16192
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Eu e meus antepassados: história, memória e cultura

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Eu e meus antepassados: história, memória e cultura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Norton Frehse Nicolazzi Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a história dos grupos sociais é composta por uma diversidade e pluralidade de fatos e acontecimentos, denominados patrimônios imateriais. Converse e explique a noção dos termos "patrimônio material" e "patrimônio imaterial", para que os alunos compreendam o objetivo deste Plano.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, proponha aos alunos que façam o glossário sugerido neste Plano, usando o recurso digital Padlet, que possibilita a colaboração entre os colegas através da inclusão de informações, imagens e textos sobre o tema em painéis.

Você poderá enviar os links a seguir, para que os alunos ampliem o aprendizado em relação ao tema proposto:
- Reportagem sobre o reconhecimento de manifestações culturais pelo Unesco (disponível aqui).
- Cultura de Minas Gerais (disponível aqui). Esse vídeo poderá ser substituído por alguma representação cultural de sua cidade.
- Encontroteca: site que apresenta várias manifestações culturais do Brasil (disponível aqui). 

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos o slide proposto para esse momento.

Altere a conversa em grupos para um bate-papo sobre as manifestações culturais que o aluno e a família participam na comunidade. Nesse momento, deixe que o aluno que quiser se manifestar conte para a turma a experiência, mas respeite aqueles que não quiserem compartilhar. Caso os alunos se sintam tímidos para compartilhar, comece por você contando para eles quais manifestações culturais gosta e participa.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas amplie a forma de apresentação da proposta incluindo o teatro de bonecos, teatro de sombras, HQs, músicas e poesias. Esta atividade poderá ser executada de forma individual ou em grupo.

Caso os alunos façam a opção por teatro ou músicas, peça que gravem (em áudio e vídeo) esse momento e enviem para o grupo de Whatsapp da turma, para compartilhar com os colegas. Esta etapa deve ser executada de forma assíncrona, para que os alunos tenham possibilidade de realizar a tarefa com mais empenho e qualidade.

Agende uma videoconferência para os alunos apresentarem os trabalhos feitos. Faça a mediação e norteie as explicações para esse tema. 

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, incentivando e ajudando na produção do trabalho que será apresentado para a turma.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_04UND01

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas