16193
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Fontes históricas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Fontes históricas

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens impressas, texto impresso, folha sulfite A4 ou folha de caderno avulsa.

Material complementar: para melhor planejamento da aula, acesse os seguintes materiais.

Para você saber mais: A intenção desta aula é falar sobre a importância do gênero diário como fonte histórica. Sugere-se que o professor busque mais informações sobre quem foi Anne Frank, e como o seu diário virou um importante relato histórico da perseguição dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

  • A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: a apresentação do objetivo aos alunos pode ser em projetor, ou ainda, escrita no quadro, com o enfoque no termo fonte histórica. Tome o cuidado de ouvir sempre o ponto de vista do aluno sobre o que é e para que serve a fonte histórica. Neste momento não expandir a discussão. Se houver questionamentos por parte dos alunos, reforçar a ideia de que haverá momentos para essa discussão depois.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro integrantes. Entregue uma cópia impressa do texto do Diário de Anne Frank, disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2h3u7cPaCKseyqJWcj6qg4grGYckT3zuJ2Ahw38eBapYDFEw6bJ4y6JmRrbv/his5-06und01-trecho-do-diario-de-anne-frank.pdf

Neste momento os alunos farão a leitura e interpretação do texto em grupo. Oriente a leitura do texto, levantando alguns questionamentos acerca do trecho do diário:

  • É possível perceber traços do cotidiano da autora?
  • Quais palavras mostram o estado emocional da personagem?
  • A autora-personagem faz uma narrativa sobre um momento importante da sua vida? Onde podemos perceber isso?
  • O diário foi escrito em 1942. Quais as semelhanças da infância de Anne Frank com a infância de muitas crianças de hoje?
  • Anne Frank faz menção a um livro de mitos da Grécia e Roma. É possível afirmar que ela é uma pessoa que gosta de História?

Como adequar à sua realidade: Em alguns municípios há disponível na biblioteca da escola o livro impresso, que pode ser usado nesse caso.

Para você saber mais: Anne Frank foi uma menina judia que ficou durante um tempo escondida no sótão de uma família alemã. Nesse período, ela escreveu detalhes de como foi essa estadia, seus medos e anseios. Para compreender melhor quem foi Anne Frank, sugiro acessar o site Anne Frank House. Para acessar, use este link: http://web.annefrank.org/pt/Anne-Frank

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os alunos irão permanecer agrupados. Projete as imagens aos alunos, e eles terão aproximadamente cerca de dois minutos para observação da imagens.

Introduza a ideia de fontes históricas. Você pode fazer isso retomando os conceitos apresentados pela Editora Contexto no artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use o link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/ . Acesso em 02 de novembro de 2018.

Retome os possíveis questionamentos levantados durante a apresentação do objetivo, esclarecendo que as fontes históricas são objetos simples do cotidiano, e que contam ou lembram algum fato ou pessoa significativos para uma comunidade ou para a sociedade.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade de um projetor, o professor pode:

Para você saber mais: Podem ser retomados os conceitos apresentados pela Editora Contexto no artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use este link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Imagem: Páginas 92-93 do diário de Anne Frank exibido na Casa de Anne Frank na Prinsengracht 263, Amsterdam, Holanda. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anne_Frank_Diary_at_Anne_Frank_Museum_in_Berlin-pages-92-93.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2018.

Explore essa imagem do diário como uma fonte histórica, no que diz respeito aos detalhes vividos pelo autor na época em que foi escrito. Nesse momento, retome o trecho do diário de Anne Frank para ambientar o cotidiano da autora com a realidade das crianças. Levanta outros questionamentos:

  • Como você descreveria o dia do seu aniversário?
  • Seria possível não citar fatos do dia a dia no seu relato? (Se a resposta for não, questionar: Como escrever uma história sem contextualizar, ou descrever o que acontece em volta da realidade?)
  • Esse foi o primeiro dia do diário. É possível imaginar que a autora iria viver momentos difíceis?

Faça uma breve explicação do que foi o conflito da Segunda Guerra Mundial e apresente o contexto histórico em que o diário foi escrito.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade de um projetor, o professor pode:

Para você saber mais:

  • Anne Frank foi uma menina judia que ficou durante um tempo escondida no sótão de uma família alemã. Nesse período, ela escreveu detalhes de como foi essa estadia, seus medos e anseios. Para compreender melhor quem foi Anne Frank, acesse o site Anne Frank House, usando o link: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/ . Acesso em 02 de novembro de 2018. - Esse site é oficial do museu e por isso não está disponível em português, mas o professor pode optar por traduzir a página.
  • A curta vida de Anne Frank. Disponível em: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/the-short-life-anne-frank/curta-vida-de-anne-frank/. Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
  • A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor, acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Retome a contextualização da proposta do diário. Os alunos devem refletir sobre os questionamentos levantados. Peça que, em grupo, eles produzam um texto do gênero diário contando como foi a proposta trabalhada durante a aula. Os relatos devem ser curtos - não exceder 20 linhas - por causa do tempo.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível usar papel sulfite, podem ser utilizados pequenos cadernos, ou ainda folhas de cadernos antigos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens impressas, texto impresso, folha sulfite A4 ou folha de caderno avulsa.

Material complementar: para melhor planejamento da aula, acesse os seguintes materiais.

Para você saber mais: A intenção desta aula é falar sobre a importância do gênero diário como fonte histórica. Sugere-se que o professor busque mais informações sobre quem foi Anne Frank, e como o seu diário virou um importante relato histórico da perseguição dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

  • A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: a apresentação do objetivo aos alunos pode ser em projetor, ou ainda, escrita no quadro, com o enfoque no termo fonte histórica. Tome o cuidado de ouvir sempre o ponto de vista do aluno sobre o que é e para que serve a fonte histórica. Neste momento não expandir a discussão. Se houver questionamentos por parte dos alunos, reforçar a ideia de que haverá momentos para essa discussão depois.

Para você saber mais: para facilitar o trabalho é sempre bom ter em mente o que é uma fonte histórica. Sugere-se a leitura do Blog da Editora Contexto. Além disso, utilize alguns exemplos do artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use esse link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro integrantes. Entregue uma cópia impressa do texto do Diário de Anne Frank, disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2h3u7cPaCKseyqJWcj6qg4grGYckT3zuJ2Ahw38eBapYDFEw6bJ4y6JmRrbv/his5-06und01-trecho-do-diario-de-anne-frank.pdf

Neste momento os alunos farão a leitura e interpretação do texto em grupo. Oriente a leitura do texto, levantando alguns questionamentos acerca do trecho do diário:

  • É possível perceber traços do cotidiano da autora?
  • Quais palavras mostram o estado emocional da personagem?
  • A autora-personagem faz uma narrativa sobre um momento importante da sua vida? Onde podemos perceber isso?
  • O diário foi escrito em 1942. Quais as semelhanças da infância de Anne Frank com a infância de muitas crianças de hoje?
  • Anne Frank faz menção a um livro de mitos da Grécia e Roma. É possível afirmar que ela é uma pessoa que gosta de História?

Como adequar à sua realidade: Em alguns municípios há disponível na biblioteca da escola o livro impresso, que pode ser usado nesse caso.

Para você saber mais: Anne Frank foi uma menina judia que ficou durante um tempo escondida no sótão de uma família alemã. Nesse período, ela escreveu detalhes de como foi essa estadia, seus medos e anseios. Para compreender melhor quem foi Anne Frank, sugiro acessar o site Anne Frank House. Para acessar, use este link: http://web.annefrank.org/pt/Anne-Frank

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os alunos irão permanecer agrupados. Projete as imagens aos alunos, e eles terão aproximadamente cerca de dois minutos para observação da imagens.

Introduza a ideia de fontes históricas. Você pode fazer isso retomando os conceitos apresentados pela Editora Contexto no artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use o link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/ . Acesso em 02 de novembro de 2018.

Retome os possíveis questionamentos levantados durante a apresentação do objetivo, esclarecendo que as fontes históricas são objetos simples do cotidiano, e que contam ou lembram algum fato ou pessoa significativos para uma comunidade ou para a sociedade.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade de um projetor, o professor pode:

Para você saber mais: Podem ser retomados os conceitos apresentados pela Editora Contexto no artigo “Você sabe o que são fontes históricas?”. Para acessar, use este link: https://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/

Slide Plano Aula

Orientações:

Imagem: Páginas 92-93 do diário de Anne Frank exibido na Casa de Anne Frank na Prinsengracht 263, Amsterdam, Holanda. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anne_Frank_Diary_at_Anne_Frank_Museum_in_Berlin-pages-92-93.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2018.

Explore essa imagem do diário como uma fonte histórica, no que diz respeito aos detalhes vividos pelo autor na época em que foi escrito. Nesse momento, retome o trecho do diário de Anne Frank para ambientar o cotidiano da autora com a realidade das crianças. Levanta outros questionamentos:

  • Como você descreveria o dia do seu aniversário?
  • Seria possível não citar fatos do dia a dia no seu relato? (Se a resposta for não, questionar: Como escrever uma história sem contextualizar, ou descrever o que acontece em volta da realidade?)
  • Esse foi o primeiro dia do diário. É possível imaginar que a autora iria viver momentos difíceis?

Faça uma breve explicação do que foi o conflito da Segunda Guerra Mundial e apresente o contexto histórico em que o diário foi escrito.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja disponibilidade de um projetor, o professor pode:

Para você saber mais:

  • Anne Frank foi uma menina judia que ficou durante um tempo escondida no sótão de uma família alemã. Nesse período, ela escreveu detalhes de como foi essa estadia, seus medos e anseios. Para compreender melhor quem foi Anne Frank, acesse o site Anne Frank House, usando o link: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/ . Acesso em 02 de novembro de 2018. - Esse site é oficial do museu e por isso não está disponível em português, mas o professor pode optar por traduzir a página.
  • A curta vida de Anne Frank. Disponível em: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/the-short-life-anne-frank/curta-vida-de-anne-frank/. Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
  • A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico entre os países Aliados (Inglaterra, Rússia e Estados Unidos) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Muitos fatos importantes para a história mundial se desdobraram deste conflito. A perseguição do povo judeu pelo ditador Adolf Hitler foi uma das maiores atrocidades cometidas nesse período: 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de trabalho forçado (campos de concentração). Para entender melhor, acesse o site: https://www.todamateria.com.br/holocausto/. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Retome a contextualização da proposta do diário. Os alunos devem refletir sobre os questionamentos levantados. Peça que, em grupo, eles produzam um texto do gênero diário contando como foi a proposta trabalhada durante a aula. Os relatos devem ser curtos - não exceder 20 linhas - por causa do tempo.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível usar papel sulfite, podem ser utilizados pequenos cadernos, ou ainda folhas de cadernos antigos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano