Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_24PES03
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto (não se esquecendo de mencionar a quantidade de balas de cada cor) ou através da imagem do slide. Solicite que tentem resolver o problema. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Sugerimos que as imagens dos slides ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XKG6tbUyVCabPp9qbXATq2xKknxB92aQ6sw8kzNDtTGT2d6GhCJ5b6XJZbSQ/ativaula-mat5-24pes03.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides (gravação de tela) e refletindo as etapas.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação a probabilidade de um evento acontecer. Compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos como representar a probabilidade através de uma fração. Compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Envie em formato de texto os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos os respondam.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre probabilidade. Eles podem, juntos de seus familiares, criar um bingo baseado na proposta da Atividade principal deste plano. Porém, a cartela deve conter 6 números e esses números devem ser entre 1 a 18. Cada integrante da família cria sua cartela e caso não possuam 3 dados, para realizar o sorteio, eles podem utilizar o aplicativo a seguir:
https://pt.piliapp.com/random/dice/?num=3. O número sorteado será a soma dos valores de cada dado. Os estudantes podem filmar a experiência do jogo e também coletar depoimentos de seus familiares sobre as estratégias adotadas para escolher os números que colocariam cartela. Será que alguns números teriam mais chances de serem sorteados?