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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Representando probabilidade com frações

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre representação de probabilidade na forma fracionária

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).

Objetivos específicos

  • Calcular a probabilidade de um evento ocorrer e expressar o resultado com fração.
  • Estabelecer comparações entre as probabilidades de ocorrência de eventos favoráveis ou não.

Conceito-chave

Representação de probabilidade na forma fracionária

Recursos necessários

Lápis, papel e  projetor de slides.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos. Converse sobre quais sabores de bala estão representados em maior quantidade e o que isso infere na escolha aleatória das balas. Por meio da observação da imagem os alunos facilmente responderão a questão da situação-problema, indicando que a probabilidade de escolha da bala de morango é de 5 em 11. Questione a turma sobre como representar essa probabilidade de forma numérica e como deveria ser composta a fração que a representa.

Propósito: Identificar a representação fracionária como possibilidade para registro da probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Os sabores de bala têm a mesma probabilidade de ser escolhidos aleatoriamente?
  • Como podemos representar de forma numérica essa probabilidade?
  • Existem outras formas de representar essa situação? Em caso afirmativo, qual ou quais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos, você também poderá entregá-la de forma impressa. Permita que os alunos analisem a cartela de bingo e discutam a probabilidade de vitória de Cauê nos sorteios de números pares e ímpares. Solicite que a turma registre as soluções de diferentes formas e questione-os se há uma forma numérica de representá-la. Resgate os conhecimentos referente às representações fracionárias e pergunte a turma se as frações podem auxiliar nesse registro.

Propósito: Registrar a probabilidade de um evento por meio de representação fracionária.

Discuta com a turma:

  • Qual a probabilidade para cada caso?
  • Como podemos representar a probabilidade de Cauê vencer?
  • Quantas são as possibilidades de Bruno marcar em sua cartela números que são somente múltiplos de 3?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário analisar separadamente os eventos para então comparar a situação. Em seguida, discuta com a turma a probabilidade para cada caso ( números pares e ímpares) e a forma de representá-la por meio de uma fração. Explique aos alunos que é possível simplificar as frações em ambos os casos e destaque a ideia para comparar as frações elas deverão ter um denominador comum.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de números pares e ímpares é igual?
  • Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
  • Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário analisar separadamente os eventos para então comparar a situação. Em seguida, discuta com a turma a probabilidade para cada caso ( números pares e ímpares) e a forma de representá-la por meio de uma fração. Explique aos alunos que é possível simplificar as frações em ambos os casos e destaque a ideia para comparar as frações elas deverão ter um denominador comum.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de números pares e ímpares é igual?
  • Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
  • Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Apresente outra forma de registro para a mesma situação. Reforce com os alunos a ideia do espaço amostral e dos eventos favoráveis para cada caso. Faça o comparativo das ilustrações e em seguida discuta com a turma as representações fracionárias da probabilidade.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Leia o slide com a turma. Se desejar, anote a conclusão da aula ou prepare um cartaz para fixar em classe e expor o conceito.

Propósito: Sistematizar o conceito de probabilidade indicando as frações como possibilidade de representação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a ideia de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pelo número de eventos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Informe que há várias formas de representá-la, entre elas as frações. Retome os exemplos apresentados na aula, relembrando as representações fracionárias utilizadas. Indique a possibilidade de expressar a probabilidade por meio de uma fração irredutível, ou de inúmeras frações equivalentes aos resultados obtidos.

Propósito: Retomar as ideias centrais da aula sobre o conceito de probabilidade e sua forma de representação fracionária.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar ou fazer cópia para que os alunos possam visualizar a situação. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a representação dos eventos favoráveis em um experimento aleatório na forma fracionária. Professor, em um momento oportuno você poderá retomar esse jogo, problematizando e vivenciando-o com seus alunos.

Propósito: Identificar e representar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • Caso ele não consiga os números necessários, o que poderá acontecer?
  • Se João não vencer nessa rodada, qual a probabilidade de Roberta ganhar o jogo?
  • Se Roberta estivesse uma casa atrás, o que mudaria na probabilidade de João vencer o jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Graziela Ferreira de Souza

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).

Objetivos específicos

  • Calcular a probabilidade de um evento ocorrer e expressar o resultado com fração.
  • Estabelecer comparações entre as probabilidades de ocorrência de eventos favoráveis ou não.

Conceito-chave

Representação de probabilidade na forma fracionária

Recursos necessários

Lápis, papel e  projetor de slides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos. Converse sobre quais sabores de bala estão representados em maior quantidade e o que isso infere na escolha aleatória das balas. Por meio da observação da imagem os alunos facilmente responderão a questão da situação-problema, indicando que a probabilidade de escolha da bala de morango é de 5 em 11. Questione a turma sobre como representar essa probabilidade de forma numérica e como deveria ser composta a fração que a representa.

Propósito: Identificar a representação fracionária como possibilidade para registro da probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Os sabores de bala têm a mesma probabilidade de ser escolhidos aleatoriamente?
  • Como podemos representar de forma numérica essa probabilidade?
  • Existem outras formas de representar essa situação? Em caso afirmativo, qual ou quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos, você também poderá entregá-la de forma impressa. Permita que os alunos analisem a cartela de bingo e discutam a probabilidade de vitória de Cauê nos sorteios de números pares e ímpares. Solicite que a turma registre as soluções de diferentes formas e questione-os se há uma forma numérica de representá-la. Resgate os conhecimentos referente às representações fracionárias e pergunte a turma se as frações podem auxiliar nesse registro.

Propósito: Registrar a probabilidade de um evento por meio de representação fracionária.

Discuta com a turma:

  • Qual a probabilidade para cada caso?
  • Como podemos representar a probabilidade de Cauê vencer?
  • Quantas são as possibilidades de Bruno marcar em sua cartela números que são somente múltiplos de 3?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário analisar separadamente os eventos para então comparar a situação. Em seguida, discuta com a turma a probabilidade para cada caso ( números pares e ímpares) e a forma de representá-la por meio de uma fração. Explique aos alunos que é possível simplificar as frações em ambos os casos e destaque a ideia para comparar as frações elas deverão ter um denominador comum.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de números pares e ímpares é igual?
  • Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
  • Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário analisar separadamente os eventos para então comparar a situação. Em seguida, discuta com a turma a probabilidade para cada caso ( números pares e ímpares) e a forma de representá-la por meio de uma fração. Explique aos alunos que é possível simplificar as frações em ambos os casos e destaque a ideia para comparar as frações elas deverão ter um denominador comum.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de números pares e ímpares é igual?
  • Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
  • Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Apresente outra forma de registro para a mesma situação. Reforce com os alunos a ideia do espaço amostral e dos eventos favoráveis para cada caso. Faça o comparativo das ilustrações e em seguida discuta com a turma as representações fracionárias da probabilidade.

Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Leia o slide com a turma. Se desejar, anote a conclusão da aula ou prepare um cartaz para fixar em classe e expor o conceito.

Propósito: Sistematizar o conceito de probabilidade indicando as frações como possibilidade de representação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a ideia de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pelo número de eventos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Informe que há várias formas de representá-la, entre elas as frações. Retome os exemplos apresentados na aula, relembrando as representações fracionárias utilizadas. Indique a possibilidade de expressar a probabilidade por meio de uma fração irredutível, ou de inúmeras frações equivalentes aos resultados obtidos.

Propósito: Retomar as ideias centrais da aula sobre o conceito de probabilidade e sua forma de representação fracionária.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar ou fazer cópia para que os alunos possam visualizar a situação. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a representação dos eventos favoráveis em um experimento aleatório na forma fracionária. Professor, em um momento oportuno você poderá retomar esse jogo, problematizando e vivenciando-o com seus alunos.

Propósito: Identificar e representar a probabilidade na forma fracionária.

Discuta com a turma:

  • Caso ele não consiga os números necessários, o que poderá acontecer?
  • Se João não vencer nessa rodada, qual a probabilidade de Roberta ganhar o jogo?
  • Se Roberta estivesse uma casa atrás, o que mudaria na probabilidade de João vencer o jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

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