16158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre O ser humano e o domínio do fogo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta sequência didática é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas a partir do reconhecimento dos marcos da história. Para executá-la com os alunos, envie, por meio do Whatsapp, e-mail ou Google Classroom, as mensagens, os documentos que estão disponibilizados nos planos e os que forem necessários para dinamizar as atividades. Outra opção é apresentá-los à sua turma projetando-os na tela enquanto realiza uma videoconferência.

Siga as instruções contidas nesta etapa e, por meio dos recursos definidos pela sua escola, disponibilize aos alunos o material necessário para este momento (slides, links, perguntas, orientações e explicações sobre o desenvolvimento das atividades propostas).
Caso seja possível, crie uma sala de aula virtual para que você e seus alunos possam compartilhar materiais relacionados aos planos de aula. Para criar a sala virtual assita ao tutorial (disponível aqui).

Problematização
Através de um vídeo, áudio ou Google Classroom, indague os alunos sobre o que eles entendem sobre o termo “marcos históricos”. Ajude-os a elaborarem essa explicação através de sugestões de ideias e questionamentos, tais como:
- Você já ouviu estes termos em algum lugar?
- Tente pensar nas palavras separadamente, para tentar compreendê-las.
- Para ajudar você a compreender melhor estes termos, busque no dicionário o significado das palavras.
- Agora tente formar uma explicação para essa expressão: “marcos históricos”.

Crie uma apresentação e explique o que vem a ser “marco histórico”. Para isso, você poderá utilizar a ferramenta Google Apresentações, enviar uma mensagem pelo Whatsapp ou adicionar esse material no mural do Classroom.

Caso deseje conhecer como funciona o Google Apresentações, veja o tutorial (disponível aqui).

Em seguida, conduza a aula de acordo com o que está definido nesta etapa, mas alterando para o envio do link do filme, reproduzindo ele em uma videoconferência previamente agendada (usando aplicativos de vídeo chamada), ou enviando as imagens dos filmes pelos recursos disponíveis (e-mail, Whatsapp).

Peça aos alunos para criarem um arquivo onde eles deverão responder aos questionamentos que se encontram no decorrer das explicações desta etapa.

Este arquivo poderá ser criado usando o Google Docs, Google Apresentações ou Padlet. Caso não haja possibilidade da utilização dos recursos digitais, envie o arquivo por e-mail ou diga aos alunos para responderem a essas perguntas no próprio caderno. Caso deseje, utilize o arquivo HIS4_02UND01 - A guerra do fogo (disponível aqui).
Siga as orientações de condução do preenchimento desta tabela.

Sistematização
Siga as orientações definidas para esta etapa e envie aos alunos os materiais necessários para a conclusão deste estudo: as “mensagens queimadas” e as explicações de como executar a tarefa.

Se você optar por fazer esta atividade dividindo a turma em duplas, utilize o recurso do envio das “mensagens queimadas” para os alunos através do Whatsapp.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem as mensagens decifradas e relatem o que compreenderam sobre como a descoberta do fogo alterou a vida dos seres vivos.

Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que façam a brincadeira das “mensagens queimadas” com assuntos pré-definidos, estipulando tempo para a confecção das mensagens e para resolverem o enigma.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND01

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas