Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
Objetivos específicos
- Calcular a probabilidade de um evento ocorrer e expressar o resultado com fração.
- Estabelecer comparações entre as probabilidades de ocorrência de eventos favoráveis ou não.
Conceito-chave
Representação de probabilidade na forma fracionária
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos. Converse sobre quais sabores de bala estão representados em maior quantidade e o que isso infere na escolha aleatória das balas. Por meio da observação da imagem os alunos facilmente responderão a questão da situação-problema, indicando que a probabilidade de escolha da bala de morango é de 5 em 11. Questione a turma sobre como representar essa probabilidade de forma numérica e como deveria ser composta a fração que a representa.
Propósito: Identificar a representação fracionária como possibilidade para registro da probabilidade.
Discuta com a turma:
- Os sabores de bala têm a mesma probabilidade de ser escolhidos aleatoriamente?
- Como podemos representar de forma numérica essa probabilidade?
- Existem outras formas de representar essa situação? Em caso afirmativo, qual ou quais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos, você também poderá entregá-la de forma impressa. Permita que os alunos analisem a cartela de bingo e discutam a probabilidade de vitória de Cauê nos sorteios de números pares e ímpares. Solicite que a turma registre as soluções de diferentes formas e questione-os se há uma forma numérica de representá-la. Resgate os conhecimentos referente às representações fracionárias e pergunte a turma se as frações podem auxiliar nesse registro.
Propósito: Registrar a probabilidade de um evento por meio de representação fracionária.
Discuta com a turma:
- Qual a probabilidade para cada caso?
- Como podemos representar a probabilidade de Cauê vencer?
- Quantas são as possibilidades de Bruno marcar em sua cartela números que são somente múltiplos de 3?
Materiais complementares para impressão:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário analisar separadamente os eventos para então comparar a situação. Em seguida, discuta com a turma a probabilidade para cada caso ( números pares e ímpares) e a forma de representá-la por meio de uma fração. Explique aos alunos que é possível simplificar as frações em ambos os casos e destaque a ideia para comparar as frações elas deverão ter um denominador comum.
Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.
Discuta com a turma:
- A quantidade de números pares e ímpares é igual?
- Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
- Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário analisar separadamente os eventos para então comparar a situação. Em seguida, discuta com a turma a probabilidade para cada caso ( números pares e ímpares) e a forma de representá-la por meio de uma fração. Explique aos alunos que é possível simplificar as frações em ambos os casos e destaque a ideia para comparar as frações elas deverão ter um denominador comum.
Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.
Discuta com a turma:
- A quantidade de números pares e ímpares é igual?
- Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
- Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Apresente outra forma de registro para a mesma situação. Reforce com os alunos a ideia do espaço amostral e dos eventos favoráveis para cada caso. Faça o comparativo das ilustrações e em seguida discuta com a turma as representações fracionárias da probabilidade.
Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando a quantidade de números da cartela e representando a probabilidade de forma fracionário para cada caso.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Leia o slide com a turma. Se desejar, anote a conclusão da aula ou prepare um cartaz para fixar em classe e expor o conceito.
Propósito: Sistematizar o conceito de probabilidade indicando as frações como possibilidade de representação.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a ideia de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pelo número de eventos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Informe que há várias formas de representá-la, entre elas as frações. Retome os exemplos apresentados na aula, relembrando as representações fracionárias utilizadas. Indique a possibilidade de expressar a probabilidade por meio de uma fração irredutível, ou de inúmeras frações equivalentes aos resultados obtidos.
Propósito: Retomar as ideias centrais da aula sobre o conceito de probabilidade e sua forma de representação fracionária.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar ou fazer cópia para que os alunos possam visualizar a situação. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a representação dos eventos favoráveis em um experimento aleatório na forma fracionária. Professor, em um momento oportuno você poderá retomar esse jogo, problematizando e vivenciando-o com seus alunos.
Propósito: Identificar e representar a probabilidade na forma fracionária.
Discuta com a turma:
- Caso ele não consiga os números necessários, o que poderá acontecer?
- Se João não vencer nessa rodada, qual a probabilidade de Roberta ganhar o jogo?
- Se Roberta estivesse uma casa atrás, o que mudaria na probabilidade de João vencer o jogo?
Materiais complementares para impressão: