16176
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Das cartas às redes sociais: a velocidade da comunicação

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Das cartas às redes sociais: a velocidade da comunicação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as mudanças ocorridas nos meios de comunicação e como esses meios podem promover a desigualdade social. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma, faça os questionamentos. Siga a sequência de orientações proposta, mas é necessário fazer a seguinte alteração: envie para o Whatsapp dos alunos, antecipadamente, a orientação de que escrevam uma carta (com a proposta que consta no Plano) e as enviem, depois  de prontas, para o seu email. Siga as demais orientações.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas faça oralmente os questionamentos. Para o 3º slide, leia o texto e faça os questionamentos. Envie todo o material (documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas altere a atividade em dupla para individual: é interessante que esta atividade seja pensada de forma assíncrona e, posteriormente, agendar uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos. Caso opte por trabalhar com os alunos através de e-mails ou Classroom, envie todas as orientações e peça que façam a devolutiva pelos mesmo recursos em uma data previamente agendada e comunicada. Nesta data, envie aos alunos as cartas escritas na etapa da Contextualização.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família escrevam bilhetes motivadores e inspiradores e coloquem em lugares estratégicos da casa: porta da geladeira, espelho do banheiro, porta do guarda-roupa.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_08UND03

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas