16177
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Partindo do continente africano: o processo de expansão do ser humano

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Partindo do continente africano: o processo de expansão do ser humano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam e possam identificar o modo de vida do homem no Período Paleolítico. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos propostos no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.

Envie aos alunos o link do vídeo (disponível aqui), que tratará de uma animação bem-humorada sobre os primeiros seres humanos na Serra da Capivara (PI), para que eles possam ter mais informações sobre este tema.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas explique, oralmente, o funcionamento desta ferramenta de trabalho (Rotação por Estações). Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.

Para esta atividade, individualmente ou em grupo, você pode utilizar os recursos digitais: Google Apresentações, Google Docs e Padlet. Coloque-se de forma mais disponível possível (pelo Whatsapp da turma), para ajudar os alunos a executarem cada estação. Esta atividade pode ser iniciada em uma videoconferência, para que os alunos tenham mais segurança em continuar a atividade sozinhos, mas permita que a terminem de forma assíncrona, visto a exigência na execução dela. Determine uma data para que os alunos façam a apresentação do trabalho proposto.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas pense em definir esta atividade para ser feita de maneira assíncrona. Faça um agendamento para que os alunos possam executar a atividade e apresentar aos colegas. Para esta atividade, individualmente ou em grupo, você pode utilizar os recursos digitais: Google Apresentações, Google Docs, Padlet e gravações pelo Whatsapp. Os alunos podem, também, criar um clipe com uma música sobre a proposta.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite à família
Convide a família a participar deste momento de aprendizado assistindo ao vídeo e ajudando na execução da tarefa proposta na Problematização.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_09UND01

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas