16193
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Fontes históricas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Fontes históricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código‌ ‌do‌ ‌plano‌
HIS5_06UND01

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que através de fontes históricas, orais e escritas, a História pode ser passada de geração em geração.
Envie todo o material necessário - documentos, foto dos documentos, explicações complementares, para executar essa etapa - pela retirada na escola, por foto, pelo WhatsApp ou pelo email com as devidas orientações que se fizerem necessárias.
Escolha alguns alunos para relatarem o que fizeram no dia ou relatem alguma situação que aconteceu nesse período de isolamento e que marcou o dia - isso demonstrará que eles e tudo o que acontece em torno deles também faz parte da história da humanidade, assim como os dias relatados pela autora no livro.
OBS.: Neste período de isolamento muitas editoras liberaram seus livros (em PDF) para a leitura em casa e O diário de Anne Frank em quadrinhos foi um deles. Caso ache interessante envie aos alunos o link https://drive.google.com/file/d/1lrJiqKQg9jZU1Ju7TwgNiwUU8oib03BP/view?fbclid=IwAR3hISuPiCr__Jr8QsY4HMnkkgFvSKBCNlPxINJdKs83LBFZP25XDYD4-kk para que conheçam essa história.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviando por email, pela Classroom, ou pelo WhatsApp.
Peça que observem no local onde estão da casa se há algum objeto com mais de 01 ano (um porta-retrato com uma foto, um vaso, um móvel) e escolha alguns alunos para que falem o nome do objeto e como ele fez parte do ambiente onde mora - contem um pouco como o objeto foi adquirido (presente, comprado para compor o espaço, dentre outra situações) - isso fará com que os alunos comecem a perceber que a casa deles conta uma história. Siga as orientações.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa.
Permita que os alunos entreguem a produção do diário na escola, enviando por email, pela Classroom, ou pelo WhatsApp , ou agende uma videoconferência para que os alunos e você possam debater sobre o assunto e esclarecer as dúvidas.

Para conhecer:
Email: https://www.youtube.com/watch?v=tzeC14NfwB8 
Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be 
Hangouts: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 
Padlet: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso 
Google Docs: https://youtu.be/H6QtVQxs7AE

Convite às famílias

Peça que a família busque na memória ou através de algum objeto/foto fatos/acontecimentos da família e que são marcos que definem quem a família é.

Boas recordações!!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_06UND01

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas