16158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre O ser humano e o domínio do fogo

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias da atividade “Decifra mensagens” para sistematização (uma mensagem para cada dupla), caderno, lápis, quadro, giz/pincel e projetor.

Material complementar:

Para você saber mais:

O assunto principal desta aula é o domínio do fogo pelos primeiros grupos humanos. Existem alguns termos que são comumente usados quando tratamos deste conteúdo, como “pré-história”, “Idade das pedras”, “homens das cavernas” entre outros, que reforçam alguns estereótipos feitos por uma divisão tradicional da história (Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea) e que pretendemos superar, uma vez que estão sendo revisados e modificados conforme estudos atuais.

Veja mais em: SOUSA, Rainer Gonçalves. “A Pré-História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-pre-historia.html. Acesso em: 17 de novembro de 2018; e, por Redação Mundo Estranho. “O que separa a história da pré-história?”. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-separa-a-historia-da-pre-historia. Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Para aprofundar no tema “domínio do fogo”, acesse:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Separe seus alunos em duplas (pode ser por agrupamento produtivo, quando um aluno que demonstra certo tipo de conhecimento pode complementar com um aluno que apresenta outro tipo).

Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Faça uma leitura colaborativa: pergunte se tem palavras desconhecidas, e se algum aluno gostaria de dizer o que entendeu do objetivo.

Reserve espaço no quadro para fazer uma tabela com o título “Domínio do fogo”. Essa tabela terá seis colunas (QUANDO EU ACHO, QUANDO FOI, USO, MATERIAIS, MATERIAIS ATUAIS e USO ATUAL). Coloque o nome de cada coluna somente quando fizer a pergunta relativa a ela. Preencha a tabela conforme forem surgindo hipóteses levantadas pelos alunos.

Pretende-se com essa aula que o aluno identifique as mudanças que a manipulação do fogo trouxe ao longo da história da humanidade, a permanência do uso do fogo na atualidade e os prejuízos que seu “não-domínio” pode causar.

Para você saber mais:

Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos . Acesso em: 12 de novembro de 2018.

O texto traz informações de como o professor pode agrupar seus alunos para melhor produção e compartilhamento de conhecimentos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos sentados em duplas se já foram em algum circo ou se já assistiram algum espetáculo de artistas manipulando o fogo. Se os alunos já foram, peça que contem como foi e descrevam as sensações que tiveram quando viram uma pessoa “dominando” o fogo: susto, surpresa, medo, pasmo – qual sensação?

Depois, indague-os: vocês acham que os seres humanos dominam o fogo desde quando?

Faça anotações sobre as hipóteses desta questão na primeira coluna “QUANDO EU ACHO”. Deixe essas anotações à mostra durante toda aula.

Pergunte também: “O que vocês sabem sobre dominar fogo? Como se faz isso? Como se faz fogo, ou então, quais materiais são necessários para fazer fogo?” As respostas dessas questões não precisam ser anotadas, podem se dar por meio de um bate papo.

Para ilustrar melhor, peça para fazerem de conta que alguém responsável por eles precisa esquentar algo, tarde da noite, período em que não há nenhuma loja aberta e acabou a eletricidade para acender o fogão. Como fazer? Se os alunos derem a ideia de usar o fósforo ou isqueiro, fale que esse material também acabou. Sucessivamente tire deles todas as possibilidades sugeridas até restar uma madeira ou pedra para ser friccionada e produzir faíscas.

Caso nenhuma criança tenha ido ao circo, mostre um trecho do vídeo do filme Madagascar 3, até o 1’14’’ (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9OvIbOojKZg. Acesso em: 9 de novembro de 2018), ou imagens de artistas de rua que praticam tal arte. Nesses casos, faça os mesmos questionamentos sobre as sensações quando vêem artistas manipulando o fogo.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Circus?uselang=pt-br#/media/File:Circo_noche_gijon_08_octubre_2005.jpg. Acesso em: 9 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Projete um trecho do filme “Guerra do Fogo” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x-e2B6ywHik . Acesso em: 10 de novembro de 2018). Comente que é um pedaço de um filme em que o diretor e roteiristas basearam-se em pesquisas históricas para montar uma narrativa, e que apesar de ser uma ficção, serve como uma excelente fonte histórica.

Em seguida pergunte: quais sentimentos vocês acham que o humano do filme demonstrou quando descobriu que o fogo era produzido e manipulado? Se for preciso, volte à cena do vídeo, no tempo 2’04’’ até 2’50’’ aproximadamente, e deixe que respondam.

Caso não dê para projetar o vídeo citado, imprima, para cada dupla, o arquivo “HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo” (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYBTV5EVcQKbgG4YEDrvmRz6VUpVN9S87q2n7HNYsJgrwur5yvU4crkSTkmR/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo-a4.pdf). Faça uma leitura coletiva das imagens, como se fosse uma história em quadrinhos. Peça para que dêem sua interpretação e comente o trecho. Se não tiver como imprimir o arquivo para dupla, imprima as imagens do arquivo “HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo A4”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/93ASuCs5sa4TQkgBqF8V4Ptg4nR4XHR2d4cEc9Yesg47RhcTkt7FvCJ7f2jM/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo.pdf, em tamanho A4, ou maior, expondo-o no quadro para a turma ver coletivamente.

Questione-os também: e agora que assistiu ao vídeo, em que tempo/época você acha que os seres humanos dominaram o fogo?

Anote as respostas na tabela sugerida anteriormente na coluna “QUANDO FOI”, confrontando-as com as hipóteses levantadas na parte da aula “Contexto”. Tente direcionar as respostas para “muito tempo atrás”, “no tempo dos primeiros humanos”, “no tempo das cavernas”, “antes das construções de cidades”. Respeite a ideia de que o aluno é o protagonista e você o mediador. Logo, direcionar não significa dar as respostas. Tome cuidado também para não reforçar a ideia tradicional de história dividida em pré-história e história, pois esta abordagem tem sido questionada pelos estudos atuais, conforme informado na parte “Sobre este plano - Para você saber mais”.

Em seguida, faça a pergunta “Para que era preciso usar fogo no tempo dos humanos do vídeo?”, questionando os alunos e anotando suas hipóteses na coluna “USO” da tabela sugerida.

Retome a ideia do faz de conta sobre “Quando não se tem a eletricidade, isqueiro e fósforo para fazer o fogo” e pergunte: “Quais materiais eram usados naquele tempo para se produzir o fogo?”. Anote essas hipóteses na coluna “MATERIAIS” da tabela sugerida.

Para você saber mais:

Sobre o filme “A Guerra do fogo”, existem algumas informações técnicas e pedagógicas no Blog “Filosofia e Literatura”, de Felipe Pimenta, disponível em: https://felipepimenta.com/2013/06/02/resenha-do-filme-a-guerra-do-fogo-1981-de-jean-jacques-annaud/ , acesso em: 17 de novembro de 2018; e também no Blog “Demonstre”, de Felipo Bellini e Maryane Ferreira, disponível em: https://demonstre.com/a-guerra-do-fogo-resumo/ , acesso em: 17 de novembro de 2018.

Para saber mais sobre os seres humanos e o domínio do fogo, assista o documentário “Origens: A Evolução Humana. EP:01 - A Origem do Fogo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pb3JDRBKwTg , acesso em: 19 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Na última coluna escreva o título “MATERIAIS ATUAIS”. Pergunte: “ Quais materiais são utilizados na atualidade para fazer fogo?”. Anote as respostas dadas pelos alunos.

Questione-os sobre as facilidades e dificuldades para se produzir e manipular o fogo ao longo do tempo. Essa discussão não precisa ser anotada.

Indague também: “Apesar das facilidades de fazer fogo e do fato de o ser humano saber como dominá-lo, você acha que às vezes ele pode sair fora de controle ou demorar para ser controlado? Por que isso acontece?”. Ouça as respostas e, para ilustrar essa questão, cite exemplos de incêndios recentes, como o acontecido no Museu Nacional (RJ), no Museu da Língua Portuguesa (SP), os inúmeros incêndios florestais. Se possível, leve reportagens locais sobre incêndios ou acidentes envolvendo fogo. Esse questionamento busca relacionar a ideia de permanência do uso e manipulação do fogo na atualidade, contrariando a falsa ideia de que há um “domínio total” sobre ele.

Pergunte também: “Para que o fogo é utilizado na atualidade?”. Anote as hipóteses dessa questão numa nova coluna, “USO ATUAL”. Finalize com a pergunta: “Que cuidados se deve ter?”.

Fonte da Imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DIN_4844-2_Warnung_vor_feuergefaehrlichen_Stoffen_D-W001.svg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Retome a ideia do circo, perguntando se algum aluno já viu algum mágico fazendo truque de queimar papel e, “num passe de mágica”, fazer esse papel voltar ao normal.

Proponha então o desafio de brincar de restaurar mensagens queimadas, como o truque do mágico. Comente que assim como o mágico, o historiador e o arqueólogo são profissionais que trabalham investigando e “desvendando” partes perdidas dos vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo.

Entregue para cada dupla uma mensagem com a parte “perdida”. Explique que essa parte “perdida” foi queimada (símbolo do balãozinho) e que terão que desvendar a informação apresentando-a de maneira completa. Fale que, assim como os mágicos usam truques e os historiadores e arqueólogos usam pistas, os alunos poderão usar as informações do quadro como dicas/ truques das informações.

As mensagens a serem dadas são sugestões e estão disponíveis no arquivo HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (decifra mensagens) disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttA6t98Th4mHgVE2A6aJaV78kPbWr82ZpvnAecqqUsXd8MhfJMfTZ5hhDNPE/his4-02und01-sistematizacao-decifra-mensagens.pdf. Nesse primeiro arquivo há 7 “mensagens queimadas”. Imprima-o, recorte cada uma das mensagens e entregue uma para cada dupla. As respostas poderão ser diversas, veja algumas possibilidades no arquivo HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (respostas decifra mensagens), disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DxyqBqcbxrZdEzaRAyjMJKJyMNKEYmc7jFkTWHZ5nBKJUWf2RXFBS2Ezv3Yr/his4-02und01-sistematizacao-respostas-decifra-mensagens.pdf

No entanto, já que a ideia não é de uma consigna de “complete a frase” e sim de “apresente o que aprendeu”, as frases das mensagens não são respostas fechadas, ou seja, os alunos não são obrigados a dar uma única resposta, mas uma em que eles possam fundamentar-se naquilo que aprenderam durante toda a aula. Além disso, poderão aparecer muitas respostas para uma mesma mensagem.

Se você tiver muitos alunos, separe-os em grupos, ou sorteie duplas para se apresentarem, sendo que as mensagens das outras duplas poderão ser expostas numa folha de flipchart à mostra na sala com o tema da aula.

Esse último recurso também é interessante para mostrar as ideias da turma de maneira geral e coletiva e servirá como pauta de observação do professor.

Para finalizar, cada dupla irá explicar como desvendaram as mensagens e quais são elas.

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Fire_magician.JPG. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2: Eugene Shelestov / Pexels. Banco de imagens.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias da atividade “Decifra mensagens” para sistematização (uma mensagem para cada dupla), caderno, lápis, quadro, giz/pincel e projetor.

Material complementar:

Para você saber mais:

O assunto principal desta aula é o domínio do fogo pelos primeiros grupos humanos. Existem alguns termos que são comumente usados quando tratamos deste conteúdo, como “pré-história”, “Idade das pedras”, “homens das cavernas” entre outros, que reforçam alguns estereótipos feitos por uma divisão tradicional da história (Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea) e que pretendemos superar, uma vez que estão sendo revisados e modificados conforme estudos atuais.

Veja mais em: SOUSA, Rainer Gonçalves. “A Pré-História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-pre-historia.html. Acesso em: 17 de novembro de 2018; e, por Redação Mundo Estranho. “O que separa a história da pré-história?”. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-separa-a-historia-da-pre-historia. Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Para aprofundar no tema “domínio do fogo”, acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Separe seus alunos em duplas (pode ser por agrupamento produtivo, quando um aluno que demonstra certo tipo de conhecimento pode complementar com um aluno que apresenta outro tipo).

Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Faça uma leitura colaborativa: pergunte se tem palavras desconhecidas, e se algum aluno gostaria de dizer o que entendeu do objetivo.

Reserve espaço no quadro para fazer uma tabela com o título “Domínio do fogo”. Essa tabela terá seis colunas (QUANDO EU ACHO, QUANDO FOI, USO, MATERIAIS, MATERIAIS ATUAIS e USO ATUAL). Coloque o nome de cada coluna somente quando fizer a pergunta relativa a ela. Preencha a tabela conforme forem surgindo hipóteses levantadas pelos alunos.

Pretende-se com essa aula que o aluno identifique as mudanças que a manipulação do fogo trouxe ao longo da história da humanidade, a permanência do uso do fogo na atualidade e os prejuízos que seu “não-domínio” pode causar.

Para você saber mais:

Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos . Acesso em: 12 de novembro de 2018.

O texto traz informações de como o professor pode agrupar seus alunos para melhor produção e compartilhamento de conhecimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos sentados em duplas se já foram em algum circo ou se já assistiram algum espetáculo de artistas manipulando o fogo. Se os alunos já foram, peça que contem como foi e descrevam as sensações que tiveram quando viram uma pessoa “dominando” o fogo: susto, surpresa, medo, pasmo – qual sensação?

Depois, indague-os: vocês acham que os seres humanos dominam o fogo desde quando?

Faça anotações sobre as hipóteses desta questão na primeira coluna “QUANDO EU ACHO”. Deixe essas anotações à mostra durante toda aula.

Pergunte também: “O que vocês sabem sobre dominar fogo? Como se faz isso? Como se faz fogo, ou então, quais materiais são necessários para fazer fogo?” As respostas dessas questões não precisam ser anotadas, podem se dar por meio de um bate papo.

Para ilustrar melhor, peça para fazerem de conta que alguém responsável por eles precisa esquentar algo, tarde da noite, período em que não há nenhuma loja aberta e acabou a eletricidade para acender o fogão. Como fazer? Se os alunos derem a ideia de usar o fósforo ou isqueiro, fale que esse material também acabou. Sucessivamente tire deles todas as possibilidades sugeridas até restar uma madeira ou pedra para ser friccionada e produzir faíscas.

Caso nenhuma criança tenha ido ao circo, mostre um trecho do vídeo do filme Madagascar 3, até o 1’14’’ (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9OvIbOojKZg. Acesso em: 9 de novembro de 2018), ou imagens de artistas de rua que praticam tal arte. Nesses casos, faça os mesmos questionamentos sobre as sensações quando vêem artistas manipulando o fogo.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Circus?uselang=pt-br#/media/File:Circo_noche_gijon_08_octubre_2005.jpg. Acesso em: 9 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Projete um trecho do filme “Guerra do Fogo” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x-e2B6ywHik . Acesso em: 10 de novembro de 2018). Comente que é um pedaço de um filme em que o diretor e roteiristas basearam-se em pesquisas históricas para montar uma narrativa, e que apesar de ser uma ficção, serve como uma excelente fonte histórica.

Em seguida pergunte: quais sentimentos vocês acham que o humano do filme demonstrou quando descobriu que o fogo era produzido e manipulado? Se for preciso, volte à cena do vídeo, no tempo 2’04’’ até 2’50’’ aproximadamente, e deixe que respondam.

Caso não dê para projetar o vídeo citado, imprima, para cada dupla, o arquivo “HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo” (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYBTV5EVcQKbgG4YEDrvmRz6VUpVN9S87q2n7HNYsJgrwur5yvU4crkSTkmR/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo-a4.pdf). Faça uma leitura coletiva das imagens, como se fosse uma história em quadrinhos. Peça para que dêem sua interpretação e comente o trecho. Se não tiver como imprimir o arquivo para dupla, imprima as imagens do arquivo “HIS4_02UND01 - PROBLEMATIZAÇÃO - Sequência de imagens Guerra do Fogo A4”, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/93ASuCs5sa4TQkgBqF8V4Ptg4nR4XHR2d4cEc9Yesg47RhcTkt7FvCJ7f2jM/his4-02und01-problematizacao-sequencia-de-imagens-guerra-do-fogo.pdf, em tamanho A4, ou maior, expondo-o no quadro para a turma ver coletivamente.

Questione-os também: e agora que assistiu ao vídeo, em que tempo/época você acha que os seres humanos dominaram o fogo?

Anote as respostas na tabela sugerida anteriormente na coluna “QUANDO FOI”, confrontando-as com as hipóteses levantadas na parte da aula “Contexto”. Tente direcionar as respostas para “muito tempo atrás”, “no tempo dos primeiros humanos”, “no tempo das cavernas”, “antes das construções de cidades”. Respeite a ideia de que o aluno é o protagonista e você o mediador. Logo, direcionar não significa dar as respostas. Tome cuidado também para não reforçar a ideia tradicional de história dividida em pré-história e história, pois esta abordagem tem sido questionada pelos estudos atuais, conforme informado na parte “Sobre este plano - Para você saber mais”.

Em seguida, faça a pergunta “Para que era preciso usar fogo no tempo dos humanos do vídeo?”, questionando os alunos e anotando suas hipóteses na coluna “USO” da tabela sugerida.

Retome a ideia do faz de conta sobre “Quando não se tem a eletricidade, isqueiro e fósforo para fazer o fogo” e pergunte: “Quais materiais eram usados naquele tempo para se produzir o fogo?”. Anote essas hipóteses na coluna “MATERIAIS” da tabela sugerida.

Para você saber mais:

Sobre o filme “A Guerra do fogo”, existem algumas informações técnicas e pedagógicas no Blog “Filosofia e Literatura”, de Felipe Pimenta, disponível em: https://felipepimenta.com/2013/06/02/resenha-do-filme-a-guerra-do-fogo-1981-de-jean-jacques-annaud/ , acesso em: 17 de novembro de 2018; e também no Blog “Demonstre”, de Felipo Bellini e Maryane Ferreira, disponível em: https://demonstre.com/a-guerra-do-fogo-resumo/ , acesso em: 17 de novembro de 2018.

Para saber mais sobre os seres humanos e o domínio do fogo, assista o documentário “Origens: A Evolução Humana. EP:01 - A Origem do Fogo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pb3JDRBKwTg , acesso em: 19 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Na última coluna escreva o título “MATERIAIS ATUAIS”. Pergunte: “ Quais materiais são utilizados na atualidade para fazer fogo?”. Anote as respostas dadas pelos alunos.

Questione-os sobre as facilidades e dificuldades para se produzir e manipular o fogo ao longo do tempo. Essa discussão não precisa ser anotada.

Indague também: “Apesar das facilidades de fazer fogo e do fato de o ser humano saber como dominá-lo, você acha que às vezes ele pode sair fora de controle ou demorar para ser controlado? Por que isso acontece?”. Ouça as respostas e, para ilustrar essa questão, cite exemplos de incêndios recentes, como o acontecido no Museu Nacional (RJ), no Museu da Língua Portuguesa (SP), os inúmeros incêndios florestais. Se possível, leve reportagens locais sobre incêndios ou acidentes envolvendo fogo. Esse questionamento busca relacionar a ideia de permanência do uso e manipulação do fogo na atualidade, contrariando a falsa ideia de que há um “domínio total” sobre ele.

Pergunte também: “Para que o fogo é utilizado na atualidade?”. Anote as hipóteses dessa questão numa nova coluna, “USO ATUAL”. Finalize com a pergunta: “Que cuidados se deve ter?”.

Fonte da Imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DIN_4844-2_Warnung_vor_feuergefaehrlichen_Stoffen_D-W001.svg. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Retome a ideia do circo, perguntando se algum aluno já viu algum mágico fazendo truque de queimar papel e, “num passe de mágica”, fazer esse papel voltar ao normal.

Proponha então o desafio de brincar de restaurar mensagens queimadas, como o truque do mágico. Comente que assim como o mágico, o historiador e o arqueólogo são profissionais que trabalham investigando e “desvendando” partes perdidas dos vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo.

Entregue para cada dupla uma mensagem com a parte “perdida”. Explique que essa parte “perdida” foi queimada (símbolo do balãozinho) e que terão que desvendar a informação apresentando-a de maneira completa. Fale que, assim como os mágicos usam truques e os historiadores e arqueólogos usam pistas, os alunos poderão usar as informações do quadro como dicas/ truques das informações.

As mensagens a serem dadas são sugestões e estão disponíveis no arquivo HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (decifra mensagens) disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttA6t98Th4mHgVE2A6aJaV78kPbWr82ZpvnAecqqUsXd8MhfJMfTZ5hhDNPE/his4-02und01-sistematizacao-decifra-mensagens.pdf. Nesse primeiro arquivo há 7 “mensagens queimadas”. Imprima-o, recorte cada uma das mensagens e entregue uma para cada dupla. As respostas poderão ser diversas, veja algumas possibilidades no arquivo HIS4_02UND01 SISTEMATIZAÇÃO (respostas decifra mensagens), disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DxyqBqcbxrZdEzaRAyjMJKJyMNKEYmc7jFkTWHZ5nBKJUWf2RXFBS2Ezv3Yr/his4-02und01-sistematizacao-respostas-decifra-mensagens.pdf

No entanto, já que a ideia não é de uma consigna de “complete a frase” e sim de “apresente o que aprendeu”, as frases das mensagens não são respostas fechadas, ou seja, os alunos não são obrigados a dar uma única resposta, mas uma em que eles possam fundamentar-se naquilo que aprenderam durante toda a aula. Além disso, poderão aparecer muitas respostas para uma mesma mensagem.

Se você tiver muitos alunos, separe-os em grupos, ou sorteie duplas para se apresentarem, sendo que as mensagens das outras duplas poderão ser expostas numa folha de flipchart à mostra na sala com o tema da aula.

Esse último recurso também é interessante para mostrar as ideias da turma de maneira geral e coletiva e servirá como pauta de observação do professor.

Para finalizar, cada dupla irá explicar como desvendaram as mensagens e quais são elas.

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Fire_magician.JPG. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

Fonte da imagem 2: Eugene Shelestov / Pexels. Banco de imagens.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano