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Plano de aula - Diversidade cultural e Patrimônios Nacionais da Humanidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar aspectos culturais imateriais do lugar em que vivemos

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa múndi e ou/ planisfério político. A sala deverá ser organizada em grupos de quatro/cinco alunos.

Material complementar:

Texto da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBaPMvBaY3H8AZ8EGEsf8QkDaG3pJQa5M9cSadRvQywkd9PtqqBxBbf3Z4RM/geo3-01und03-contextualizacao-texto.pdf>

Imagens para análise: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>

Atividade: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdRSPrpQN5g4Jeu3yKT4vVswCDGkxQwHQUBg84Q5MeDPctjTXbWeDYjSzZWq/geo3-01und03-acao-propositiva-perguntas.pdf>

Link para o mapa:

Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018

MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

Contextos prévios:

Noção do conceito de cultura: De um modo geral o homem ao relacionar-se com a natureza e/ou com outros homens em sociedade produz cultura. Ela não é concreta e pode ser percebida e apreendida a partir de costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, valores ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. A transformação do espaço também gera cultura. Classificamos como imaterial/intangível a produção invisível como um ritual, uma história oral, uma dança… A cultura material/tangível faz parte os objetos feitos ou transformados pelo homem como utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas, tecidos, etc

Noção de escala geográfica: partir do local em que vive para o global.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Projete ou reproduza o tema da aula e solicite que leiam oralmente. Peça que eles, por um minuto, pensem sobre o título da aula e pergunte a um deles o que ele entende por bens culturais imateriais. Anote no quadro a resposta do aluno.

Os bens culturais materiais são todos aqueles que são concretos, palpáveis, que podemos tocar como objetos utilizados por um grupo social para caçar. Ou um monumento como uma igreja antiga.

Há os que são imateriais, isto é, que não conseguimos tocar, partem para o nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social.

Como adequar à sua realidade: Copie os temas dos slides no quadro, tire xerox do texto da contextualização para os alunos e faça uma leitura compartilhada com a turma. Professor desenhar em seu próprio rosto traços como os indígenas da Nova Zelândia e do Brasil fazem pode ser uma maneira de iniciar a aula também.

Para você saber mais:

GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018

MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete esta imagem para a turma. Deixe que por instantes eles a observem bem e colabore para contextualizar o tema perguntando a alguns alunos: O que veem na imagem? Por que o homem possui os desenhos no rosto? Como estes desenhos são feitos? Qual seria a origem desse homem? Já viram algo parecido aqui na nossa comunidade?

Permitir que eles respondam brevemente, em seguida passar para o próximo slide.

Como adequar à sua realidade: Pode-se imprimir a imagem e distribuir entre os alunos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Neste momento, leia o arquivo anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBaPMvBaY3H8AZ8EGEsf8QkDaG3pJQa5M9cSadRvQywkd9PtqqBxBbf3Z4RM/geo3-01und03-contextualizacao-texto.pdf

Seria interessante mostrar aos alunos, nesse momento da aula, onde se localiza o povo Maori. Para isso, mostre o mapa-múndi sugerido abaixo e indique a localização da Nova Zelândia.

Após, comente que assim como esse povo apresenta essa peculiaridade, outros lugares também apresentam características culturais admiráveis.

Explique que há órgãos que trabalham no sentido de proteger e assegurar a permanência e uso de bens culturais pela geração atual e pelas próximas. Essa viés de preservação e promoção é feito no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também encontramos ações similares, a nível mundial, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Termine questionando se conhecem algum elemento cultural que deveria ser protegido e promovido.

Link para o mapa:

Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

Os bens culturais tanto podem ser materiais ou imateriais. Os bens culturais materiais podem ser imóveis como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Enquanto que faz parte dos bens culturais imateriais: “ práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).”

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

Projete a imagem e questione: São Maori? Como podemos justificar a resposta anterior? Há algum tipo de expressão cultural na imagem? Quem são estes homens? O que estão fazendo? Há alguma tribo em nossa comunidade? Alguém já viu um ritual indígena? Como podemos preservar tais manifestações culturais?

Comente que no Brasil há os povos Wajãpi que tem sua arte Kusiwa declarada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade. Eles utilizam pinturas corporais para, aliado a oralidade, transmitir a sua visão de mundo.

Utilize o mapa sugerido e mostre o Amapá, o local em que o povo Wajãpi está localizado. Se escola possuir um mapa múndi aponte a área delimitada pelos rios Oiapoque, Jari e Araguari.

Questione, “após a breve observação do povo Maori e Wajãpi como os diversos grupos e sociedades podem expressar sua cultura e hábitos de forma não material?

Como adequar à sua realidade:

Se oportuno, inclua a temática da perda da tradição Wajãpi se perder com os jovens seduzidos pelo mundo moderno. E destaque a importância de preservação das tradições do grupo. Utilize o Google Earth para auxiliar a localização do povo Wajapi.

Para você saber mais:

Dossiê wajapi: Disponível em Acesso em 06 de dezembro de 2018

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

Convide a turma para conhecerem outros bens culturais imateriais brasileiros. Use 2 minutos para isso.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Destine 15 minutos para esta etapa.

Com grupos de 4 a 5 alunos formados, entregar as folhas de atividades com imagens/nomes dos demais patrimônios brasileiros da humanidade declarados pela UNESCO (Samba de roda, Frevo, Capoeira e Círio de Nazaré). Entregue as imagens diferentes para cada grupo, disponíveis para impressão aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>

E oriente que respondam no caderno:

O que há na imagem?O que as pessoas estão fazendo? Que tipo de roupa utilizam? Por que devemos preservar esse elemento cultural? Pense com seu colegas algum costumes, celebrações, crenças, saberes, expressões, tradições, brincadeiras infantis, histórias que existem na comunidade e que o grupo acredita que deve ser preservado.

Ande pela sala, incentive e fiscalize a atuação do grupo com a sua respectiva imagem. Verifique a aplicabilidade do tempo sugerido.

Entregue cópias desta atividade ao grupo e mantenha este slide projetado também:

Atividade: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdRSPrpQN5g4Jeu3yKT4vVswCDGkxQwHQUBg84Q5MeDPctjTXbWeDYjSzZWq/geo3-01und03-acao-propositiva-perguntas.pdf>

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Os grupos deverão apresentar brevemente, encenando ou representando, o que entenderam das imagens analisadas. As apresentações devem conter traços marcantes de cada um dos patrimônios, de forma que quem não viu a imagem consiga entender o que é o bem cultural apresentado.

Após a apresentação o grupo deve citar um aspecto da cultura local que consideram ser importante preservar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa múndi e ou/ planisfério político. A sala deverá ser organizada em grupos de quatro/cinco alunos.

Material complementar:

Texto da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBaPMvBaY3H8AZ8EGEsf8QkDaG3pJQa5M9cSadRvQywkd9PtqqBxBbf3Z4RM/geo3-01und03-contextualizacao-texto.pdf>

Imagens para análise: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>

Atividade: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdRSPrpQN5g4Jeu3yKT4vVswCDGkxQwHQUBg84Q5MeDPctjTXbWeDYjSzZWq/geo3-01und03-acao-propositiva-perguntas.pdf>

Link para o mapa:

Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018

MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

Contextos prévios:

Noção do conceito de cultura: De um modo geral o homem ao relacionar-se com a natureza e/ou com outros homens em sociedade produz cultura. Ela não é concreta e pode ser percebida e apreendida a partir de costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, valores ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. A transformação do espaço também gera cultura. Classificamos como imaterial/intangível a produção invisível como um ritual, uma história oral, uma dança… A cultura material/tangível faz parte os objetos feitos ou transformados pelo homem como utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas, tecidos, etc

Noção de escala geográfica: partir do local em que vive para o global.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Projete ou reproduza o tema da aula e solicite que leiam oralmente. Peça que eles, por um minuto, pensem sobre o título da aula e pergunte a um deles o que ele entende por bens culturais imateriais. Anote no quadro a resposta do aluno.

Os bens culturais materiais são todos aqueles que são concretos, palpáveis, que podemos tocar como objetos utilizados por um grupo social para caçar. Ou um monumento como uma igreja antiga.

Há os que são imateriais, isto é, que não conseguimos tocar, partem para o nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social.

Como adequar à sua realidade: Copie os temas dos slides no quadro, tire xerox do texto da contextualização para os alunos e faça uma leitura compartilhada com a turma. Professor desenhar em seu próprio rosto traços como os indígenas da Nova Zelândia e do Brasil fazem pode ser uma maneira de iniciar a aula também.

Para você saber mais:

GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018

MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete esta imagem para a turma. Deixe que por instantes eles a observem bem e colabore para contextualizar o tema perguntando a alguns alunos: O que veem na imagem? Por que o homem possui os desenhos no rosto? Como estes desenhos são feitos? Qual seria a origem desse homem? Já viram algo parecido aqui na nossa comunidade?

Permitir que eles respondam brevemente, em seguida passar para o próximo slide.

Como adequar à sua realidade: Pode-se imprimir a imagem e distribuir entre os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Neste momento, leia o arquivo anexo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBaPMvBaY3H8AZ8EGEsf8QkDaG3pJQa5M9cSadRvQywkd9PtqqBxBbf3Z4RM/geo3-01und03-contextualizacao-texto.pdf

Seria interessante mostrar aos alunos, nesse momento da aula, onde se localiza o povo Maori. Para isso, mostre o mapa-múndi sugerido abaixo e indique a localização da Nova Zelândia.

Após, comente que assim como esse povo apresenta essa peculiaridade, outros lugares também apresentam características culturais admiráveis.

Explique que há órgãos que trabalham no sentido de proteger e assegurar a permanência e uso de bens culturais pela geração atual e pelas próximas. Essa viés de preservação e promoção é feito no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também encontramos ações similares, a nível mundial, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Termine questionando se conhecem algum elemento cultural que deveria ser protegido e promovido.

Link para o mapa:

Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

Os bens culturais tanto podem ser materiais ou imateriais. Os bens culturais materiais podem ser imóveis como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Enquanto que faz parte dos bens culturais imateriais: “ práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

Projete a imagem e questione: São Maori? Como podemos justificar a resposta anterior? Há algum tipo de expressão cultural na imagem? Quem são estes homens? O que estão fazendo? Há alguma tribo em nossa comunidade? Alguém já viu um ritual indígena? Como podemos preservar tais manifestações culturais?

Comente que no Brasil há os povos Wajãpi que tem sua arte Kusiwa declarada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade. Eles utilizam pinturas corporais para, aliado a oralidade, transmitir a sua visão de mundo.

Utilize o mapa sugerido e mostre o Amapá, o local em que o povo Wajãpi está localizado. Se escola possuir um mapa múndi aponte a área delimitada pelos rios Oiapoque, Jari e Araguari.

Questione, “após a breve observação do povo Maori e Wajãpi como os diversos grupos e sociedades podem expressar sua cultura e hábitos de forma não material?

Como adequar à sua realidade:

Se oportuno, inclua a temática da perda da tradição Wajãpi se perder com os jovens seduzidos pelo mundo moderno. E destaque a importância de preservação das tradições do grupo. Utilize o Google Earth para auxiliar a localização do povo Wajapi.

Para você saber mais:

Dossiê wajapi: Disponível em Acesso em 06 de dezembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

Convide a turma para conhecerem outros bens culturais imateriais brasileiros. Use 2 minutos para isso.

Slide Plano Aula

Orientações:

Destine 15 minutos para esta etapa.

Com grupos de 4 a 5 alunos formados, entregar as folhas de atividades com imagens/nomes dos demais patrimônios brasileiros da humanidade declarados pela UNESCO (Samba de roda, Frevo, Capoeira e Círio de Nazaré). Entregue as imagens diferentes para cada grupo, disponíveis para impressão aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>

E oriente que respondam no caderno:

O que há na imagem?O que as pessoas estão fazendo? Que tipo de roupa utilizam? Por que devemos preservar esse elemento cultural? Pense com seu colegas algum costumes, celebrações, crenças, saberes, expressões, tradições, brincadeiras infantis, histórias que existem na comunidade e que o grupo acredita que deve ser preservado.

Ande pela sala, incentive e fiscalize a atuação do grupo com a sua respectiva imagem. Verifique a aplicabilidade do tempo sugerido.

Entregue cópias desta atividade ao grupo e mantenha este slide projetado também:

Atividade: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdRSPrpQN5g4Jeu3yKT4vVswCDGkxQwHQUBg84Q5MeDPctjTXbWeDYjSzZWq/geo3-01und03-acao-propositiva-perguntas.pdf>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Os grupos deverão apresentar brevemente, encenando ou representando, o que entenderam das imagens analisadas. As apresentações devem conter traços marcantes de cada um dos patrimônios, de forma que quem não viu a imagem consiga entender o que é o bem cultural apresentado.

Após a apresentação o grupo deve citar um aspecto da cultura local que consideram ser importante preservar.

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