16171
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Comunidades nômades do passado e do presente

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Comunidades nômades do passado e do presente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane De Oliveira Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet, PowerPoint

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer e identificar as principais características dos povos nômades ao longo do tempo. Inicie a aula explicando o objetivo deste Plano, com foco no termo nômade. Converse com os alunos através de uma videoconferência e envie os links das imagens pelo Whatsapp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta, mas inicie a aula declamando o poema para que os alunos percebam a diferença da leitura que fizeram para a sua. Talvez, com a sua leitura, eles consigam entender mais o que a autora quis expressar. Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet).

Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise do texto de abertura. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução da atividade proposta.

Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa. Encaminhe para os alunos todos os textos que se referem aos grupos nômades trabalhados, para que tenham um material mais rico e informativo. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa. Utilize os links e arquivos disponibilizados.

Sistematização
Siga as orientações propostas. Caso faça esta etapa através de uma videoconferência, compartilhe com os alunos o diagrama indicado no Plano. Você pode orientá-los a utilizarem o recurso do Padlet, do Google Docs ou do PowerPoint. Envie todo o material para os alunos, esta etapa seja feita de forma assíncrona. O material produzido pelo aluno poderá ser criado usando o Google Docs, Google Apresentações ou Padlet. Caso não haja possibilidade da utilização dos recursos digitais, diga aos alunos para fazerem o quadro no próprio caderno.
Agende uma videoconferência para que possam apresentar o trabalho executado.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares joguem Bingo dos Povos Nômades (o arquivo contendo o jogo está disponibilizado no Plano), para que os alunos tenham a possibilidade, ludicamente, de assimilarem melhor este conteúdo.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_04UND01

(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas