16185
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A fome nos países subdesenvolvidos

Plano de aula de Geografia com atividades para 9ºano ano do Fundamental sobre Compreender os diferentes níveis de insegurança alimentar e sua complexidade pelo mundo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Direitos humanos

Apresentação do tema da aula (5 minutos)
Comente com os alunos que nesta aula eles irão relacionar o problema da insegurança alimentar e os diferentes níveis da fome no mundo. Além disso, buscarão compreender os desafios do combate à fome, sugerindo propostas e políticas adequadas ao problema no final da aula.

Divida-os em duplas. Você pode reiterar que a insegurança alimentar é a falta de disponibilidade e acesso das pessoas aos alimentos, ou seja, refere-se ao problema da fome no mundo. A aula será organizada para acontecer de modo remoto, por meio do WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o uso do e-mail. O valor dos direitos humanos estará presente.

Contextualização (10 minutos)
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui, em que estão os materiais que serão necessários nesta aula. Inicie enviando um áudio com a informação que consta no gráfico. Analise o gráfico com os alunos. Solicite que discutam, em duplas, a relação entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.

Os alunos devem concluir que a produção de alimentos no mundo é muito superior ao crescimento populacional, ou seja, que o problema da fome não está relacionado à falta de comida, mas à má distribuição e à desigualdade de renda, pois há pessoas (ou mesmo comunidades inteiras) que não têm dinheiro suficiente para comprar alimentos.

Problematização (20 minutos)
Apresente o mapa “Ocorrência de desnutrição na população mundial (2014-2016)”. Pergunte aos alunos: existem diferentes níveis de fome? Vocês saberiam diferenciá-los? Que lugares estão mais suscetíveis a esse problema?

Solicite que discutam, em duplas, o problema da fome, ou seja, a ideia de insegurança alimentar. Todas as duplas devem anotar as discussões para a próxima etapa.

Ação propositiva (45 minutos)
Na ação propositiva, explique para os alunos que eles devem, em duplas, relacionar suas respostas sobre o mapa apresentado na etapa anterior com:
- o mapa da ONU que apresenta as metas de combate à fome no mundo;
- o fragmento do resumo do relatório da FAO.

Sistematização (20 minutos)
Solicite que os alunos enviem pelo WhatsApp suas produções. Incentive-os a comentar os resultados alcançados pelos amigos. Você pode finalizar a aula comentando que a insegurança alimentar é fruto da desigual distribuição de renda e de alimentos no mundo, e que os países mais suscetíveis a esse problema são aqueles onde a pobreza é mais generalizada e, muitas vezes, que passam por conflitos e instabilidade política, econômica e social. As respostas políticas de combate à fome devem, portanto, estar adaptadas aos desafios específicos de cada território, levando em conta uma resposta multidimensional que inclui a disponibilidade, o acesso, a utilização e a estabilidade dos alimentos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao documentário “Histórias da fome no Brasil”, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_13UND01

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas