sua realidade: não havendo projetor, escreva os questionamentos no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano