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Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Diversidade cultural e Patrimônios Nacionais da Humanidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar aspectos culturais imateriais do lugar em que vivemos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint

Valor trabalhado

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

- Direitos humanos

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem aspectos culturais imateriais do lugar em que vivem. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo dizendo que o tema da aula será bens culturais. Explique que bens culturais materiais são aqueles que podemos tocar, são concretos, palpáveis, como os objetos utilizados por um grupo social para caçar ou uma igreja antiga. Diga, também, que há os imateriais, isto é, que não conseguimos tocar e que existem no nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social.

Contextualização (60 minutos)

Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa aos estudantes. Grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. 

Pergunte: o que veem na imagem? Por que o homem possui os desenhos no rosto? Como esses desenhos são feitos? Qual seria a origem desse homem? Já viram algo parecido aqui na nossa comunidade? Oriente que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio.

Em seguida, faça a narração do texto que está disponível aqui. Seria interessante mostrar aos alunos, neste momento da aula, onde se localiza o povo Maori. Para isso, mostre o mapa-múndi disponível aqui e indique a localização da Nova Zelândia.

Depois, comente que assim como esse povo apresenta essa peculiaridade, outros lugares também apresentam características culturais admiráveis. Explique que há órgãos que trabalham no sentido de proteger e assegurar a permanência e uso de bens culturais pela geração atual e pelas próximas. Esse viés de preservação e promoção é feito no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também encontramos ações similares, a nível mundial, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Termine questionando se conhecem algum elemento cultural que deveria ser protegido e promovido.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com toda a problematização. Envie a imagem desta etapa que está no plano original e questione os alunos: são Maori? Como podemos justificar a resposta anterior? Há algum tipo de expressão cultural na imagem? Quem são esses homens? O que estão fazendo? Há alguma tribo em nossa comunidade? Alguém já viu um ritual indígena? Como podemos preservar tais manifestações culturais?

Utilize um mapa e mostre o Amapá, o local em que o povo Wajãpi está localizado. Questione, após a breve observação dos povos Maori e Wajãpi, como os diversos grupos e sociedades podem expressar sua cultura e hábitos de forma não material. Peça que as respostas sejam enviadas e compartilhadas com toda a turma.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Encaminhe aos alunos as folhas de atividades com imagens/nomes dos demais patrimônios brasileiros da humanidade declarados pela UNESCO, disponíveis aqui. Oriente que respondam no caderno:

- O que há na imagem?

- O que as pessoas estão fazendo?

- Que tipo de roupa utilizam?

- Por que devemos preservar esse elemento cultural?

- Pense com os seus familiares em costumes, celebrações, crenças, saberes, expressões, tradições, brincadeiras infantis e histórias que existam na comunidade e que você acredita que deve ser preservado

Mais perguntas para a atividade você encontra aqui.

Sistematização (60 minutos- assincronamente)

Nesta etapa, os estudantes deverão apresentar brevemente, encenando ou representando, o que entenderam das imagens analisadas. As apresentações devem conter traços marcantes de cada um dos patrimônios, de forma que quem não viu a imagem consiga entender o que é. Eles podem fazer peças de teatro com seus familiares. Após a apresentação, devem citar um aspecto da cultura local que consideram ser importante preservar. Peça que eles gravem vídeos e compartilhem com todos.

Caso prefira, você pode substituir esta etapa pela sistematização da produção de desenhos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias ajudem as crianças a criarem suas produções na etapa da sistematização, seja com as produções das peças de teatro, seja com os desenhos.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_01UND03

(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.


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