16165
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Números como código de identificação

Plano de aula de Matemática com atividades para1º ano do Fundamental sobre Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Zanin

Sugestão de adaptaçã para ensino remoto

Código do plano
MAT1_01NUM11

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das comandas e orientações.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:

Aquecimento
Aula assíncrona: Envie as questões do Discuta com a turma e solicite às famílias que conversem com os alunos com base nessas questões. Envie uma lista de onde observamos e usamos os números, solicitando que, depois que as crianças listarem o que sabem, completem com o que faltou . Essa atividade é oral.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.

Atividade principal e Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade, com todos os modelos e solicite que escrevam para que servem os números em cada situação e circulem as figuras cujos números são usados como códigos. Se os seus alunos não tiverem acesso a impressão, numere cada figura e peça que façam uma lista com as respostas. Solicite que te encaminhem a resolução.
Aula síncrona: Antes do momento simultâneo. Envie a comanda da atividade (para alguns alunos umas e para outros outras, ou seja, como se fossem formar grupos). Após o aquecimento, leia e explique a comanda da atividade e dê um tempo para que pensem e façam individualmente. Vá apresentando uma a uma e solicitando que os alunos que fizeram coloquem suas soluções e expliquem para que servem os números em cada situação. Faça isso com as quatro. Use como base as questões do Discuta com a turma, da Discussão das soluções. Se quiser use também os slides.

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias e encerre apresentando a síntese das aprendizagens da aula, conforme slides do plano.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_01NUM11

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas