Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03E02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, lápis para quadro, projetor multimídia e/ou impressão, fita adesiva.
Material Complementar:
Tabela de atividades individuais e coletivas de Luiza: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXyNUBq3sKHfzKQbrr83XEvD9vZSnZ3g2Terbjb6H5RZR6yk5q7ZY7GXjjfy/geo3-02und01-atividade-da-problematizacao-tabela-de-luiza.pdf
Tabela para construir com os alunos:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, enfatizando que nesse dia vocês discutirão sobre as atividades cotidianas que são realizadas de maneira individual e coletiva. Essas atividades envolvem o contexto da escola, da sala de aula e/ou da moradia dos alunos. Após essa apresentação, solicite que os alunos organizem as mesas em um círculo, pois a atividade será realizada de maneira coletiva, dessa forma todos contribuirão com as discussões.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Nesse momento aproveite para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, propondo a eles a discussão das atividades cotidianas a partir das vivências que eles constroem e da relação que possuem com as outras pessoas, seja a família, os amigos da escola, da rua, etc.
Para isso, faça questões como: “Quais atividades, na sua casa, você faz sozinho”?; “Em qual ou quais atividade(s) você precisa da ajuda de um adulto”?; “Aqui na escola, você realiza alguma atividade/ação sozinho?”; “Quais atividades/ações do dia a dia da escola, você precisa da ajuda de outra pessoa, seja um adulto ou outro aluno?”. Com base nas respostas dadas pelos alunos para essas questões, se volte para as perguntas constantes no slide e, faça-as para os alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou imprima a tabela com as ações que Luíza e sua mãe designaram como sendo individuais e coletivas. A tabela está disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXyNUBq3sKHfzKQbrr83XEvD9vZSnZ3g2Terbjb6H5RZR6yk5q7ZY7GXjjfy/geo3-02und01-atividade-da-problematizacao-tabela-de-luiza.pdf
Em seguida, leia para os alunos o texto a seguir, que norteará a observação da tabela pelos alunos: “A mãe de Luíza decidiu construir, junto com ela, uma tabela de tarefas a serem executadas no dia a dia, incluindo atividades que poderiam ser feitas apenas por Luíza, e outras que exigem a presença de uma ou mais pessoas além da sua filha”. Ao concluir a leitura, retome a tabela e leia com os alunos as informações nela contidas.
Para você saber mais: Para aprofundar a leitura sobre tarefas que as crianças podem realizar em casa, por exemplo, consulte o link a seguir: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2013/02/quando-seu-filho-vai-poder-ajudar-nas-tarefas-domesticas.html Acesso em 03 de novembro de 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Nesse momento da aula sugerimos que a tabela seja organizada de maneira coletiva, em uma única cartolina que posteriormente deverá ser fixada em uma parede da sala de aula. Assim, você poderá levar a cartolina com a estrutura da tabela previamente montada, de modo que durante a atividade, os espaços sejam completados com as informações dadas pelos alunos. O link para a impressão da estrutura da tabela é: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HGrWqHCVS6VRYV6ySHBAbr3Ctz9uXrwcUJ4van63hXQnYBrRu7u48W5cFebB/geo3-02und01-atividade-da-acao-propositiva-tabela-para-construir-com-os-alunos.pdf
Em seguida, questione-os sobre as atividades que eles realizam sozinhos na escola, e aquelas que eles precisam da ajuda do outro. Seguem sugestões de questões a serem feitas: “Quando você chega na escola, o que você faz sozinho?”; “Quais atividades você pede ajuda a um(a) amigo(a)?”; “Quais atividades você precisa da ajuda do(a) professor(a) para realizar?”. Ao concluir a escrita na tabela, você pode fixá-la em uma parede que todos possam ter boa visibilidade das informações. Logo após, reúna os alunos para que, coletivamente, leiam e revejam as ações escritas e pergunte aos alunos porque em algumas atividades podemos agir sozinhos, e em outras precisamos contar com a participação de outra pessoa, utilizando as atividades da tabela como exemplos para essa momento da aula.
Como adequar à sua realidade: Caso você seja professor(a) do campo, a lista poderá contemplar atividades realizadas no seu contexto como, por exemplo, alimentar os animais.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
A partir da discussão realizada com os alunos, você pode provocar a discussão tendo como base a seguinte questão: “É possível aprender na escola sem as atividades coletivas?” Espera-se que os alunos concluam através dos exemplos dados na tabela, que para a realização de determinadas atividades, é imprescindível a presença do outro. Assim, percebemos que apesar de algumas tarefas cotidianas serem feitas de forma individual, a coletividade é primordial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas gerais, para a apreensão dos conceitos relacionados à cidadania e o ser exercício, além de ser essencial para que possamos enxergar a importância do outro na nossa vida.