10212
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Representando probabilidade com frações

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre representação de probabilidade na forma fracionária

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_24PES03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto (não se esquecendo de mencionar a quantidade de balas de cada cor) ou através da imagem do slide. Solicite que tentem resolver o problema. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Sugerimos que as imagens dos slides ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XKG6tbUyVCabPp9qbXATq2xKknxB92aQ6sw8kzNDtTGT2d6GhCJ5b6XJZbSQ/ativaula-mat5-24pes03.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundí-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides (gravação de tela) e refletindo as etapas.

Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação a probabilidade de um evento acontecer. Compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos como representar a probabilidade por meio de uma fração. Compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Envie em formato de texto os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos os respondam.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre probabilidade. Eles podem, juntos de seus familiares, criem um bingo baseado na proposta da Atividade principal deste plano. Porém, a cartela deve conter 6 números e esses números devem ser números de 1 a 18. Cada integrante da família cria sua cartela e caso não possuam 3 dados, para realizar o sorteio, ele podem utilizar o aplicativo a seguir:
https://pt.piliapp.com/random/dice/?num=3. O número sorteado será a soma dos valores de cada dado. Os estudantes podem filmar a experiência do jogo e também coletar depoimentos de seus familiares sobre as estratégias adotadas para escolher os números que colocariam cartela. Será que alguns números teriam mais chances de serem sorteados?

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_24PES03

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 5º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas