16178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Migração indígena no Brasil contemporâneo

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Migração indígena no Brasil contemporâneo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam os motivos pelos quais os indígenas brasileiras migram no território nacional. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que estão propostos no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta, Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet). Caso ache interessante, crie uma nuvem de palavras para este tema e poste no mural do Classroom ou envie aos alunos através dos aplicativos usados por vocês (veja como criar uma núvem de palavras utilizando o aplicativo Wordcloud).

Envie o link sobre como os indígenas vivem atualmente no Brasil (disponível aqui), para que os alunos percebam que, apesar da evolução da sociedade, os costumes indígenas permanecem.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas proponha que esta atividade seja desenvolvida de forma assíncrona. Passe todas as orientações para a execução e agende uma data, para que os alunos se apresentem em uma videoconferência. Você deverá enviar, individualmente, pelo Whastapp, a problematização que cada aluno deve desenvolver, caso opte por realizar o trabalho individualmente. Caso mantenha o formato original do Plano, separe os grupos e envie o tema, mas oriente os alunos a criarem um subgrupo no Whatsapp, para que possam manter contato e executar a proposta. Trabalhando a atividade individualmente ou em grupos, você poderá utilizar os recursos digitais: Google Apresentações, Google Docs e Padlet. Coloque-se mais à disposição possível (pelo Whatsapp da turma), para ajudar os alunos a executarem cada estação. Determine uma data para que se organizem para executar e apresentar o trabalho proposto.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, permitindo que os alunos apresentem o trabalho. Seu papel de mediador será muito importante para que eles realmente compreendam todo o conteúdo trabalhado.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Proponha que a família acesse ao site Mirim (disponível aqui), para juntos conhecerem um pouco mais sobre as tribos indígenas brasileiras.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_09UND02

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas