16160
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Lugares de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar as diferenças no modo de viver em diferentes lugares (cidade, campo, praia,etc), bem como suas características

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube

Valores trabalhados

- Cidadania

- Direitos humanos

- Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem as diferenças no modo de viver em diferentes lugares (cidade, campo, praia etc.) bem como suas características. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom. Explique que durante esta aula eles irão conhecer alguns tipos de lugares de vivência.

Contextualização (30 minutos)

Envie as imagens da contextualização para os alunos. Se preferir, escolhas outras. Grave um áudio fazendo os seguintes questionamentos:

- Quais as diferenças entre esses lugares?

- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?

- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?

Peça que as respostas sejam enviadas por meio de mensagens de texto ou áudio. Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças e devem ser considerados na discussão. Por isso, anote tudo em uma folha A4 ou no Google Docs.

Caso o local onde você vive não se pareça com nenhuma das imagens, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o lugar onde moram. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.

Problematização (40 minutos)

Nesta etapa, grave uma narrativa das informações que estão no slide do plano original. Questione-os sobre onde provavelmente cada pessoa que aparece na imagem vive. Neste momento, é muito importante que os alunos entendam que cada local possui características próprias. Para isso, continue questionando-os:

- Uma pessoa que vive no campo consegue ir à praia com a mesma frequência de quem vive no litoral?

- Uma pessoa que vive na cidade tem o mesmo contato com a natureza de quem vive no campo?

- Os tipos de lazer de uma pessoa que vive no campo são os mesmos de quem vive na cidade? Que exemplos podemos dar para cada um desses lugares?

Esse momento tem como objetivo levar os alunos a entenderem que os hábitos das pessoas estão ligados diretamente ao local onde vivem, bem como a relação com a natureza que cada local proporciona.

Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)

Oriente a turma para se organizar em duplas. Eles deverão se encontrar virtualmente por uma chamada de vídeo. Nesse encontro, um colega terá a função de projetar e organizar o jogo da memória. O outro irá participar da brincadeira, que está disponível para impressão neste link.

O jogo conta com imagens de situações cotidianas que são específicas de locais diferentes (campo, cidade e litoral). Os alunos deverão associar a imagem ao nome do local onde elas acontecem com grande frequência. O objetivo desta atividade é proporcionar um momento em que eles possam relacionar os conteúdos que foram abordados nos slides anteriores.

Envie às crianças as regras do jogo. Se preferir, no próprio vídeo explicativo da etapa, já deixe claro quais elas são. Cada dupla terá as cartas do jogo da memória. Em seguida, um deles deverá organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso não forme um par, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas. Caso as crianças não tenham acesso à impressão do material, peça que um adulto as ajude a desenhá-las.

Sistematização (60 minutos)

Encaminhe um vídeo aos alunos, discutindo sobre os lugares que apareceram durante o jogo. Nesse momento é importante levá-los a refletirem sobre como o local de vivência interfere no modo de vida, bem como o contato com a natureza que esse local proporciona. Em seguida, construa uma tabela com os locais que apareceram na brincadeira. Após esse momento, solicite que as crianças copiem os dados no caderno. Dependendo do nível de alfabetização da sala, você pode substituir o registro escrito por uma representação com desenhos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo:

- “Chico Bento, na roça é diferente”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_04UND02

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas