Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Fontes históricas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: imagens impressas, texto impresso, folha sulfite A4 ou folha de caderno avulsa.
Material complementar: para melhor planejamento da aula, acesse os seguintes materiais.
- Imagens para impressão. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Qu49KBBC68ENu3t7awXkyZWuwjJmPB6R4p9VCd9CS5r57wJMqrXHJRrxvk6/his5-06und01-imagens-para-impressao.pdf
- Trecho do diário de Anne Frank para ser impresso e utilizado na aula. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2h3u7cPaCKseyqJWcj6qg4grGYckT3zuJ2Ahw38eBapYDFEw6bJ4y6JmRrbv/his5-06und01-trecho-do-diario-de-anne-frank.pdf
Para você saber mais: A intenção desta aula é falar sobre a importância do gênero diário como fonte histórica. Sugere-se que o professor busque mais informações sobre quem foi Anne Frank, e como o seu diário virou um importante relato histórico da perseguição dos judeus na Segunda Guerra Mundial.
- A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.
- A história de Anne Frank. Disponível no site: http://web.annefrank.org/pt/Anne-Frank/ . Acesso em 02 de novembro de 2018.
- O diário de Anne Frank. Disponível no site: https://youtruth.weebly.com/uploads/1/3/1/8/1318459/o_diario_de_anne_frank_-portuguese.pdf. Acesso em 02 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: a apresentação do objetivo aos alunos pode ser em projetor, ou ainda, escrita no quadro, com o enfoque no termo fonte histórica. Tome o cuidado de ouvir sempre o ponto de vista do aluno sobre o que é e para que serve a fonte histórica. Neste momento não expandir a discussão. Se houver questionamentos por parte dos alunos, reforçar a ideia de que haverá momentos para essa discussão depois.
Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro integrantes. Entregue uma cópia impressa do texto do Diário de Anne Frank, disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2h3u7cPaCKseyqJWcj6qg4grGYckT3zuJ2Ahw38eBapYDFEw6bJ4y6JmRrbv/his5-06und01-trecho-do-diario-de-anne-frank.pdf
Neste momento os alunos farão a leitura e interpretação do texto em grupo. Oriente a leitura do texto, levantando alguns questionamentos acerca do trecho do diário:
- É possível perceber traços do cotidiano da autora?
- Quais palavras mostram o estado emocional da personagem?
- A autora-personagem faz uma narrativa sobre um momento importante da sua vida? Onde podemos perceber isso?
- O diário foi escrito em 1942. Quais as semelhanças da infância de Anne Frank com a infância de muitas crianças de hoje?
- Anne Frank faz menção a um livro de mitos da Grécia e Roma. É possível afirmar que ela é uma pessoa que gosta de História?
Como adequar à sua realidade: Em alguns municípios há disponível na biblioteca da escola o livro impresso, que pode ser usado nesse caso.
Para você saber mais: Anne Frank foi uma menina judia que ficou durante um tempo escondida no sótão de uma família alemã. Nesse período, ela escreveu detalhes de como foi essa estadia, seus medos e anseios. Para compreender melhor quem foi Anne Frank, sugiro acessar o site Anne Frank House. Para acessar, use este link: http://web.annefrank.org/pt/Anne-Frank
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Os alunos irão permanecer agrupados. Projete as imagens aos alunos, e eles terão aproximadamente cerca de dois minutos para observação da imagens.
Introduza a ideia de fontes históricas. Você pode fazer isso retomando os conceitos apresentados pela Editora Contexto no artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use o link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/ . Acesso em 02 de novembro de 2018.
Retome os possíveis questionamentos levantados durante a apresentação do objetivo, esclarecendo que as fontes históricas são objetos simples do cotidiano, e que contam ou lembram algum fato ou pessoa significativos para uma comunidade ou para a sociedade.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade de um projetor, o professor pode:
- Imprimir as imagens, se possível em impressora colorida, e fixar no quadro da sala, onde os alunos as vejam. O ideal seria imprimir uma imagem por página. Para acessar imagens para impressão, use este link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Qu49KBBC68ENu3t7awXkyZWuwjJmPB6R4p9VCd9CS5r57wJMqrXHJRrxvk6/his5-06und01-imagens-para-impressao.pdf
- O professor pode trazer outros objetos que signifiquem algo para alguém ou para a comunidade, e organizar a exposição.
Para você saber mais: Podem ser retomados os conceitos apresentados pela Editora Contexto no artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use este link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/
Problematização
Orientações:
Imagem: Páginas 92-93 do diário de Anne Frank exibido na Casa de Anne Frank na Prinsengracht 263, Amsterdam, Holanda. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anne_Frank_Diary_at_Anne_Frank_Museum_in_Berlin-pages-92-93.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2018.
Explore essa imagem do diário como uma fonte histórica, no que diz respeito aos detalhes vividos pelo autor na época em que foi escrito. Nesse momento, retome o trecho do diário de Anne Frank para ambientar o cotidiano da autora com a realidade das crianças. Levanta outros questionamentos:
- Como você descreveria o dia do seu aniversário?
- Seria possível não citar fatos do dia a dia no seu relato? (Se a resposta for não, questionar: Como escrever uma história sem contextualizar, ou descrever o que acontece em volta da realidade?)
- Esse foi o primeiro dia do diário. É possível imaginar que a autora iria viver momentos difíceis?
Faça uma breve explicação do que foi o conflito da Segunda Guerra Mundial e apresente o contexto histórico em que o diário foi escrito.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade de um projetor, o professor pode:
- Imprimir as imagens, se possível em impressora colorida, e fixar no quadro da sala, onde os alunos vejam as imagens. O ideal seria imprimir uma imagem por página. Imagens para impressão, use este link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Qu49KBBC68ENu3t7awXkyZWuwjJmPB6R4p9VCd9CS5r57wJMqrXHJRrxvk6/his5-06und01-imagens-para-impressao.pdf
- O professor também poderá trazer outros objetos que signifiquem algo para alguém ou para a comunidade, e organizar a exposição. Ou ainda, pedir que os alunos tragam objetos que contem a história da família para compor a exposição.
Para você saber mais:
- Anne Frank foi uma menina judia que ficou durante um tempo escondida no sótão de uma família alemã. Nesse período, ela escreveu detalhes de como foi essa estadia, seus medos e anseios. Para compreender melhor quem foi Anne Frank, acesse o site Anne Frank House, usando o link: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/ . Acesso em 02 de novembro de 2018. - Esse site é oficial do museu e por isso não está disponível em português, mas o professor pode optar por traduzir a página.
- A curta vida de Anne Frank. Disponível em: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/the-short-life-anne-frank/curta-vida-de-anne-frank/. Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
- A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor, acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Retome a contextualização da proposta do diário. Os alunos devem refletir sobre os questionamentos levantados. Peça que, em grupo, eles produzam um texto do gênero diário contando como foi a proposta trabalhada durante a aula. Os relatos devem ser curtos - não exceder 20 linhas - por causa do tempo.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível usar papel sulfite, podem ser utilizados pequenos cadernos, ou ainda folhas de cadernos antigos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS5_06UND01
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que através de fontes históricas, orais e escritas, a História pode ser passada de geração em geração.
Envie todo o material necessário - documentos, foto dos documentos, explicações complementares, para executar essa etapa - pela retirada na escola, por foto, pelo WhatsApp ou pelo email com as devidas orientações que se fizerem necessárias.
Escolha alguns alunos para relatarem o que fizeram no dia ou relatem alguma situação que aconteceu nesse período de isolamento e que marcou o dia - isso demonstrará que eles e tudo o que acontece em torno deles também faz parte da história da humanidade, assim como os dias relatados pela autora no livro.
OBS.: Neste período de isolamento muitas editoras liberaram seus livros (em PDF) para a leitura em casa e O diário de Anne Frank em quadrinhos foi um deles. Caso ache interessante envie aos alunos o link https://drive.google.com/file/d/1lrJiqKQg9jZU1Ju7TwgNiwUU8oib03BP/view?fbclid=IwAR3hISuPiCr__Jr8QsY4HMnkkgFvSKBCNlPxINJdKs83LBFZP25XDYD4-kk para que conheçam essa história.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviando por email, pela Classroom, ou pelo WhatsApp.
Peça que observem no local onde estão da casa se há algum objeto com mais de 01 ano (um porta-retrato com uma foto, um vaso, um móvel) e escolha alguns alunos para que falem o nome do objeto e como ele fez parte do ambiente onde mora - contem um pouco como o objeto foi adquirido (presente, comprado para compor o espaço, dentre outra situações) - isso fará com que os alunos comecem a perceber que a casa deles conta uma história. Siga as orientações.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa.
Permita que os alunos entreguem a produção do diário na escola, enviando por email, pela Classroom, ou pelo WhatsApp , ou agende uma videoconferência para que os alunos e você possam debater sobre o assunto e esclarecer as dúvidas.
Para conhecer:
Email: https://www.youtube.com/watch?v=tzeC14NfwB8
Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be
Hangouts: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Padlet: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso
Google Docs: https://youtu.be/H6QtVQxs7AE
Convite às famílias
Peça que a família busque na memória ou através de algum objeto/foto fatos/acontecimentos da família e que são marcos que definem quem a família é.
Boas recordações!!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registro da História: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Palavras Chave: Fontes históricas; cotidiano; diário
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA