16161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Descobrindo os Algoritmos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Descobrindo os Algoritmos

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Identificar atividades diversas que podem ser representadas por uma sequência de passos;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Explique aos alunos que a numeração dos itens indica a ordem com que cada atividade deve ser executada pelo robô;

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas;

Enfatize o fato de que o robô executa as atividades exatamente como estão escritas;

Caso julgue pertinente e haja tempo, é possível não apresentar as etapas de 1 a 7 e pedir aos alunos para detalhar as instruções para o robô.

Propósito:

Entender que atividades de qualquer natureza podem ser subdivididas em etapas simples e objetivas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se a instrução 6 (Feche a torneira) não fosse dada ao robô?
  • As instruções 6 e 7 poderiam ser dadas em ordem invertida?
  • O que poderia ocorrer se na instrução 3 (Desça a escada carregando o balde) tivesse escrito somente: ”Desça a escada”?

Materiais complementares:

Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sTnQHWBrxa2SEWNZ3F92Awwu3Q2JDNYCPue9gtpfQ6jd6hfGVMh8VbHf65An/atividade-aquecimento-mat6-26num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EJGNezkwAmF8EuZNR4Jyu6RvzSAxf4HKmRjQdJ5jqz98WzDhUgpjSKrkhNmF/resolucao-das-atividades-mat6-26num01.pdf

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Explique aos alunos que a numeração dos itens indica a ordem com que cada atividade deve ser executada pelo robô;

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas;

Enfatize o fato de que o robô executa as atividades exatamente como estão escritas;

Caso julgue pertinente e haja tempo, é possível não apresentar as etapas de 1 a 7 e pedir aos alunos para detalhar as instruções para o robô.

Propósito:

Entender que atividades de qualquer natureza podem ser subdivididas em etapas simples e objetivas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se a instrução 6 (Feche a torneira) não fosse dada ao robô?
  • As instruções 6 e 7 poderiam ser dadas em ordem invertida?
  • O que poderia ocorrer se na instrução 3 (Desça a escada carregando o balde) tivesse escrito somente: ”Desça a escada”?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Relembre aos alunos que a ordem das etapas é importante para a realização do objetivo, a exemplo do que ocorreu na Atividade de Aquecimento.

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas.

Explique aos alunos o significado de expressões como: untar, massa homogênea, forno médio, claras e gemas de ovos, etc.

Sugere-se que seja usada a imagem do robô da atividade de aquecimento, no sentido de os alunos imaginarem que estão instruindo o robô daquela atividade a preparar um bolo de laranja.

Propósito:

Entenderem importância das instruções serem simples, objetivas e na ordem correta para que a execução tenha sucesso.

Discuta com a turma:

  • Alguém já viu algum programa de televisão ensinando fazer alguma comida? Qual? Notou que as etapas têm que ser muito bem detalhadas?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQU6xuURvmS2pkWmqWDK6hHpPhs3WQZt4ZJ5pVTfePpgjMJsynzQ5RGfy5EU/atividade-principal-mat6-06num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Relembre aos alunos que a ordem das etapas é importante para a realização do objetivo, a exemplo do que ocorreu na Atividade de Aquecimento.

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas.

Explique aos alunos o significado de expressões como: untar, massa homogênea, forno médio, claras e gemas de ovos, etc.

Sugere-se que seja usada a imagem do robô da atividade de aquecimento, no sentido de os alunos imaginarem que estão instruindo o robô daquela atividade a preparar um bolo de laranja.

Propósito:

Entenderem importância das instruções serem simples, objetivas e na ordem correta para que a execução tenha sucesso.

Discuta com a turma:

  • Alguém já viu algum programa de televisão ensinando fazer alguma comida? Qual? Notou que as etapas têm que ser muito bem detalhadas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

É provável que haja mais de uma solução a ser apresentada pelos alunos. Ouça os argumentos e faça perguntas com o objetivo de fazê-los refletir sobre a correta ordem de execução.

Propósito:

Compreender a possibilidade de existirem vários algoritmos que resolvam o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • É possível que o passo 8 (Leve a fôrma ao forno) ocorra antes do passo 7 (Coloque o conteúdo da tigela na fôrma)?
  • Há algum passo que não depende de nenhum outro?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d9yFastz4bVXQDNEqtkVk3z2gSk6xQJTWJCuq5GaDb4gsZVpgUP5E7FWxQ9d/guia-de-intervencao-mat6-26num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

É provável que haja mais de uma solução a ser apresentada pelos alunos. Ouça os argumentos e faça perguntas com o objetivo de fazê-los refletir sobre a correta ordem de execução.

Propósito:

Compreender a possibilidade de existirem vários algoritmos que resolvam o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • É possível que o passo 8 (Leve a fôrma ao forno) ocorra antes do passo 7 (Coloque o conteúdo da tigela na fôrma)?
  • Há algum passo que não depende de nenhum outro?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Enfatize aos alunos o fato de que os algoritmos estão presentes em uma vasta quantidade de atividades do dia a dia.

Recrie com os alunos o algoritmo que permite escovar os dentes, por exemplo.

Propósito:

Compreender o significado da palavra algoritmo e suas possibilidades no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês já repararam em um semáforo? Qual seria o algoritmo que faz com que ele funcione?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Pesquise previamente quais seriam e como funcionam os aplicativos de celular mais utilizados pelos alunos da turma, a fim de utilizá-los como exemplo.

Explique-os que a habilidade de entender os algoritmos ajuda a entender como funcionam dispositivos modernos e os aplicativos que estão amplamente presentes no nosso dia a dia.

Propósito:

Compreender que algoritmos podem fazer parte de atividades do dia a dia, mas que estão por trás do funcionamento de dispositivos eletrônicos diversos.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabiam que os aplicativos de celular usam algoritmos o tempo todo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Essa é uma atividade que os alunos de fato terão que criar um algoritmo. Atente-se para as eventuais dificuldades e dúvidas.

Propósito:

Criar um algoritmo simples para realizar uma atividade do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • E se você não dispusesse da faca para preparar este sanduíche?
  • E se você fosse preparar um sanduíche que fosse aquecido em uma misteira elétrica?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mvxb3BFXpg6VvuREx2W5Q7hC4pF6TpqX9HfXh3TrAxg8M2Ew6eBbHKPgvy3F/atividade-raio-x-mat6-26num01.pdf

Atividades complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mdCgk4ZVwTbkPvMZr8gBZvRe3aPz3jEE2gBqfSgMTNUhnhM2AYtwuMYCV3TC/atividades-complementares-mat6-26num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Identificar atividades diversas que podem ser representadas por uma sequência de passos;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Explique aos alunos que a numeração dos itens indica a ordem com que cada atividade deve ser executada pelo robô;

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas;

Enfatize o fato de que o robô executa as atividades exatamente como estão escritas;

Caso julgue pertinente e haja tempo, é possível não apresentar as etapas de 1 a 7 e pedir aos alunos para detalhar as instruções para o robô.

Propósito:

Entender que atividades de qualquer natureza podem ser subdivididas em etapas simples e objetivas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se a instrução 6 (Feche a torneira) não fosse dada ao robô?
  • As instruções 6 e 7 poderiam ser dadas em ordem invertida?
  • O que poderia ocorrer se na instrução 3 (Desça a escada carregando o balde) tivesse escrito somente: ”Desça a escada”?

Materiais complementares:

Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sTnQHWBrxa2SEWNZ3F92Awwu3Q2JDNYCPue9gtpfQ6jd6hfGVMh8VbHf65An/atividade-aquecimento-mat6-26num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EJGNezkwAmF8EuZNR4Jyu6RvzSAxf4HKmRjQdJ5jqz98WzDhUgpjSKrkhNmF/resolucao-das-atividades-mat6-26num01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Explique aos alunos que a numeração dos itens indica a ordem com que cada atividade deve ser executada pelo robô;

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas;

Enfatize o fato de que o robô executa as atividades exatamente como estão escritas;

Caso julgue pertinente e haja tempo, é possível não apresentar as etapas de 1 a 7 e pedir aos alunos para detalhar as instruções para o robô.

Propósito:

Entender que atividades de qualquer natureza podem ser subdivididas em etapas simples e objetivas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se a instrução 6 (Feche a torneira) não fosse dada ao robô?
  • As instruções 6 e 7 poderiam ser dadas em ordem invertida?
  • O que poderia ocorrer se na instrução 3 (Desça a escada carregando o balde) tivesse escrito somente: ”Desça a escada”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Relembre aos alunos que a ordem das etapas é importante para a realização do objetivo, a exemplo do que ocorreu na Atividade de Aquecimento.

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas.

Explique aos alunos o significado de expressões como: untar, massa homogênea, forno médio, claras e gemas de ovos, etc.

Sugere-se que seja usada a imagem do robô da atividade de aquecimento, no sentido de os alunos imaginarem que estão instruindo o robô daquela atividade a preparar um bolo de laranja.

Propósito:

Entenderem importância das instruções serem simples, objetivas e na ordem correta para que a execução tenha sucesso.

Discuta com a turma:

  • Alguém já viu algum programa de televisão ensinando fazer alguma comida? Qual? Notou que as etapas têm que ser muito bem detalhadas?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQU6xuURvmS2pkWmqWDK6hHpPhs3WQZt4ZJ5pVTfePpgjMJsynzQ5RGfy5EU/atividade-principal-mat6-06num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Relembre aos alunos que a ordem das etapas é importante para a realização do objetivo, a exemplo do que ocorreu na Atividade de Aquecimento.

Sugere-se que seja realizada individualmente, entretanto, caso julgue pertinente, pode ser aplicada em duplas.

Explique aos alunos o significado de expressões como: untar, massa homogênea, forno médio, claras e gemas de ovos, etc.

Sugere-se que seja usada a imagem do robô da atividade de aquecimento, no sentido de os alunos imaginarem que estão instruindo o robô daquela atividade a preparar um bolo de laranja.

Propósito:

Entenderem importância das instruções serem simples, objetivas e na ordem correta para que a execução tenha sucesso.

Discuta com a turma:

  • Alguém já viu algum programa de televisão ensinando fazer alguma comida? Qual? Notou que as etapas têm que ser muito bem detalhadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

É provável que haja mais de uma solução a ser apresentada pelos alunos. Ouça os argumentos e faça perguntas com o objetivo de fazê-los refletir sobre a correta ordem de execução.

Propósito:

Compreender a possibilidade de existirem vários algoritmos que resolvam o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • É possível que o passo 8 (Leve a fôrma ao forno) ocorra antes do passo 7 (Coloque o conteúdo da tigela na fôrma)?
  • Há algum passo que não depende de nenhum outro?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d9yFastz4bVXQDNEqtkVk3z2gSk6xQJTWJCuq5GaDb4gsZVpgUP5E7FWxQ9d/guia-de-intervencao-mat6-26num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientações:

É provável que haja mais de uma solução a ser apresentada pelos alunos. Ouça os argumentos e faça perguntas com o objetivo de fazê-los refletir sobre a correta ordem de execução.

Propósito:

Compreender a possibilidade de existirem vários algoritmos que resolvam o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • É possível que o passo 8 (Leve a fôrma ao forno) ocorra antes do passo 7 (Coloque o conteúdo da tigela na fôrma)?
  • Há algum passo que não depende de nenhum outro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Enfatize aos alunos o fato de que os algoritmos estão presentes em uma vasta quantidade de atividades do dia a dia.

Recrie com os alunos o algoritmo que permite escovar os dentes, por exemplo.

Propósito:

Compreender o significado da palavra algoritmo e suas possibilidades no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês já repararam em um semáforo? Qual seria o algoritmo que faz com que ele funcione?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Pesquise previamente quais seriam e como funcionam os aplicativos de celular mais utilizados pelos alunos da turma, a fim de utilizá-los como exemplo.

Explique-os que a habilidade de entender os algoritmos ajuda a entender como funcionam dispositivos modernos e os aplicativos que estão amplamente presentes no nosso dia a dia.

Propósito:

Compreender que algoritmos podem fazer parte de atividades do dia a dia, mas que estão por trás do funcionamento de dispositivos eletrônicos diversos.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabiam que os aplicativos de celular usam algoritmos o tempo todo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Essa é uma atividade que os alunos de fato terão que criar um algoritmo. Atente-se para as eventuais dificuldades e dúvidas.

Propósito:

Criar um algoritmo simples para realizar uma atividade do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • E se você não dispusesse da faca para preparar este sanduíche?
  • E se você fosse preparar um sanduíche que fosse aquecido em uma misteira elétrica?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mvxb3BFXpg6VvuREx2W5Q7hC4pF6TpqX9HfXh3TrAxg8M2Ew6eBbHKPgvy3F/atividade-raio-x-mat6-26num01.pdf

Atividades complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mdCgk4ZVwTbkPvMZr8gBZvRe3aPz3jEE2gBqfSgMTNUhnhM2AYtwuMYCV3TC/atividades-complementares-mat6-26num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tppjBmPpNQXDjd5K9xYWyWRTA5ck4RudamvBvE6rmjJVd6gcm5cQSthTnHpS/resolucao-das-atividades-mat6-26num01-1.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano